edição especial
26/12/2007
dcpv – O 51º aniversário do Mingão
Coincidências são normalmente engraçadas. O Mingão vem sempre com a família passar o final de ano aqui em casa.
Nos divertimos muito; saímos pra conhecer (ou rever) bons restaurantes (desta vez fomos ao Árabia); vamos religiosamente ao sex-shop (Casa Santa Luzia) comprar os ingredientes pro almoço (que eu e ele cozinharemos) de Ano Novo; além dos papos agradáveis e extremamente “informativos” (como os nossos amigos portugueses dizem, cougerttes aos montes !).
Domingos e sua cara-metade, a Regina
Mas a grande coincidência é que o Mingão faz aniversário no dia 26/12 que caiu numa … quarta-feira. Como ele estava por aqui: confraria especial do 51° aniversário do big Domingos, o Mingão.
Peguei o livro 400g – Técnicas de Cozinha (da Carole Crema, Beth Kövesi, Carlos Siffert e Gabriela Martinoli) e escolhi as receitas pra homenagear um dos 3 melhores confrades que nós temos: meu compadre, o Mingão !!
Motivo encontrado e justificado, vamos aos pratos !
Entrada – Sopa de Aguacate (pag 549)
Uma sopa interessante que tanto pode ser servida fria como quente. Como estava um calor daqueles, servi a sopa morna, mais pra fria. A ideia desta sopa é muito boa: você faz uma base com abacate, tomates, limão, chilli, coentro e deixa separado. Faz também um belo caldo de galinha e mistura com creme de leite. Na hora de servir, coloca a base de abacate no fundo do prato e joga o caldo por cima. E pra dar um upgrade, a Flora fez uma salada de abacates, tomates e coentro que eu coloquei na beirada do prato. Ficou temperado, gostoso e mexicaníssimo !
Pra acompanhar, uma Blanc des Blancs Duc de Valner France que mostrou-se “festiva, mais nova que o Mingão, delícia, domingalesca, brutta, brutta 2 (o melhor champagne que tomei na vida)” segundo os confrades (eu, a Dé, o Déo e o Mingão) e os convidados especiais, a Regina (esposa do Mingão) e a minha (e do Déo) querida mamãe, a D. Anina, a proprietária de uma receita de molho de tomate que vale uma confraria especial, além do macarrão ralado e de uma farofa que realmente são umas delícias.
Intermezzo e Principal – Sorbet de Capim Santo e Curry de Camarão com Coco (pag 521), arroz Basmati, Chutney de Ameixa Fresca (pag 109)
Este sorbet tem história. Eu ganhei uma máquina de fazer sorvete da Dé no meu aniversário e o resultado foi adaptar uma série de raspadinhas e transformá-las em batidas, as tais raspadoskas. Como eu tinha acabado de colher erva-cidreira da minha horta, a rotina foi: fazer um chá bem forte, colocar na geladeira, utilizar a máquina de sorvete e fazer uma raspadinha. Coloca no freezer, dá uma bela raspada e o sorbet está pronto. Acabou dando (como toda boa erva-cidreira) uma bela relaxada na refeição.
O curry de camarão ficou excelente com o arroz basmati (mas cá pra nós, o que não fica excelente com arroz basmati?), já que foram utilizados cúrcuma, gengibre, cebola, alho, cardamomo, cravos, canela, louro, pimenta dedo-de-moça, iogurte e leite de coco na sua feitura.
E o chutney de ameixa fresca ficou tão natural e cheiroso que deu vontade de passá-lo atrás da orelha como perfume. Também, uma mistura de ameixa fresca, maçã, cenoura, cebola, açúcar mascavo, sal, cravo, gengibre em pó, pimenta da jamaica, pimenta vermelha e vinagre branco é covardia! Caso você se interesse por alguma receita, é só avisar que a Carole Crema (uma das autoras do livro) não se importará se eu passá-la pra frente. Se bem que, se eu fosse você eu compraria o livro que é muito bom !
Pra acompanhar, um belo rosé Costa do Pombal 2005 Douro Portugal que disse, sou “apimentado, rosado, estupendo, domingaleiro, d´ouro, sublime” e nós assinamos embaixo!
E o Mingão mais ainda, pois não é todo dia que faz 51 anos!
