Início » Arquivos » você conhece aquela do tomatinho…

você conhece aquela do tomatinho…

03/10/07

Você conhece aquela do tomatinho…

Aí vai mais um relato especial sobre a reunião acontecida no último 03/10/07 (quarta-feira). Só pra ninguém esquecer, se quiser saber o porque do da cachaça pro vinho vá para  http://eduluz.wordpress.com/2007/08/06/oi-mundo e saiba como tudo começou.

dsc01029.JPG

Vamos lá. Aproveitei que eu guardei uma revista da Folha em que as receitas (que por sinal, normalmente são muito boas ) do chef Michel Darqué versavam somente sobre tomates e pensei: por que não fazê-las e termos uma noite totalmente ¨atomatada¨!

A primeira atitude foi resgatar uma receita de Blood Mary, que o Mingão executou perfeitamente. Como novidade, acrescentamos a nossa ¨queridinha¨ Absolut só que no sabor Pepper e que harmonizou perfeitamente com o drinque que é sabidamente temperado por excelência. Resultado: ficou muito bom e nos aqueceu pra experimentação culinária.

Começamos, é óbvio, pela entrada que foi TOMATE CAPRESE RECHEADO COM QUEIJO DE CABRA AO MOLHO PESTO acompanhada por um vinho brasileiro Casa Postal Merlot 2005 (Vale das Antas, o vinho é claro!) que se mostrou segundo os confrades – rústico, brasileiro, simpático e comum. Agora, a entrada estava bastante suave e ao mesmo tempo marcante, pois enquanto o queijo de cabra e o tomate ¨casavam¨ muito bem, o pesto e a endívia deixavam tudo bastante condimentado e amargo o que acarretou num prato bastante balanceado e bonito (veja abaixo). O toque ruim ficou por conta do vinho que era bastante fraco e sem personalidade. Parecia um daqueles tomates bem verdes e aguados !

dsc01022.JPG

Logo a seguir, comemos um ST PIERRE COM COMPOTA DE TOMATE E MANJERICÃO, em que os tomates compotados davam um contraponto excelente ao gosto um pouco mais acentuado do peixe. Pra dar uma diferenciada, o Ferran Adriá da Zona Leste desconstruiu o pesto de rúcula transformando-o num pesto de hortelã com alho poró e amêndoas tostadas que deixou o prato além de mais colorido, com um sabor mais perfumado. E ele foi devidamente escoltado por um belo vinho La Flor Malbec 2006 rosé da Polenta Wines, Mendoza  opinião dos confrades: atomatado, refrescante e hermoso). Ficou muito bom e nunca poderia ser considerada uma ¨pisada no tomate ¨!

dsc01026.JPG

E chegamos a sobremesa, TOMATE CONFITADO COM ESPECIARIAS, SORVETE E  CURAÇAO BLUE que nada mais é do que uma compota de tomates …

Receita da compota de tomates : 4 tomates tipo Carmem, 250 ml de água, 150 g de açúcar, 3 unidades de anis-estrelado, 20 ml de baunilha, 15 g de canela em pó. Descasque os tomates e remova os ¨olhos¨com a ponta da faca. Corte-os em quatro partes e, com a ajuda de uma faca pequena, tire as sementes. Em uma panela de fundo grosso, misture a água, o açúcar, o anis, a baunilha e a canela. Ferva por 20 minutos. Quando o líquido adquirir consistência de xarope, coloque os pedaços de tomate para cozinhar nesta calda durante meia hora em fogo brando. Deslique o fogo e espere esfriar.

Continuando … com uma bola de sorvete de creme, acrescentado de licor Curaçao Blue e decorado com ramo de hortelã. Uma sobremesa bastante refrescante e reconfortante.

dsc01030.JPG

E acompanhada de uma dose da Absolut Pepper no seu estado puro, ou seja, bastante apimentada e um pouco rústica. Ela deve ficar excelente numa caipiroska de mixirica morcoti. Hum ! Vamos experimentá-la numa próxima oportunidade !

dsc01032.JPG

Veja pelas fotos que a sobremesa além de ter um excelente sabor, era extremamente fotogênica !

O resultado final da reunião foi muito bom ! A grata surpresa foi a utilização do tomate nas mais variadas formas sendo que as mais comuns e conhecidas (in natura como salada ou em molhos) não foram utilizadas uma única vez …

Comentários dos confrades

Eduardo – Comida e pestos muito bons! A sobremesa foi quase pirotécnica !

