número 164
28/11/2007
dcpv – Presente de Grego!
Comprei outro livro! E é claro que é um livro de culinária !
E de culinária grega ! Pronto: estava formado o cardápio de uma nova noite no dcpv.
Incentivado pelos posts (e principalmente pelas fotos) sobre a Grécia que o Márcio do blog A Janela Laranja (ver blog-roll) fez, comecei a pesquisar sobre cozinha grega.
Comprei um vinho grego e estava dando uma “farofada” na FNAC quando achei o livro Toque da Grécia, Cozinha do Sol do Ali Fakri, co-autor do também excelente Walima- A arte da culinária marroquina.
Namoro instantâneo e … compra ! Aí foi só escolher as receitas e partir pra parte mais “chata”: degustar! Vamos lá!
I – MEZEDES (Entradas)
Escolhi uma Domatossoupa Me Kritharaki (Sopa de tomate e orzo), uma belíssima sopa com orzo, o macarrão com forma de arroz e constituída de cebolas, tomate, aipo, salsa, azeite, sal e pimenta.
Acompanhada de Tzazik (pasta de pepino, iogurte e alho) que além dos ingredientes descritos no nome em Português leva também hortelã, azeite, vinagre e sal.
Deu pra nos sentirmos numa bela praia em Mykonos e tomando um espumante Brut Vallontano (o mesmo do meu aniversário) que mostrou-se ” refrescante, isso é que é espuma, summers days, lemonado” segundo a opinião dos Zorbas, os gregos (nós).
II – KYNIGI (Principal)
Como prato principal fomos de Pastitsio (Torta de espaguete e carne moída) que é quase uma lasanha de espaguete grosso com um belo molho bechamel e com a seguinte particularidade: você a deixa no forno por aproximadamente 30 minutos e ela fica muito crocante. Uma delícia!
Ainda mais acompanhada por um Kotopoulo Me Sauce Apo Limoni (Frango com molho de limão), um prato feito de frango em cubos cozidos com limão siciliano, água e azeite e, ao retirar o frango, formamos o molho com mais limão e um pouco de farinha de trigo até obter uma bela cremosidade .
Já estava bom e ficou melhor ainda com uma estréia no dcpv: um vinho grego!
Foi um Mantinis Antonopoulos Vineyards 2005 e ele foi descrito como ” damascoso, zest, chanel nº5, ambrosinesco” segundo os confrades. Traduzindo para o português era um vinho maravilhoso com uma cara mediterrânea (ou seja, grego mesmo !) com nuances de frutas cítricas e muito perfumado.
Acompanhou perfeitamente a comida! Nos sentimos como os deuses do Olimpo !
III – GLYKA (Sobremesa)
Bom como glyka é sobremesa em grego, vamos fazer o que a palavra indica: comer glicose!
Sobremesa escolhida – Rizogato (Arroz doce )
Para 6 pessoas:
Ingredientes – 1 litro de leite, 1 1/2 xícara de arroz lavado e escorrido, 1 xícara de água, 4 colheres de amido de milho dissolvidas numa xícara de leite, 1 fava de baunilha, 2 colheres de açúcar, 1 colher de canela em pó.
Corte a fava de baunilha, remova as sementes e reserve (por favor, utilize a fava! Eu sei que é caro, mas vale a pena!).
Cozinhe o arroz na água por 15 minutos até a água evaporar. Adicione o leite e o açúcar e deixe cozinhar em fogo moderado até engrossar. Mexa sempre. Acrescente o amido de milho, as sementes da baunilha e deixe o leite engrossar por alguns minutos, mexendo sempre. Retire do fogo, deixe esfriar e sirva em tigelinhas, salpicando com canela em pó. É simples e muito gostoso.
Ah! Aproveite a fava da baunilha, misture com açúcar e guarde num saco plástico. Pronto! Eis um açucar de baunilha que é ótimo pra utilizar em acabamentos de sobremesa. Um espetáculo!
E para acompanhar e na falta do ouzo, bebemos uma dose de Absolut Vanilia pra não perder o costume! Sem comentários!
Noite grega e o presente ( a comida, os vinhos, etc) não era de grego !
Comentários dos confrades
Viva a Grécia! Que bela comida e o vinho, dos Deuses! (Edu)
Uma verdadeira Odisséia gastronômica! Quase uma miríade de prazeres! (Mingão)
Surpresa agradável! Lemonesca! Mediterrâneo invadindo os trópicos! (Déo)
Até a próxima! Que será a comida Angolana do blog Migas com Gindungo!
Yássu! E bom apetite!
.