Sobremesa – Crisp de Maçã (pag 532)
Sobremesa simples (é quase uma cuca de maçã) com uma cobertura de chantilly aromatizado com maracujá (feito diretamente do meu sifão ferran adriático também dado pela Dé!).
Uma delícia, ainda mais acompanhado dum Moscati D Asti Blose Dla Rey 2006 Batasiolo, “apessegado, alavandado, magnífico, docegalesco, blanc des blancs, suave” segundo os festeiros, nós mesmos .
Grande aniversário, belas comidas e vinhos!
E perceba o Domingos aparecendo na foto acima no lugar onde todos gostaríamos de estar: dentro dum copo de vinho!
Pra terminar, abri um Gran Reserva Fondillon Salvador Poveida ,veja o ano na foto, que realmente fechou a noite (ou melhor, a madrugada pois já era meia noite e meia ) em grandíssimo estilo. Digamos que este vinho (??) parece um Biotônico Fontoura feito pela Ferrari, se é que me compreendem?
Opinião dos confrades :
Que comida! Que aniversário ! (Edu). E que Fondillon!
Soberba refeição! Fondillon: soberbo, inesquecível !! (Déo)
Opinião do aniversariante, o Mingão: o melhor birthday da minha vida!
É isto aí! Parabéns, Mingão e com 51 anos (idade sugestiva) esperamos estar aqui e fazer uma outra bela festa no aniversário de 102 já que a meta é sempre conseguir o dobro!
E pra terminar fica o beijinho camarada do Lucas e da Gabi (os filhos dele). Perceba a cara de felicidade do Domingos!
Comer, beber, festejar, conversar, dar muitas risadas e ainda por cima beijinho da esposa e dos filhos : não tem preço!
E ficam aqui as musiquinhas de aniversário pro Mingão, além do Parabéns a Você :
” Hoje é o dia do seu aniversário, parabéns, parabéns …”
” Parabens a você, parabéns. Muitos anos de vida …”
“Feliz Aniversário, luz dos olhos meus, são os meus ardentes votos …”
” Era eu, era eu, era eu, era eu, era eu, a criancinha… ”
E até o grande Robert Livy, com o seu indefectível sotaque portenho, cantando : “Parábens a vocé, nesta data… querida. Está fazendo um áno que nos sepáramos. E até hoje eu não sei porque brigámos … ”
Até a próxima !
.
Há 13 comentários
Adorei a definição de sex-shop (Santa Luzia) ! E olha que há seções para os mais pervertidos! Acho que tô precisada de fazer uma visitinha em algum templo da perdição , pra dar uma arribada na libido!
Passo por aqui também para encher o meu farnel!
abraços
Eduardo, essa sua confraria eh uma coisa super bacana! Junta todas as coisas boas da vida numa so! Parabens para o Domingao e pra voce.
abraco,
Edu, seu aniversário foi um mega evento, mas o do Mingão foi o post maaaais engraçado q já li por aqui!
kkkkkkkkkkkk
Ah, Parabéns para ele!
Ah – 2, eu quero uma Dé para mim, com todos os presentes que ela dá vindo juntos, tá?
Ah – 3, eu vi esse livro e me animei, mas estou compromissada comigo mesma a não comprar NENHUM livro de comida (lato senso), até que faça pelo menos UMA receita de cada um dos que tenho aqui – é sério, há 4 dos quais nunca fiz nadica de nada…
Ah -4, quase que o vinho é da “minha safra”, mas eu ainda sou mais nova – 1981.
Abs!
Gosto de ler seus post sobre a harmonizações enogastronômicas. Ler sobre receitas e vinhos é poético para mim…
bjo.
Putz, que maravilha de aniver hein?! Me convidem pro próximo!!!
Eduzão, vai lá ver a dica que eu publiquei agora e me diz o que tu achou. Babei rapaiz, babei…
Fortíssimo abraço,
Diogo
Tenho ou não tenho razão quando digo que a vossa confraria é porreira? He, he, he…
Muitos parabéns ao Mingão.
Que jantarada fantástica, fiquei de “olhos regalados” do principio ao fim!
Beijocas
Bom, eu vou responder aos comentários sobre a confraria porque quanto ao aniversário, o próprio aniversariante, o Mingão, responde hoje a noite já que é quarta-feira.