Mingão – O pesto é the best !!! O resto, mais best ainda !!!

Déo – ¨sic seu tiãozinho¨: vtncdpdfddodc (ninguém vai entender, só eu e os ¨dois comparsas¨).  

E pra terminar, espero que todo mundo conheça a tal piada do título, a dos tomatinhos atravessando a rua pois se ela já não é muito engraçada naturalmente, imagine sendo contada/escrita aqui no dcpv.

Até a próxima !

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 14 comentários

  1. Viva Eduardo! Ainda bem que visitou o Migas porque agora também tive o prazer de vir espreitar a sua cozinha! E devo dizer que estou a gostar muito (esta sobremesa que apresenta neste post, é um “escândalo” de tão bom gosto! :o)
    Fotos fantásticas! Parabéns! Também o vou linkar para poder vir espreitar as suas sugetões “etílicas” e não só!

    Bom “findi”!

  2. Só não entendi como é que eu ainda não conhecia o DCPV ainda! Coisa linda, profissa… adorei. Os pratos estão de babar. Parabéns!

    Bjo,
    Faby

  3. Migas e Faby, grato pela visita ! Migas, a sobremesa é realmente um escândalo tanto no visual quanto no gosto. Faça e depois nos diga se gostou ! E Faby, você ainda não tinha visto o blog pois além de ser relativamente novo ( tem um mês e meio) também não é ainda muito divulgado.

  4. Fala Edu!!!

    Você comentou, eu vim visitar… e o resultado está muito bom.

    E deve ser melhor ainda saboreando esses pratos, já que meus dotes culinários não vão muito além de… deixa prá lá.

    Vida longa à Confraria!

    Parabéns aos outros confrades também!
    A idéia é bem legal… e são coisas assim dão mais prazer à vida!

    Angelo.

  5. Olà Eduardo, obrigada pela visita e sipático comentário no Tachos, ainda bem, pois assim tive o prazer de chegar até aqui e ficar deliciada com o que vi, tal como a Migas, tb fiquei de olho nessa sobremesa, tenho também um post sobre o tomate onde está um doce de tomate tipico em Portugal.
    Claro que ficarei honrada e feliz por me “lincar”, eu farei o mesmo para cá voltar.
    Beijocas

  6. Angelo, obrigado pelo comentário e ainda chego a ser um Laurentino da culinária ( o das crônicas, espero !).
    Scalabis, o homem dos sete folêgos. Está em tudo que é lugar. E você está certo! Misturar ( e reinventar , por sinal, uma especialidade sua!) é muito bom !
    Marizé, grato pela visita e como eu já disse pra Migas, faça mesmo esta sobremesa pois além de gostosa ela tem uma apresentação de tirar o fôlego. É quase como um belo lago azul nas Rochosas Canadenses.

  7. Oi Eduardo,

    Foi muito legal você comentar lá no Seduzidos, e concordo com sua esposa a “viuvinha” também é minha preferida e também gostei muito da Chandon, mas o grupo não teve a mesma opinião. Vamos continuar com nossos encontros, o próximo acontecerá nesse sábado e será de espumantes rose, nossa meta é fazer como vocês, uma vez por semana e também fazer essas comidas gostosas e agradáveis aos olhos, um dia chegaremos lá…rsrs.

    Bjo e tenha um ótimo encontro (é hoje, certo? quarta-feira)

  8. Vera, longa vida as nossas confrarias. E Márcia, grato pela visita e elogios. Pode deixar que a nossa intenção é fazer vocês babarem o máximo possível pois assim, nós já teremos comido e bebido suficientemente bem. E se possível usando as receitas do Le Fouet…

  9. Que confraria sofisticada!!!
    Desculpe, entrei sem bater pela porta da cozinha da Marizé e gostei muito do que vi. Farei novas visitas.

  10. parabéns, os ultimos posts ficaram sensacionais, a foto da sobremesa do tomate confitado com curaçao blue merecia um prêmio, o blog está quase tão bom como a comida, vou confessar uma coisa estou me sentindo cada vez mais um privilegiado por ter uma carteirinha de sócio. um grande abraço

  11. Márcia, fique a vontade e visite o blog quando e por qual lugar quizer.
    Fer, o teu blog é realmente muito bom e as fotos então ! ( Viva o queijo manchego!).
    Domingos ( o famoso Mingão). Este não vale fazer elogios pois o homem está elogiando ele mesmo ! É tão imodesto que está se elogiando ! É isso aí ! Viva a Confraria !

Dê a sua opinião, please!