Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – cozinha centenária, hindu e histórica!

dcpv – da cachaça pro vinho – cozinha centenária, hindu e histórica!

21/11/2007

dsc01651.jpg

Não, o título da noite não está errado. Fizemos uma noite especial do dcpv devido ao meu 50º aniversário. E foi uma noite de danças, histórias e comidas indianas. Daí o “cinquentenária, hindú e histórica” !

Vamos começar do princípio: eu não sou muito afeito a comemorar aniversários com festas, mas desta vez a Dé me convenceu que deveríamos fazer alguma coisa interessante.
Afinal de contas não é todo dia que se faz 50 anos. Como eu e ela somos macacos de auditório do projeto “Degustação de Histórias”  do Ilan Brenman e da Carole Crema, conversamos com eles que toparam e assim nasceu a ideia: faríamos uma  noite verdadeiramente indiana.

dsc01699.jpg
Da esquerda pra direita : Déo, Carole Crema, Joana, Eduardo e Mingão.

A Carole (por sinal co-autora do livro 400g que é um verdadeiro Caminho Suave da Culinária. Compre e se esbalde !) nos mandou opções de escolha pro menu e nós só tivemos o trabalho de escolher o que melhor representasse a fabulosa comida indiana: lassi, pão chapati, arroz basmati, lentilha, curry e assim por diante.

Quanto ao Ilan, não teríamos problema pois o repertório dele é vastíssimo e se deixássemos, ele contaria histórias indianas a noite inteira (o que seria excelente). Além de tudo, ele indicou a Deborah, uma dançarina que acrescentou muito do clima indiano à nossa noite.

dsc01708.jpg
O Ilan e a Deborah .

Tudo pronto, vamos à descrição dos pratos, estórias e … vinhos.
Puxa, deixa eu dizer o que aconteceu na harmonização dos vinhos: eu consultei o Luiz Horta (ver o blog-roll) sobre quais vinhos casariam com a comida indiana e ele foi bastante simpático (coincidência, tinha acabado de  fazer 50 anos também) e respondeu indicando além dos manjados espumantes (que ele disse que se ficássemos somente neles a noite inteira, ficaríamos “empapuçados”), um riesling alemão e até algum shiraz jovem australiano. Só não servi o shiraz que eu substituí por conta própria por rosés (os famosos tintos do verão ou brancos do inverno). E ficou bom, bem bom !

dsc01821.jpgdsc01822.jpg

A sequencia da noite foi a seguinte: a Deborah dançava (é claro que esta Deborah não é a minha Dé !), o Ilan contava uma (ou mais de uma) história e a Carole e a Joana totalmente paramentadas serviam  um prato indiano com as devidas explicações sobre a origem, a formatação e os ingredientes.

dsc01726.jpg

O resumo das histórias contadas (pelo menos as lembradas) foram as seguintes :

A Rã – Assim são os homens, pensam que aquilo que não vêem não existe.

Buda e Deus – Podemos chegar a Deus por 3 vias: pela negação, pela afirmação e pela dúvida.

Uma Lenda Indiana – A alma de cada ser humano é uma bailarina que não vê a hora de se libertar do corpo físico e voar livremente pelo universo.

A Verdade é a História – A verdade vestida de histórias se aproximou dos homens.

Foram servidos :

Lassi de água de rosas

dsc01727.jpg

Chutney de mamão com maracujá e pão chapati

dsc01734.jpg

Sopa fria com pepinos e tomates

dsc01761.jpg

Frango ao curry com coco e castanha de caju

dsc01770.jpg

Arroz doce com frutas secas

dsc01788.jpg

Ufa ! E pra acabar, um docinho extra que a Carole fez e que a receita segue abaixo:

Gulab Jamon

Ingredientes:
2 xícaras de leite em pó, 1 xícara de farinha de trigo, 10 g de manteiga sem sal derretida, 1/2 colher de sopa de iogurte, 2 colheres de chá de fermento em pó e 1 xícara de leite.
Preparo : Misture todos os ingredientes da massa até ficar homogêneo. Faça pequenas bolinhas e frite em óleo abundante. Seque em papel toalha.
Calda
4 xícaras de água, 6 xícaras de açucar, 6 bagas de cardamomo, uma pitada de açafrão e gotas de água de rosas.
Preparo : Junte todos os ingredientes e leve ao fogo até o ponto de fio fino. Coloque as bolinhas na calda e …. delícia !!!

dsc01796.jpg

Opinião de todos os presentes a festa (minha mamãe Anina, a do macarrão ralado, a minha sogra Vera e o meu sogro Antonio (eu gosto da minha sogra …), a minha irmã Ana, o meu cunhado José Mauro, o meu sobrinho Maurinho, a minha cunhada Kátia, o meu cunhado Luiz, as filhas deles, a Luma e a Bia, os meus sobrinhos Marcelo, Giggio e o Franco, as minhas tias Maria e Lourdes, o Mingão, a Regina, o corintiano Lucas ( tadinho!) , o Edwin, a Ângela, eu, a Dé a a Re (a esta hora, trabalhando na Disney em Orlando) além das nossas colaboradoras, a Flora e a Cleide):
HUUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMM!   

 dsc01810.jpg
Ilan, Carole, Joana e Deborah

Resumindo, foi tudo muito, muito bom e destaque-se a simpatia da Carole Crema, da Joana, do Ilan e da Deborah que transformaram esta festa numa experiência inesquecível.
Se estiver interessado em participar de alguma Degustação de Histórias, cadastre-se no site do Ilan ( http://www.ilan.com.br) e ele te mandará um email assim que houver alguma (Judaica, Grega, Indiana, Erótica,etc). Normalmente, elas acontecem numa das Livrarias da Vila .

dsc01813.jpg
Dé, Re e Edu (o que fez meio século!)

Bom, espero encontrar todos os que estiveram aqui na minha festa de 100 anos, quando faremos uma Noite Indiana II, a vingança do curry !

Até lá! Namasté !

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 24 comentários

  1. Eduardo, primeiro PARABENS! Muitas felicidades! 🙂
    Segundo, gostei muito de conhece-lo. A festa estava LINDA. Que capricho. Nunca fui de fazer festa de aniversario pra mim mesma, mas sempre penso que deveria fazer uma quando chegar aos 50 [estou com 46, tah chegando os temidos entas! ;-)]. Acho que eh uma data que merece uma comemoracao a altura, nao? E voce fez com perfeicao. Parabens e super abraco,

  2. Parabéns, Eduardo! E que festa!!! Também não costumo comemorar o meu aniversário mas com uma festa assim, acho que não me importava nada de o comemorar! Que show! E prazer em conhecê-lo! Ah, e agora percebo, porque chamam Mingão, ao outro provador de serviço! Lol

    Beijo

    P.S. Já vi o seu comentário quanto ao menu Angolano. Fico então a aguardar por esse repasto à moda de Angola! O suspense aumenta….

  3. Nossa, fiquei encantada com tudo! Um aniversário assim vale a pena! Fiquei com uma vontade desse Gulab Jamon, acho que vou fazer por aqui. Feliz Aniversário e parabéns pelas postagens sempre belas! 🙂

  4. Oi Eduardo, primeiro parabéns pelo seus 50 anos e pela festa linda que fez para comemorar, uma idéia muito diferente e interessante.
    Obrigada pelo seu comentário no Seduzidos, que anda meio abandonado, estou trabalhando muito e com isso atrasada com os posts, mas logo coloco os comentários dos roses e tb sobre nosso encontro de Chardonnay.

    Até mais..

  5. Fer, obrigado pelos parabéns e pelos elogios a toda a organização do regabofes. Realmente foi muito bom e até que é legal fazer uma festa de vez em quando ( ainda mais aos 50 anos !). E continue com o Chucrute com Salsicha no mesmo nível pois é uma das melhores leituras gastronômicas da Internet.