Lili, este definição para o Santa Luzia é do próprio Mingão que afirma ( e eu confirmo) que passear pelas prateleiras de lá realmente aumenta, e muito, a excitação de gourmands/cozinheiros e afins. E ainda dá pra ver ( e se quizer, pegar) garrafas de vinho de R$ 14.000,00 além de você conseguir encontrar qualquer ingrediente de qualquer receita maluca ! Viva o sex shop! E parabéns pelos teus textos. São muito bons .
Fer, gratíssimo pela passagem e realmente, estas reuniões da confraria são até mais divertidas do que parecem por aqui. E imagine a nossa satisfação quando formos reproduzir o seu menu !
Márcia, você conseguiu escrever mais do que eu ! E quanto a Dé, ela já falou que o que ela está fazendo nada mais é do que um investimento pois assim está garantindo a minha permanência na cozinha. E todos sabem que a grande mentora decorativa de toda a confraria é ela ! Eu também sou um comprador compulsivo de livros mas com a desculpa das quartas feiras, não tenho quase nenhum sem utilização. E o Fondillon é realmente um espetáculo!
Nina, nada é melhor do comer acompanhado de um belo vinho e de uma boa conversa. As vezes a harmonização é boa, as vezes não mas, é sempre muito divertido !
Diogão, quando tiver por aqui é só avisar! E fazer um post sobre um restaurante estrelado no Michelin não é pra qualquer um; só nos Destemperados mesmo !
Marizé, a nossa próxima “vítima” ! A confraria “porreira” vai fazer uma jantarada de primeira com o teu menu. Estamos esperando.
E já que esta resposta está parecendo um post, vamos a programação dos próximos encontros InterBlogs com a confirmação pra julho da Agdá (ôba, comida indiana !):
fevereiro – Marizé do Tachos de Ensaio
março – Scalabis do Os Amigos do Balde
abril – Fer do Chucrute com Salsicha
maio – Márcia do Le Fouet, Roix et Demi Glace
junho – Luna do Quiche de Macaxeira
julho – Agdá do Agdah
“…tão natural e cheiroso que deu vontade de passá-lo atrás da orelha como perfume…” Eh, eh!
O meu sogro costuma dizer ” é tão bom que até dá para fazer after-shave”!
Um abraço para o (A)Mingão. Que tenha saúde porque amigos porreiros 🙂 já ele tem.
Gosto de vos ver a beber vinho português e esse último néctar ficou-me na memória.
Um abraço a todos!
Digno! realmente Digno e abraços pra Mingão.
Primeiro, eu gostaria de agradecer, essa grande homenagem que eu considerei o melhor de todos os aniversários da minha vida, amigos como Eduardo, Debóra e Deo, não se encontram facilmente, são dádivas que Deus colocou na nossa vida e amizades assim só Deus que nos proporciona.
Fer, obrigado, a confraria é tão maravilhosa que a gente nem lembra da crise dos 51.
Marcia, obrigado, nossas reuniões são muito engraçadas,voce não tem noçao da quantidade de abobrinhas que rolam toda quarta-feira, a coisa vai de musica brega a Seinfield, eu posso te garantir que ao vivo é muito mais interessante.
Diogo, obrigado, quem sabe no proximo possamos brindar os 52.
Marizé, agradeço os seus votos, realmente foi maravilhoso o jantar, mas nada se comparou ao carinho de estar ao lado de grandes amigos e da familia.
Scalabis, muito obrigado, os amigos são porreiros e juntando ao vinho portugûes então nem se fala a festa está mais do que completa.
Michel, obrigado, a vida é isso aí, bons amigos, bons vinhos, boa conversa e muita saúde, porque o resto se Deus quiser a gente conquista.
Vou voltar a responder como o síndico do Da Cachaça pro Vinho :
Scalabis, grande Scalabis. Gostei muito da definição do teu sogro. E completa bastante a minha já que usaríamos o curry como “perfume e como after-shave”. É quase uma necessaire! Quanto aos vinhos, estamos ficando viciados em portugueses (os vinhos, é claro!). Quanto mais experimentamos, mais queremos beber. E, se achar o Fondillon, experimente pois ele é fantástico ! Abração !
Michel, gostei do digno ! Bem digno ! Abs.
Parabéns ao Mingão! Foi um belo aniversário com um menu fantástico.
Parabéns! Abraço.
Lidia,grato pela passagem e você sabe que a Cozinha Turca impera por aqui ( e graças a você !). E pra confirmar isso, leia o próximo post.