número 168
16/01/08
dcpv – The Stinking Rose … e Natural!
Esta noite não iria acontecer! Nós (eu e a Dé) tínhamos uma reunião comercial mais pesada à tarde e uma reunião familiar à noite, o aniversário da querida Tia Maria. Mas, além da falta de comunicação com o Mingão e o Déo, pesou também saber que ficaríamos as próximas duas quartas sem fazer as nossas reuniões por uma razão mais do que agradável: eu e a Dé iríamos viajar.
Portanto, naquele dia mesmo, tirei da cartola umas receitas naturebas pra entrada (abacaxi grelhado e sopas), uma outra pretensamente “stinking” já que eu peguei-a duma matéria do grande Ricardo Freire (o Riq do VnV) no Paladar do Estadão.
Pra quem não sabe, o The Stinking Rose é um restaurante (na verdade uma rede de dois estabelecimentos, um em SF e outro em LA) que tem uma particularidade: todos os pratos servidos tem como base o alho. Daí vem a Rosa Fedorenta do nome. E quando eu falo tudo, é tudo mesmo. Entradas, pratos principais e sobremesas! Muito interessante, né?
Pois bem, nesta matéria havia uma receita (frango com 40 dentes de alho) que juntando-se as entradas, formaram o menu da noite. Vamos a ele !
I – Entradas – Cubos de Abacaxi Grelhado, Sopa Gelada de Beterraba e Sopa Gelada de Pepino com Coalhada
Tudo naturebíssimo, frio e gostoso. Cubos de abacaxi grelhados embebidos num molho com shoyo, cardamomo, açúcar, leite de coco e molho de pimenta. Pra finalizá-los, polvilhe-os de um lado com gergelim e do outro, com erva-doce. Faça! É demais!
As sopas também são simples. A de beterraba leva a própria, manteiga, cebola, cenoura, açúcar, caldo de galinha, suco de limão, sal e pimenta. A de pepino; azeite, cebola, dill fresco, caldo de galinha, coalhada, suco e raspas de limão, sal e pimenta. Refrescantes ao extremo!! E cá pra nós, estas fotos da J.R. Débora estão um espetáculo, né ?
Acompanhamos com um Cosecha Tarapacá Sauvignon Blanc 2006 Chile que se mostrou “alegre, ogunhê, suavemente fresco, é...” segundo os bichos grilos, ou seja, nós.
II – Principal – Frango com 40 dentes de alho
Tá na cara que vampiro nenhum iria querer experimentar este frango (e mesmo casais!). Mas, pra nós todos , os gourmands, eu recomendo profundamente esta receita pois o alho (um ingrediente tão polêmico e que eu adoro!) fica tão suave mas, tão suave que … nem parece alho. Esta receita merece ser reproduzida :
THE STINKING ROSE
Frango com 40 dentes de alho
Rendimento: 6 a 8 porções
Tempo: 45 minutos
Dificuldade: fácil
Ingredientes
1 colher (sopa) de manteiga; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem; 1 frango limpo e em pedaços (entre 900g e 1,4 kg); sal e pimenta branca fresca a gosto; 4 colheres (sopa) de alecrim fresco; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 40 dentes de alho sem pele; 1 xícara (chá) de vinho branco seco; 4 xícaras (chá) de caldo de galinha; ½ xícara (chá) de creme de leite.
Preparo
Aqueça a manteiga e o óleo de oliva em uma frigideira funda e pesada. Tempere o frango com sal, pimenta e alecrim. Passe-o na farinha. Quando a panela estiver quente, mas não fumegante, ponha o frango com o lado da pele para baixo. Refogue o frango até que ambos os lados fiquem dourados. Retire da panela. Ponha os dentes de alho até que eles dourem. Adicione o vinho branco e o caldo de frango. Ponha o frango novamente na panela. Tampe e ferva em fogo brando por 30 minutos. Retire o frango e mantenha-o quente. Aumente o fogo e reduza o líquido em cerca de 66%. Leve ao liquidificador, adicione o creme de leite e bata. Ajuste o tempero e sirva sobre o frango.
Faça mesmo não gostando muito de alho. É tão bom que já foi incorporado ao nosso menu diário!
E ainda tomamos o Blason del Valle Tempranillo 2003 Argentina que segundo os Condes Dráculas, nós mesmos, foi “rubiáceo, ogunhê, suavemente fresco, é...”.
III – Sobremesa – Sopa Gelada de Melancia e Hortelã
Esta sopa é magnífica! Não vou dar a receita senão este post vai ficar imenso (quem quiser é só pedir), mas imagine um caldo com melancia picada, amido de milho, vinho riesling, hortelã picada, sal e pimenta caiena. Misture com pedaços de melancia e coloque bolas de sorvete por cima. Refrescante e apimentado. Sensacional !
Bom, a noite (pra variar) foi muito boa e a comida melhor ainda.
Vamos nos despedindo pois já é hora de vampiro ir pra cama.
E melhor, sem cheiro de alho! Até !
.
Há 6 comentários
Edu, estou curvada para esse frango com 40 dentoes de alho, pois ele esta me parecendo simplesmente delicioso. outro jantar nota onze!
abracos,
Logo para começar fiquei colada na sobremesa, que maravilha essa crosta de sesamo e erva doce, descolei para voltar a colar no frango.
5 Estrelas!
Beijocas
Fer, o frango é muito bom mesmo. Até quem é resistente a alho vai gostar .
Marizé, o tomate queimado do outro post é na chama do fogão mesmo ( vou tentar achar a receita !).
E o conjunto deste jantar (com destaque pra comida do vampiro) foi digna de um destes hotéis de primeira linha !
Edu,
primeiro me desculpe por não ter finalizado o projeto jantar maio/2008.
Voltei ontem do hospital, e pretendo te mandar tudo brevíssimo (sei q já estou atrasada).
Qto ao jantar dos vampiros, eu vi esse frango não sei onde, mas fiquei morreeendo de curiosidade! Adoro o alho-que-fica-sem-muito-gosto-de-alho, como o assado, então essa receita eu pretendo executar em breve!
Abraços!
Alho é sem dúvidas a alma do negócio. Que tal começarmos a troca idéias sobre o menu de junho? Não encontrei seu e-mail.
Agda, é como eu já disse. Apesar de detestar quando criança, de uns tempos pra cá, o alho se tornou um dos meus favoritos na culinária ( e junto com os primos dele; o francês, o nirá, a echalote!).
E já mandei o meu email pra você !