Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – 5º interblogs: márcia, fouet et dcpv.

dcpv – da cachaça pro vinho – 5º interblogs: márcia, fouet et dcpv.

número 179
14/05/08

 dcpv – 5º interlogs: Márcia, Fouet et dcpv.

Ser pernambucano é: considerar Reginaldo Rossi um rei.

Guardadas as devidas proporções, realizar um inter-blogs é semelhante a planejar (e ter) um filho!
E não é que a Márcia , a blogueira famosa e super-bem-humorada (é dela a maior densidade de KKKKKKs da comunidade gastronômica) conseguiu o feito de fazer as duas coisas simultaneamente?
Ela está grávida e ao mesmo tempo se viu com a missão de sugerir um menu completo pros bebês-chorões, nós mesmos!

Tudo começou com a possível indicação de um jantar tipicamente pernambucano (ela mora no “Ricifi”!): buchada de bode, sarapatel, sangue de porco, etc. Tava na cara que não ia dar muito certo e que nós aumentaríamos a “imensa” lista (dobradinha e arraia) de ingredientes não aceitáveis na nossa mesa.
Liberei a Márcia da obrigação totalmente pernambucana e daí surgiu o que eu chamei de um menu pernambuco/fusion com frutos do mar, tapiocas, arroz basmati, molho cítrico e cartola. Ou seja, com a cara da Márcia, a nova mamãe do “pedaço”!
Como ela mesmo escreveu : “o menu é : Meio Nordestino, meio litorâneo, absolutamente Márcia Mariano“.

E assim chegamos ao resultado final após vários e-mails trocados com muitas frases engraçadas e muitos KKKKKKKKs e rsrsrsrsr.
Enfim, o menu nasceu! Bastaria fazê-lo e degustá-lo! Vamos lá!

Ser Pernambucano é gostar de comer caranguejo.

K – Entradas

Uma caipiroskinha de graviola com Absolut 100 pra começar os trabalhos (estava frio !!!)

KK – Tapioca com creme de Abóbora e Carne de Sol

Fazer tapiocas redondas em panela antiaderente. Passar um creme de jerimum nelas. Este creme é formado pela abóbora, creme de leite, requeijão e manteiga de garrafa. Já a carne de charque, dessalgada e desfiada, é colocada numa base de cebola frita na manteiga de garrafa. Já no apagar das luzes, jogue o cheiro verde bem picadinho!” A descrição é da Márcia.

Pra montar é só passar o creme na tapioca, colocar a carne e aí é a gosto do freguês. Arretado !

  

KKK – Casquinho de siri

Equação da felicidade: siri + limão + cebola + pimentões verde e vermelho + alho + coentro + azeite + extrato de tomate + azeite de dendê + farofinha de manteiga de garrafa polvilhada por cima = huuuummm! Belo casquinho! Supra sumo!

Tomamos um belo Rosé Rio Sol 2007 que disse ó xente pra nós e, nós respondemos que ele era “ácido, abre-alas, solar, cobreado“.

Apesar de (ainda) não sermos patrocinados, a ideia foi ter vinhos que fossem produzidos o mais próximo possível da casa da Márcia: os Rio Sol que são feitos no Vale do São Francisco!

Ser Pernambucano é: tomar água de coco na praia .

KKKK – Principal

KKKKK – Camarão empanado com Pistache ao Molho de Graviola e Arroz Basmati com Pimenta Rosa

Modus Operandi (é isto mesmo! A Dra Márcia colocou em cada receita o “modus operandi” dela. Data venia!): empanar os camarões rosa VG marinados em limão, sal e lemmon pepper numa sequencia de farinha, ovos batidos e crosta formada por pistache, nozes e biscoito cream cracker. Frite! E aproveite a crocância do camarão que é muuuito bom!
Ela indicou dois molhos e eu fiz os dois. O primeiro com shoyu, mel e suco de laranja. Salgado e bom! O segundo com polpa de graviola, mel, sal e creme de leite. Adocicado e bom! E um belíssimo arroz Basmati com pimenta rosa pra acompanhar. Aromático e bom!

E com o vinho branco Rio Sol 2007, um vinho “delicado, Richarlyson, sunflower, só faltou as buinhas“, segundo os leoninos, nós mesmos, tudo ficou perfeito! É o cão chupando manga!

