número 172
05/03/08
dcpv – Marilyn Monroe disse: Happy Birthday to You, Déo!
O decano do DCPV, o meu irmão Déo, fez aniversário ontem (04/03). E aproveitando este belo acontecimento, fizemos uma festinha totalmente italiana pro nosso querido confrade.
Ele é o responsável por escrever todas as introduções dos posts regulares, um barman de primeira linha (nem ele sabe disso !) e um ítalo-santista emérito! Apaixonado por tudo o que é tipo de comida , inclusive dobradinha (ôpa, arraia de jeito nenhum!), é um cara muito legal além de gostar bastante de computador.
É disparado o melhor irmão que eu tenho (do sexo masculino, óbvio!) e é muito bom ter as abobrinhas e o bom humor dele por perto. Deixa eu parar por aqui porque, família italiana… sabe como é . Daqui a pouco tá todo mundo chorando !
E já que o assunto é Itália (mama Anina nasceu na Calábria), optei por fazer um menu italiano basicão : risoto à milanesa, abobrinhas (olha elas aí em forma de alimento) em marinada, spaghetti de grano duro (feito pela Dé) com rúcula e pudim de melancia. Pudim de melancia? Eu explico depois!
Feliz aniversário, Déo, e muitos anos (e consequentes quartas-feiras ) de vida!
Drinque : Green Apple Martini
Consegui a permissão de todos pra servir o drinque que o Michel colocou lá no Khodair . Se não é italiano, deveria ser de tão gostoso que é. Trata-se de um martini que leva 1 dose de Monin Green Apple, 2 doses de Vodka (usei a Absolut 100) e 2 doses de suco de maçã verde coado milimetricamente nove vezes. Não me pergunte o porque, mas com 9 coadas ele ficou sensacional. Tomamos aos “litros”!
Música incidental :
Chegou a hora de apagar a velinha. E de cantar aquela musiquinha. Parabéns (tá,tá,tá), parabéns (tá,tá,tá). Pelo seu aniversário!
Entrada : Abobrinhas Marinadas
Como entrada, uma bela abobrinha marinada, receita tirada do livrinho Itália (Folha, pag 17).
Ela foi cortada em fatias longitudinais, frita, misturada com vinagre, alho, sal e curtida 24 hs na geladeira. Uma delícia !
Primo Piatto : Risoto à Milanesa .
Dar a receita de um risoto à Milanesa é uma verdadeira piada. Todo mundo que cozinha já fez um destes pelo menos uma vez na vida (e qualquer coisa, o Google taí!) mas a novidade (pelo menos pra mim) é serví-lo como primeiro prato.
E a opção por ele foi pra homenagear o Déo com uma das mais tradicionais comidas italianas: o risoto al dente!
Tomamos pra acompanhar, um Espumante Rosé Aliança Bruto Português que comportou-se como “com ‘buinhas’, ítalo-lusitano, os brutos também amam, saaresco, buoníssimo¨ segundo a opinião do mafioso Déo e seus asseclas!
Mais música incidental :
Parabéns a você, parabéns! Muitas felicidades! Muito anos de vida também. E sempre a nossa amizade!
Secondo – Spaghetti com Rúculas e Pimenta Dedo de Moça.
Veja que bela massa a mama Dé fez!
Receita simples: massa feita em casa (1 ovo para cada 100 g de farinha de grano duro ). Rúcula cortada e levemente refogada em azeite; pimenta dedo de moça (sem as sementes); manteiga derretida; parmesão (granna padano!!) em pedaços e manjericão pra decorar. Uma pena o computador não conseguir passar o cheiro deste prato! Lindo, tradicional e … italianíssimo!
Não é por nada, mas além de ser uma bela massa ainda tem as cores da bandeira italiana !
Acompanhamos com um Tinto Briccolo Cabernet Friuli 2004 (Itália) que, após conversas com as mãos, ficou decidido que era “D. Anina, vinho macarrônico, nino o italianinho, competentíssimo, maravilhoso” segundo, os gondoleiros de Veneza, nós mesmos!
