19/09/07
Isto está parecendo o Jornal Nacional. Mais uma edição extraordinária!
Seguindo os preceitos da semana passada, estou postando a reunião eno-gastronômica realizada na última quarta do dcpv (se você quiser saber o porque da confraria vá para http://eduluz.wordpress.com/2007/08/06/oi-mundo).
Vamos à ela :
A ideía inicial do menu seria homenagear o nosso querido Luciano Pavarotti.
Fomos (a Re, a Dé e eu) ao Mercado Municipal e compramos matérias-primas de ¨categoria¨. Consegui uma receita de uma pasta de mortadela que ele comia às ¨pencas¨, a reproduzi e passei numas fatias de pão italiano ligeiramente assado com um leve toque de manteiga.
Pra dar um pouco de emoção, juntei uma receita de Vieiras com palmito pupunha e doce de leite do Claude Troisgros que formaram uma entrada que foi a ¨melhor que o Mingão comeu na vida dele¨!
A seguir, fiz um Tagliolini ao limão, uma receita do livro de Massas da coleção Abril que ainda está nas bancas e que se você gosta de cozinhar, dá um bom ¨caldo¨; uma salada de erva doce, rúcula precoce e azedinha ao azeite de trufas, ervas colhidas diretamente da horta daqui de casa e um paillard de filé mignon com crosta de sálvia também do meu quintal. Estava muito bom e todos nós comemos muito.
E pra terminar, uma sobremesa que eu aprendi na Noite Erótica lá na Livraria da Vila em que o Ilan Brenman conta estórias eróticas, é óbvio e a Carole Crema cozinha e serve os pratos relacionados com o clima das estórias. Ou seja, é um espetáculo imperdível pra quem gosta de climas ¨diferentões¨!
Eles ainda vão fazer noites gregas, indianas, etc e se você estiver interessado é só entrar no site da livraria.
A receita é a seguinte: morangos marinados com suspiros e creme de leite batido saborizado com rum. E aí entrou o Guavaberry que é um licor típico de Saint Marteen, tanto na aromatização dos morangos quanto numa parcimoniosa dose pra acompanhar. Finalmente, somando-se tudo isto , resultou o seguinte título pra esta reunião:
Pavaroti+Guavaberry : sonoridade!
Ah! Tomamos um Lídio Carraro Merlot 2004 (excelente) e um Valdivieso Reserva 2006 Chardonnay (excelentíssimo!!).
Eis mais uma amostra do que acontece por aqui.
Vou continuar postando cronologicamente (estamos na numero 36 e em 26/05/04) e a ideia é chegar o mais rápido possível aos dias de hoje. Por enquanto é só!
Não precisa nem dizer que todas estas fotos são do Mercadão Municipal de São Paulo!
Já esta foto abaixo é do nosso xodó de ervas gastronômicas: a sebe de alecrim plantada na entrada de casa e que é uma cópia melhorada de uma que nós vimos na Chandon no Napa Valley, na Califórnia. São quase quatro metros do mais puro alecrim.
Bye.
.
Há 7 comentários
Oi Edu,
Achei seu blog por acaso e adorei!
Adoro gastronomia, adoro cozinhar e de vez em quando posto umas receitinhas no meu blog.
Abraços,
Camila Marinho
obs: de onde escreve?
Oi Edu, li hoje a história da Confraria de vocês. Puxa que legal! que levaram uma vontade adiante e seguiram da Cachaça para o Vinho deve ter sido um passeio e tanto. Bom compartilhar conosco essas histórias.
até
Alessander Guerra
http://www.cuecasnacozinha.blogspot.com
Demais Edu!!!
Mto show mesmo…
Brasss
Eduardo só passei pra te dizer que acabei de te acrescentar Nas Prateleiras da minha Cozinha!
até
Alessander Guerra
http://www.cuecasnacozinha.blogspot.com
Caminhos trilhados, Cuecas na Cozinha e Destemperados : obrigado por ter passado por aqui e fiquem certos que acompanharemos os blogs de vocês também. E quanto a nós, prometemos continuar cozinhando,comendo, bebendo e postando sempre.
E vamos lá que daqui a pouco tem mais uma edição da confraria e é temática : Comida e Cinema.
Obrigado pela visita, é claro que pode colocar um link do meu blog. Também gostei bastante do seu blog, senti um tanto de inveja do canteiro de alecrim e também pelo capuzin. Onde encontrou as mudas? Adoraria plantar capuzin aqui em casa também.
Panela de cobre, você encontra as mudas de capuzin ( e mais um monte das outras ervas gastronômicas) na Sabor de Fazenda (http://www.sabordefazenda.com.br) na Vila Maria. Vale a pena conhecer !