extra, extra
24/04/08
dcpv – extra, extra – gastro pop II: carlota x manacá
Gastro Pop
Etapa 2
Cozinha Brasileira
Stúdio 768 e Carla Pernambuco
Chef Convidado: Edinho Engel
“Brasil mostra a tua cara. Mas qual cara tem o Brasil? Vai saber. Então se não tem sequer uma “face” homogênea para apontar e dizer “lá vai um brasileiro”, imagine-se o que acontece na cozinha desse país de dimensões gigantescas … É vasto o panorama alimentar da nação que dispõe de fruta-do-conde, abará, cará, fubá, tacacá, jambu, bunda de tanajura, farofa de ovo, siri-mole, pequi, palmito, maniçoba, abiu, pirarucu, pitu, jabuticaba, sardinha-frita, cajá-manga, tapioca, munguzá, vaca atolada e o diabo a quatro!”
Bom, esse é o início do texto (do Eduardo Logullo) de mais um livrinho (e que livrinho!) que descreve a formação da culinária brasileira e que contém todas as receitas dos pratos (e das fotos) que veremos abaixo.
Foi uma (mais uma) noite memorável no Studio 768 com o Edinho Engel mostrando toda a sua competência, o seu talento e a sua simpatia.
Ficamos (eu, a Dé e mais um montão de gente) aboletados na cozinha e só saímos de lá pra tomar umas caipiroskas no 2º andar.
Voltamos rapidinho pro centro das atenções,a belíssima cozinha, onde o Edinho e a Carolina, além de vários auxiliares brilhavam como se estivessem num concerto. E nós, espectadores da primeira fila ainda tínhamos direito à degustação servida pelo próprio maestro, o Edinho!
Pra quem não está juntando o nome à pessoa, o Edinho é proprietário do famoso restaurante Manacá, que fica em Camburi no litoral paulista e é lindo, além da qualidade da cozinha que ele pratica lá. E também tem um outro restaurante, o Amado que já se tornou um verdadeiro ícone em Salvador na Bahia.
Bom, vou para de falar sobre o evento e mostrar como a coisa se desenvolveu:
1 – Entradas
Espetinhos de queijo de coalho com confit de abacaxi. Lindo e absolutamente saboroso!
Filhote ao vinagrete de biribiri, quiabo e vinagreira com batata doce. Sublime!
Camarões empanados em tapioca e molho lambão. Este é pra sair, voltar e pagar outro ingresso. É um gol de placa!
Aí, o Edinho expulsou todo mundo da cozinha! (hahaha!)
Porque ele já estava montando os pratos principais :
2 – Principais
Tartare de carapau com salada de feijão fradinho e calda de jabuticaba. Tudo muito gostoso e com um tremendo bom gosto na apresentação!
Garoupa ao tucupi com arroz de cabeça de garoupa. Genial e ainda tinha folhas de jambu guarnecendo!
Costelinha de porco com feijão de corda e maxixe. Fui “obrigado” a comer as minhas costelinhas e as da Dé pois ela não come carne. Já eu, como e muito !!! E tava bão demais, sô!
3 – Sobremesas
Flan de queijo branco e bacuri. Bom, bom, bom, bom… e bom.
Este doce foi um “mimo” que o Edinho preparou pra gente mas, infelizmente eu não anotei o nome. Só sei que é gostoso demais, são como coquinhos e tem sabor de côco (dammm!)! Se alguém tiver ideia, help me?
Quanto as bebidas, foram servidas caipirinhas de várias frutas brasileiras, prosecco e dois vinhos brancos (um chileno e um italiano) que eu também não anotei o nome mas que eram muito bons.
Resta dizer que este evento é muito mas, muito bom e a Carla merece todos os elogios por ter uma inciativa tão especial. O clima do pessoal que estava lá, o ambiente, o astral estava altíssimo.
Ainda tomamos um cafezinho ( ninguém é de ferro…rsrs) acompanhado de um bolo de mandioca com coco, conversamos mais um pouco e fomos embora muito bem alimentados tanto no corpo quanto principalmente na alma.