Ser Pernambucano é: preferir boteco a fast food !

KKKKKK – Sobremesas

KKKKKKKK – Cartola e Bolo de Rolo com Sorvete

Pra fazer a Cartola é só fritar a banana cortada longitudinalmente em manteiga de garrafa abundante. (A Márcia escreveu: não vá me usar óleo, heim! E continuando o parêntesis, as receitas dela são muito engraçadas, pois quando você está fazendo parece que ela está do seu lado dizendo :”olha a manteiga”, “não use isso “, “faça assim“. Parodiando a Márcia, KKKKKKKK !).
Bom, voltando a receita, frite uma fatia de queijo de coalho. Aí é: banana por baixo, queijo de coalho por cima e acabamento com açúcar ( eu usei o meu com fava de baunilha). Ficou demais!

Ainda comemos sorvete com uma fatia de bolo de Rolo (não é rocambole e muito menos, “recambole”!) que a Márcia gentilmente nos mandou .

Acompanhamos cor um espumante Rio Sol Demi-Sec 2007 que fez todo mundo se sentir “os tampas de Crush“!

Ainda terminamos o banquete comendo bolinhos de goma (deliciosos e entendemos o porque do vício da Márcia) e Nego Bom, ambos …

… enviados por ela no que chamamos de kit KKKKKKK.

Quanto ao famoso presente virtual, fica a foto de uma bela ….

… praia, onde normalmente, todos nós sentimos  bastante o alto astral que a Márcia comumente demonstra ter.
Bom, a farra está acabando!
Mais uma vez o nosso muito obrigado à Márcia pela simpatia, pela comunicabilidade, pelo acerto na indicação deste maravilhoso regabofes ou seja, por tudo!

Ser Pernambucano é: ser rubro-negro até morrer !

E com a frase acima que é do marido da Márcia, o Marco Aurélio que é fanático pelo Sport Recife, encerramos o ciclo do que é ser Pernambucano. Pensando bem, nós seríamos facilmente Pernambucanos e só trocaríamos o rubro pelo alvi (Timão, ê, ô!). No restante, concordamos com tudo !

Ah! Agradecemos (especialmente a Dé) a Mainha Rita por ter nos mandado os porta-guardanapos tão lindos e que serão guardados (e usados) com bastante carinho. Estamos até pensando em lançá-lo como o primeiro produto da grife dcpv de artigos finos para a sua cozinha!

Até o próximo Inter-Blogs que será em junho com a Luna do Quiche de Macaxeira.

E que tudo dê certo para todos nós!

PS – Você quer saber o que significa afolosado, alcatifa, arengar, biliro, gabiru, gréia, malamanhado, marretar, munganga, pantim, peitica, tabelier, xêxo, arretado, supra sumo, tampa de crush, cão chupando manga, etc? Peça pra Márcia te enviar (ou melhor, postar no Fuet) o dicionário Pernambuquês pra Turista Entender. É muito engraçado!

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 21 comentários

  1. Que maravilha! Dá vontade de provar! Pena que aqui não tem a menor hipótese de replicar esse menu, com tantos ingredientes que nunca encontraria. Fica no sonho e na vontade de voltar um dia ao Recife e provar essas coisas boas!

    Parabéns por mais uma parceria incrível!

  2. Que banquete! Eu nao conheco quase nada do Brasil e tenho muita vontade de conhecer Pernambuco, Ceara, entre outros lugares. A Marcia caprichou, assim como voces, colocando o menu dela em pratica. Quanta comida boa, temperada com o melhor tempero do mundo, que eh o bom humor!

    Parabens Marcia e confraria!
    Abracao pra todos! 🙂

  3. Eu acho que já tinha visto esses camarões apetitosos lá no Fuet, vou verificar melhor!

    Bem pelos vistos a Márcia para além de uma excelente cozinheira, é uma boa humorada de primeira.
    Fiquei mesmo curiosa com esse dicionário.

    Parabéns mais uma vez à confraria e ao fotógrafo de serviço.