    Migas, você já é da casa. Grato também e adiar o Menu pra daqui a 14 dias só aumentou a nossa expectativa! Imagine o que aumentou a do Mingão que é óbvio que se chama Domingos,é meu compadre e é bom de garfo como todos nós ( só a Débora que não consegue acompanhar o ritmo da tropa!). O outro participante,o Déo, chama-se Edwin que era o nome do meu pai e é meu irmão.

    Luna, obrigado pelos parabéns e faça sim o Gulab pois é fácil, extremamente saboroso e tem um quê de Índia. E também gosto bastante do estilo do Quiche de Macaxeira ( que nome bacana!) e sempre que posso dou uma olhada lá!

    Vera, obrigado também e a idéia básica é não deixar que confrarias deixem de existir. Vamos nos unir e fazer um sindicato das Confrarias ! Viva o vinho ! E faça os posts sobre os vinhos porque é bom ver opiniões diferentes das suas.

  6. Eduardo, parabéns, que bela comemoração! Tbm não curto muito comemorar os meus aniversários, mas nestas datas redondas vale uma boa festinha!

    bjocas.

  7. Oi, Edu!
    Voltei ao mundo dos blogs, e vejo q seu aniversário foi há poucos dias. PARABÉNS!!!
    Acho q aniversário tem mesmo q ser comemorado, é um dia especial, e como tal deve ser muito festejado!!!
    Desejo tudo de bom para vc e “os seus”, muita saúde, paz, e o velho blá-blá-blá de sempre…
    Adeorei a idéia da festa indiana, ficou super criativo! Sem contar q com esse cardápio maravilhoso, nem tinha como não ser…
    Ah, e parabéns pela Débora (a sua) – toda bonitona, viu! Tem q paparicar muito, para ela continuar fazendo aquelas maravilhas nos encontros da confraria!!!
    rs.
    Abs.

  8. Nina ,grato pela passagem e viva as festinhas !

    Márcia, bom retorno e tá na cara que você já é uma festa. É, os meus cinquenta anos foram há duas semanas. E quanto a Débora (a minha), pode deixar comigo !

  9. Muitos, muitos, muitos parabéns, Eduardo!!!

    Que festa maravilhosa, e a comida, hum…! Fiquei a salivar com o caril e com o arroz doce!

    Beijocas

  10. Grande Eduardo! Os meus sinceros parabéns!
    Voçê é a prova de que comer e beber bem só dá saúde e jovialidade!!! Adorei conhecer -te e aos confrades e família.
    Que grande festança deve ter sido! Que contes muitos anos de vida com saúde e junto dos que amas!

    P.S.: Reconheci aí um rosé alentejano! Que tal?? Foi aprovado?

  11. Que prazer, Marizé e Luis, nosso próximos “convidados” !

    Marizé, o caril é realmente muito bom e o arroz doce,então nem se fale !( se precisar da receita é só avisar ). O vosso menu ficou pra janeiro mas continuaremos aguardando ansiosamente. E obrigado pelos parabéns !

    Scalabis, grande Scalabis! Nós sabemos que comer e beber bem realmente traz saúde e felicidade ( a jovialidade ficou por sua conta!). E o olho do enófilo apareceu! Só você pra captar o Monsaraz Rosé Alentejano que por sinal foi um espetáculo (jovial, groselhal e diria até indiano tal a harmonização com os pratos ).Ou seja, mais do que aprovado !

  12. Xovê se entendi bem: foi a noite que tu apagou 50 velinhas (velinhas, não velhinhas pq tu não é homicida)??

    Caraca Eduzão, parabéns meu. Muito sucesso, saúde, amor, comida boa, chachaças e vinhos!!

    Um fortíssimo abraço.

  13. É Diogão, são cinquenta velinhas ( mesmo !) e muitas e muitas garrafas de vinho e comidas das “boas” como nós todos estamos acostumados a comer. E que venham mais 50 anos para todos ( e as garrafas/comidas também!).