E tome música incidental :
Feliz aniversário! Luz dos olhos meus. São os meus ardentes votos. Feliz aniversário pra você!
Postre – Pudim de Melancia
Pudim de melancia? Italiano? Eu não tenho nada com isso. Apenas peguei uma receita do livro Sabores da Sicília que mostra este pudim de melancia com calda de chocolates como uma sobremesa tipicamente siciliana, portanto, italiana. E olha, não é só cara que está boa!
Ainda tomamos uma pequena dose do Limoncello Pellegrino, o italianíssimo e rebatemos com o a anisete da mama Anina, que estava presente no aniversário do filhinho! (Ah! A Re também deu cano na escola e o quorum esteve altíssimo!)
Leia o que os carcamanos, nós mesmos, acharam do aniversário do Déo:
Os melhores abobrinhas, risoto, spaghetti e pudim de melancia que eu comi na vida!! (Mingão, oops, Edu)
Faço minhas as suas palavras ! (Edu, ops, Mingão)
Faço minhas, vossas palavras! (Mingão, ops, Edu, ops, Déo)
E já que a mamãe veio na nossa bela quarta, encerramos este relato com uma foto dela e do aniversariante, um dos 3 tenores, o Déo Viva o Déo!!!
Última música incidental (eu prometo!)
Era eu, era eu! Era eu, era eu! Era eu, a criancinha! Era eu, era eu! Era eu, era eu!. A alegria da minha mãezinha!!
.
Há 12 comentários
Olá,
Caí no seu blog e fiquei um tempão lendo… Muito legal!
Clarissa
Daria tudo por aquela massa com rucula e pimenta dedo de moca. Maravilha.
Um jantar e tanto nao é?
abracos
Wow! Já sei onde vou fazer a minha próxima festa de aniversário: NESSE restaurante italiano! :o) Também fiquei a babar com essa massa! E caseira, ainda por cima! Jantar perfeito, mais uma vez, claro!!!
Beijo a todos
E que viva o Déo! Adorei o post, não só pela descrição da comida, mas também por todo o papo legal (aliás como sempre).
bjs
Eita festa boa!!
O risoto estava lindo!!
Cara, pudim de melancia? Uhmmm… é, gostei, taí!!
E que bacana a foto do Sr. Burns, ops, do Déo com a matriarca. Bunitaça mesmo… São fotos que entram pra história da family, ops, famiglia!
Abração meu garoto!!
Meraviglioso! Meraviglioso.
Clarissa, grato pela passagem. Apareça sempre !
Leila, faça a massa pois ela é muito mas, muito saborosa mesmo (e é tão fácil …)
Migas, estamos a disposição (ainda mais pra você que é cliente antiga do DCPV!). Está surgindo o Buffet Da Cachaça pro Vinho !!
Pipoka, viva mesmo ! E legal que você gostou do post. Nós também gostamos bastante principalmente de comer e beber o que foi descrito.
Márcio, o risoto foi feito em homenagem ao Janela. Estava laranja, laranja …
A famiglia todo agradece e diz pra você tomer cuidado com o que diz… (rsrsrs). Diogão, continuas a maior figuraça !!!
Michel, meraviglioso também o Green Apple Martini com as nove coadas. Inicialmente ninguém acreditou mas depois virou lei : tem que dar nove coadas e acabou. Senão, a Máfia vem aí…
Abs a todos!
Dá vontade de fazer aniversário todo dia.
Agda, dá vontade mesmo mas o problema é que ” cada ano que passa, ele fica mais velho !”
Oi, boa tarde, procurando uma música caí em seu blog. Amei. Posso te pedir um favor? Quem canta a música Era eu! Era eu! Era eu a criancinha. Era eu! A alegria da minha mãezinha!. Quero cantar com meus alunos, vc pode me ajudar?
Marcília, grato por ter gostado do blog e esta música, entre muitas outras que a família canta em cada aniversário ( são infinitas, rs), é de autoria desconhecida.
A minha sogra, que é a especialista, confirmou a informação.
Abs.