    Beijo

  4. É o que a Mariana diz, é uma pena não poder replicar esse menu aqui em Portugal, pois está espectacular. Parabéns a todos: não só o menu, como a apresentação de cada prato estão dignos de restaurante estrela Michelin…só que as doses estão mais bem servidas (felizmente!) 😉

    bjs

  5. Edu, meu caro… Não é porque este cardapio teve meu dedinho, ams esse post ficou insuperável!!!
    KKKKKKKKKKKKK
    Quer dizer, as comidas com certeza vcs ainda provarão muitas melhores, mas vamos combinar que a narrativa + fotos ficaram sensacionais!!!
    Fiquei honradíssima com o convite, e extremamente feliz por vocês terem gostado do cardápio, dos sabores e do Kit KKK.
    Mas querem saber o que mais me fez rir? o vinho Richarlyson!!! Senti uma direta contra os São Paulinos, hein!?!?!?!
    E marizé, vc já viu mesmo os camarões por lá. É que como podia ser uma receita minha, nada melhor que mandar a única que foi testada e aprovada além dos domínios de minha própria casa, né? (essa receita foi a que me classificou num concurso de um jornal local).
    Abraços a todos da confraria, e quando Guigão nascer, eu me “inscreverei” para outro Inter-blogs, dessa vez com papinhas para Crianças!!!
    Ah, mainha e MA tb adoraram, e mandam abraços fraternos e orgulhosos!!!

  6. Caro Eduardo,

    Muitos parabéns por mais este Inter-blogs!

    Quem havia de dizer que meus avós de Pernambuco comiam coisas tão boas? Já sei donde me veio a veia gulosa … e o descalabro na linha!

    Abraço

    Luís Pontes

  7. Mariana, deve ser difícil reproduzir este menu aí em Portugal. Mas, acho que a grande sacada é pegar o espírito da coisa e improvisar . Se bem que, como a própria Márcia disse, tem algumas coisas que só no Recife mesmo !

    Fer, a verdade é que cada um dos Inter-Blogs, a seu jeito, teve uma particularidade e a sua personalidade. E pra sorte nossa, fica parecendo que o nível ou é o mesmo ou, está aumentando. Agora, o bom humor foi latente mesmo !

    Marizé, os camarões são uma delícia mesmo! Bem humorada é apelido ! E a fotógrafa de serviço, a Dé, agradece os elogios !

    Nana, grato pelos elogios. E darei uma passada lá no Manga com Pimenta também !

    Pipoka, deu pra perceber que aqui não comemos pouco, né ? E agora, Michelin ?

    Márcia, a homenageada ( se bem que o prazer foi todo nosso !). E quanto ao “Richarlyson” foi exatamente porque o vinho era bem “fresquinho” mesmo !
    Muito bom que o Marco Aurélio, a Mainha Rita e o Guigão gostaram do post. Quer dizer que já posso colocar um menu só de comidas infantis pra abril de 2009 ? (rsrsrs)

    LPontes ( puxa isto aqui está virando uma verdadeira panelinha ! Só tem participantes dos Inter-Blogs com exceção da Nana que se quiser entrar é só avisar !), certamente a tua veia luso-pernambucana afloraria se você estivesse por aqui degustando estes belos pratos !

    Abs a todos ! E até a semana que vem ( vamos dar uma passeadinha ! Afinal, ninguém é de ferro !)

  8. Só não dá para “levitar” depois de tanta comilança. Muito legal e fiquei com água na boca só de ver o bolo de rolo… sem falar no resto.

  9. Estou com a Agdah. Só de ver o rolo até fico doente. Que coisa Edu… Super querida a Márcia envia-vos essas delícias. Mas o camarão empanado… Oh my god! Eu tenho mesmo de conhecer o Brasil!! Pior é escolher os destinos porque face ao tamanho do país a gastronomia deve ser bem distinta nos diferentes locais. Estou baralhada… :o)

    Parabéns à Márcia e aos bebés-chorões (o que eu me ri)! :o)

    Beijos

  10. Eduardo, digo agora que o Nordeste foi bem representado, já que sou uma cearense quase fajuta (rs, ou melhor, kkkkk).
    Como não sou uma pessoa de frutos do mar fiquei de olho na tapioca, deu uma vontade…
    Estou aqui ansiosa pelo dia 4 (por sinal um dia depois do meu aniversário, olha só?)
    Parabéns à Márcia, sou fã dela! Beijos!