    E para a Witchie ( e para quem se interessar) a receita dos Bhajis de Cebola.

    Esta receita foi tirada do livro do Chefes- Segredos e Receitas. Existem outras versões mas a que eu mais gostei foi esta :

    3 cebolas picadas grosseiramente
    óleo para fritar

    Para a massa :

    100 g de farinha de grão de bico ( ou 100 de fubá ou 50 de farinha de arroz)
    1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
    1/2 colher de chá de açafrão ( cúrcuma)
    1 pimenta verde, picada
    1/2 colher de chá de sal
    água o quanto baste ( + ou – 8 colheres de sopa)

    Modo de fazer : misture todos os ingredientes da massa e bata bem. A quantidade de água deverá ser a suficiente pra que a massa escorra da colher (ou seja, um pouco pegajosa).
    Misture a cebola picada na massa.
    Aqueça o óleo a 170ºC.
    Trabalhe com duas colheres, despeje pequenas porções de massa no óleo quente e achate-as ligeiramente. Escorra no papel toalha e pronto.
    Se quiser melhorar, sirva com raita. E bom apetite !

  14. Olá, Eduardo.
    Seu irmão me falou do site e eu resolvi dar uma passada pra ver como ficou.
    Está maravilhoso, com fotos incríveis e receitas espetaculares!
    Ah, parabéns atrasado pelo aniversário.

    Beijão, e mais uma vez, meus parabéns!!!

    PS:Beijos pro irmão Déo. rs

  15. Vim até aqui para ver se já havia comidinha Angolana, fiquei contente com a resposta ao meu comentário. È claro que eu quero a receita!
    Rectifico: As receitas!
    Beijocas

  16. Eduardo,

    Muitos parabéns! A festa foi linda, deliciosa e muito original.

    Abraço

    P.S. Espero poder finalmente publicar o comentário 🙂

  17. Voltei! Estávamos em viagem de “negócios” ( brincadeira, pois fomos ver a minha filha que está trabalhando na Disney como Pluto, veja só!) e completamente desplugado.
    Vamos as respostas e se tudo der certo, a alguns posts também. Ah! A Noite Angolana continua de pé e deve ser feita na próxima quarta-feira.

    Diogo : grato pela visita de novo e mais ainda pelos parabéns.

    Marizé : vou separar as receitas e te mando por email. E devo postar a noite angolana até o fim de semana.

    Lídia : e não é que o comentário apareceu mesmo. Obrigado pelos parabéns e a segunda Noite Turca está reservada. Já vi pelo RSS uma rabanada turca que interessou bastante !

  18. Márcio, grande fotógrafo! Quem quizer ver grandes fotos, dê uma passada lá no A Janela Laranja que vale a pena !
    Grato pelos parabéns e influenciado pelas tuas fotos, fizemos uma noite grega ( com vinho e tudo!) que foi excelente. Devo postá-la logo.

  19. Márcia, comida indiana em qualquer festa é sinal de alegria e muitos temperos. Vou visitar o teu blog ! Namastê e ooooooooommmmmmmm!!

    Abs.

  20. Sou Devoto de Sri Krishna e Sathya Sai Baba e Sou Membro da Escola de Filosofia à Maneira Clássica Nova Acrópole, onde amanhã teremos nossa “Uma Noite na Índia”. Farei chapatis e Curry de berinjelas à moda do Sri Lanka.

    Estava procurando maiores informações (históricas) dos chapatis quando encontreiesse site, o qual me deu boas idéias.

    Obrigado e parabéns pela festa.

    Francis Evans

  21. Francis, muito legal que você gostou do blog. E mais legal ainda, saber que de alguma maneira colaborei pra que a sua “Uma Noite na Índia” seja mais informativa e saborosa.

    Da próxima vez, nos convide. Chapati e curry é conosco mesmo !!

    Abs.

Dê a sua opinião, please!