Há 12 comentários
Blz?! Comprar livros é fantástico, de culinária então, melhor ainda.
Boas Festas e um ano novo espetacular!
dAvI
Eduardo, um feliz Natal e que o Ano Novo traga muitas
comidinhas e ótimos vinhos. Paz, amor e luz para vcs.
Vera
David, primeiro contato e parabéns por gostar de livros, de culinária e dos dois juntos. Boa sorte no blog e Feliz Ano Novo também.
Vera, grato pelos votos e, como já disse por aí, Feliz Ano Novo em todos os sentidos ( especialmente o gustativo e o olfativo. O visual também se o prato estiver bem decorado!). E aproveitem pra dar continuidade na Confraria.
Já tinha pensado para com os meus “botões” que seria tão bom vêr por aqui um menu Grego, que sintonia!
Os sabores mediterranicos são dos meus favoritos, esse arroz doce é muito parecido com o nosso tipicamente português substituindo a baunilha pela casca de limão.
Comprar livros é também das coisa que mais gosto de fazer.
Votos de um ano cheio de alegrias.
Beijocas
Viva Eduardo! Estou aqui! Tenho andado um pouco longe do blogue pois isto de voltar à terra tem muita coisa boa! Só agora vi o comentário sobre o menu angolano e estou mesmo ansiosa por ver o resultados por aqui!!! Ainda bem que aprovaram! :o) Fico, curiosamente, a aguardar!!
Um abraço!
Grande Eduardo, embora ainda esteja um pouco zangado com os gregos por causa da final do Euro2004, bem que me podia “vingar” nesses sabores tipicamente mediterrânicos, tão saudáveis e tão do meu agrado.
O frango parece delicioso e o arroz doce faz lembrar o português.
Grande dica para aproveitar a vagem de baunilha.
Cinco estrelas mais uma vez!
Beijos e Abraços para todos.
PS: Lá vou eu que ter de andar à procura de vinho grego para provar! Depois conto como foi.
Caramba, nem se tivesse combinado daria tão certo. Os tres que foram e serão as próximas grandes atrações do Da Cachaça pro Vinho (ficou faltando a Fer do Chucrute com Salsicha) comentaram aqui ao mesmo tempo. Vamos lá :
Marizé : A comida grega é realmente deliciosa. E ainda mais com o clima que está fazendo por aqui. O arroz doce ficou bom demais.
Estamos a espera do nosso menu já que você será a próxima “vítima” !
Migas : Gostei de saber que está tudo bem com você aí na terrinha.
E por incrível que pareça, o post estava prontinho e , de repente, ele desapareceu. Coisas da Internet. Estou refazendo e acho que ou hoje a tarde ou, no máximo, amanhã de manhã estará por aqui a grande perfomance da Migas e o menu do Migas com Gindungo.
Scalabis, grande Luis. Realmente, este tipo de vingança é a melhor possível. Ainda mais se você conseguir tomar o máximo de vinhos brancos gregos que são extremamente aromáticos. Experimente pois voce irá gostar.
E o frango tem o estilo de comida que você normalmente faz. Faça e tome com um branco grego. É limão + limão.
E já que estamos com o trio por aqui, vá se preparando pois após a Marizé será a tua vez. Estamos aguardando ansiosamente.
Feliz Ano Novo pra todos vocês e como vocês mesmo dizem ( e que eu gosto muito), beijocas !
Edu, Feliz Ano Novo, obrigada pelo apoio e a presença no Comidinhas nesse ano. E que divinas as suas fotos. Cada uma dá água na boca. Parabéns. Beijo
Ale, grato pela passagem por aqui e pela lembrança. Continuaremos dando uma passeada até o Comidinhas pois texto e fotos excelentes são a nossa praia !
E Feliz 2008 também !
Edú,
Adorei ter “influenciado” um post como esse de dar água na boca!
Espero que em 2008, eu consiga fazer outros posts que se transformem em posts do Da Cachaça ao Vinho.
Um ótimo ano!!!!
Abração!
Feliz año Edu!!!
Que a lo largo de este año se cumplan tus propositos.
Un abrazo.
Margot
Marcio, veja que belo raciocínio : quanto mais e melhor você viajar, maior será a chance de comermos bem pois as “influências” serão cada vez mais positivas. Se bem que no caso da Grécia, ela já está anotada pra nós irmos degustar a comida grega in loco. Feliz 2008 e muitas belas fotos tiradas !
Margot, um Feliz 2008 pra voce também e quem sabe não façamos um menu espanhol por aqui retirado totalmente do Cocina en Miniatura.