E também já pensando no próximo evento que será em 28/05 com um encontro com a cozinha thai do chefe Marcos Sodré do Sawasdee de Búzios e RJ.
Até! (Pelo menos, nós certamente estaremos lá!)
.
Há 9 comentários
Muita inveja nessa hora… kkkkkkkk
Aqui na província isso é muuuito raro! No máximo, temos encontros assim numa escola de gastronomia, cujas aulas pararam desde o ano passado!!!
Ô coisa chata morar no “interior”!!!
Abs.
Edinho é de uma competência fantástica e o Manacá é de ficar de joelhos. Vale a viagem com retorno e retorno.
Edu! Que maravilha isso! Bem que vc tinha me avisado que esse encontro seria maravilhoso…
Que bom que você gostou das dicas da Paula Souza. Depois do passeio, quero ver suas novidades aqui no seu blog.
Bjs!
Estou aqui encantada com aqueles tajines lá no alto da estante. Fiquei imaginando o que o Edinho prepara neles….quero saber.
Tudo perfeito.
Bjs.
Ei, ô, pera lá: isso aí é tudo foto do MAM de NYC. Só pode! Cara, que coisa mais incrível!!!
Curti os camarões, que são de comer, sair e pagar mais um ingresso, depois, hahahahaha…
Agora, tomou tudo isso e voltou pra casa de motóra né Eduzão? Hehehehe, eu num ‘guento tanto 😎
Abração, e que espetáculo!!!
Magnifica reportagem!
Na primeira foto ao lado dos tajines são cataplanas?
Beijoca
Maravilhoso, delicioso, saboroso! Depois so’ ver a cara do quiabo e do caju, estou aqui babando! Mais? E’ a alegria de todos voces! Parabens, parabens! maria
Demais de bom esse jantar…comeria quietinha esse tartare e a costelinha. Aliás, acho maxixe um belo legume, pena que não é muito usado (também não é tão fácil achar).
Como a Fabrícia, aquelas panelinhas de cuscus e tajine são lindas, quero uma para mim! 😀
Márcia, em compensação aqui no Reinado SP temos este tipo de evento aos borbotões. Este da Carla por exemplo, já está marcado mensalmente até o final do ano !
Michel, lá no Manacá, o lema do Ricardo Freire vale e muito : viajar é uma grande refeição e comer num bom restaurante é uma pequena viagem ! A “viagem” ao Manacá é linda graças ao lugar e ao Edinho. E ele é um tremendo boa praça !
Rê, a comida estava muito boa mesmo. E o ambiente, melhor ainda ! Ver o Edinho, a Carla e a Carolina trabalhar, é como aquela propaganda do cartão. Não tem … E vamos na Paula Souza no sábado !
Fabrícia, na verdade o espaço é da Carla do Carlota. Portanto, os mini-tajines são dela e é até bom, pois a comida dela é muito mais étnica e certamente, ela deve fazer “loucuras” com aquelas peças. Na próxima vez que a ver, vou perguntar.
Diogão, o motora fui eu mesmo ( são muitas quartas de treino, rsrsrs). Mas a minha teoria é a seguinte : se você beber com calma, degustando ( ou seja, pouco) e comendo alimentos de primeira, o efeito do álcool diminue bastante. De qualquer maneira, só dirijo se percebo que estou legal! Mesmo porque, a Débora sabe me controlar muito bom !
E vamos lá, tá chegando a hora !
Marizé, são cataplanas, sim e também perguntarei a Carla onde ela as utiliza !
Maria, foram todos estes adjetivos mesmo! E com esta qualidade de tudo, só ficando bastante alegre mesmo. Grato pela passagem !
Emília, você que gosta, não deve perder o próximo. Me parece que as reservas estão se esgotando. E analisando friamente, a Carla deveria lançar uma linha de utensílios iniciando pelo mini-tajine. Eu mesmo compraria um, fácil, fácil.
E tem gente que acha que maxixe é um tipo de música antiga (rsrsrs)!
Abs a todos e bom feriado !