  11. Hummmmm… banquetão mesmo!!!!

    Para mim também não irira funcionar a buchada de bode, sarapatel e sangue de porco…. vixe… credo-em-cruz… tô fora!!!! Será que realmente existem pessoas que comem e gostam disso??? Tenho minhas dúvidas… haahahahaha

    Como sempre os pratos e a decoração ficaram perfeitos!!!

    Bjundas

  12. Voltamos da Big Apple. Portanto, aguardem novidades gastronômicas de (literalmente) primeiro mundo !

    Márcio, o menu holandês está na minha lista de espera. Quando for executá-lo, nós conversamos ! E a Márcia mandou muito bem no Pernambucano/”muderninho” !

    Agdá, não só não dá pra levitar como dá pra arrumar um empreguinho de âncora de navio ! Oooooommmmmmmmmm !!!

    Michel, fazer comida brasileira e de brasileiros é muito legal mesmo ! Você bem que podia dar uma aula pra nós indicando um menusinho básico, né professor ?

    Migas, se prepare pra viajar mais de um mês e mesmo assim, ainda vai faltar bastante coisa pra ver e comer. Agora, passando em SP, pelo menos um lugarzinho bom você já tem pra ir comer : aqui, no DCPV !
    Ah! Os bebês-chorões já foram bem alimentados e agora estão dormindo bem sossegados !!

    Luna, como dizem por aí, o aniversário é seu mas quem ganha o presente somos nós ! (rs ou melhor, kkkkk!). E mais uma coincidência (ou quase), este jantar será um dia antes do aniversário da Dé !

    Aline, não só tem gente que come como, adora este tipo de prato. Eu vou confessar que fiquei curioso em experimentar mas…. Quem sabe uma moqueca de bode! (rs ou melhor, kkkk!)

    Abs a todos !

  13. Que espetáculo de cardápio! Estou aqui morrendo de fome! Acho melhor sair desse blog 😆
    Vocês todos merecem aplausos 😉

  14. Hola Edu!!
    Que fantastica comida,
    Maravillosa.
    Como me alegro de leerte.
    Sabes…
    Yo posteo cada día, pero ahora intento ser vegetariana, y mis recetas son asi.
    He abierto un blog vegetariano.
    Este es mi blog principal
    http://www.margot-cosasdelavida.blogspot.com
    y en el vegetariano no hay muchas cosas, pero si mucha informacion de cada ingrediente y sus propiedades con enlaces a Links.
    Tengo varis recetas por colgar, pasate otro dia.
    Este es el vegetariano.
    http://veg-etari-an-margot.blogspot.com/
    En los dos tengo bocados en miniatura, con Tempe, Seitan, y Tofu, ahora mi cocina es asi.
    Pero es igual de creativa.
    Hoy he hecho un gaszpacho con fresas, que estaba muy bueno, y ensalada con fresas.
    Y eso que me preguntas …
    Si, son pipas de girasol, son muy buenos los germinados de pipas, y decora el plato muy bien.
    Me alegro de leerte.
    Bedos Edu.
    Margot

  15. Emília, o negócio não é sair do blog. O negócio é reproduzir este cardápio que foi perfeito !

    Karla, estava em dívida mas já coloquei o As Marias no blog roll. E a Márcia, acertou a mão mesmo.

    Margot, quer dizer que você é veggie, agora. Vou colocar o link por aqui, e certamente, uma grande fã você conseguiu pois a Débora é super (e quase, existe isso ?) veggie ! E ainda vou fazer uma noite só de tapitas ( e agora veggies) pra nossa turma !

    Abs a todas !

  16. Olá..

    Sem querer caí aqui no eu blog e gostei mto! Parabéns!

    Quem é o autor do blog, ou melhor..quem é vc? rsss

    Abraços

    Simone

  17. Simone, muito bom que você gostou do blog. O autor sou eu ( esta foi boa !), Eduardo Luz, e ainda não estou tão famoso pra precisar fazer uma biografia mas todo o DCPV é um relato das experiências gastronômicas que nós (eu, minha esposa e minha filha) temos em restaurantes/viagens/eventos ou nós ( eu, minha esposa e fotógrafa Débora, o meu irmão Déo e o meu compadre Mingão com a presença de bissextos convidados) temos nas nossas reuniões às quartas-feiras.
    Abs.

Dê a sua opinião, please!