Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – putz, extra de novo – wine dinner antinori

dcpv – da cachaça pro vinho – putz, extra de novo – wine dinner antinori

putz, extra de novo
03/05/08

dcpv – Wine Dinner Antinori

O mundinho gastronômico está pegando fogo em São Paulo! Estão borbulhando jantares especiais, encontros gastronômicos, folias secretas e, consequentemente, várias oportunidades pra se ter contato com o mundinho e o mundão gastronômico.

E foi o que eu e a Dé fizemos novamente. Fomos ao Wine Dinner Antinori onde como o próprio nome diz, as estrelas da noite foram aos vinhos. A comida foi excelente (toda do restô Cantaloup que pra quem não conhece, é muito bonito também), mas os vinhos eram os artistas principais. E ainda mais quando entre eles está um super Toscano, o Tignanello I.G.T. 2004, segundo o próprio enólogo, o melhor Tignanelo feito até hoje !

Vamos aos fatos e fotos:
Iniciamos com alguns canapés e o acompanhamento do espumante Rio Sol 2007 (tá na cara que o jantar teve o patrocínio da Expand, né?)

Logo após foi servida a entrada: …

… palmito assado com camarões salteados ao molho de agrumes. Agrumes? Foi a mesma pergunta que eu fiz ao garçom. Ele, com muita boa vontade, mas mal informado, disse que não tinha ideia do que seria. Logo, logo voltou dizendo que o tal agrume eram nada mais do que frutas ácidas (limão, laranja, etc). Ponto pro garçom!

E com um vinho branco Bramito del Cervo Chradonnay I.G.T. Umbria 2006 que era frutado, intenso e leve segundo o cardápio do jantar (e que nós comprovamos!)

Logo após, uma Tartelette de Pato com Cogumelos: …

… gostosa e com uma massa podre muito boa!

Acompanhou um tinto Il Bruciato Bolgheri D.O.C. 2005 com agradável perfume de frutas vermelhas combinadas com toques de especiarias. Nós não conseguimos achar as especiarias, pois pelo visto, deveria ter lima kaffir seca!

Como prato principal, um carré de cordeiro com agridoce de cebola e purê de cará.

Que acompanhou o super Toscano Tignanello I.G.T. Toscana 2004, um blend de Sangiovese, Cabernets Sauvignon e Franc. O folheto diz que ele é encorpado, concentrado e aveludado e nós, eu e a Dé, dissemos : “strong”. Vale cada centavo dos muitos que custa cada garrafa!

E pra encerrar a noite (do jeito que a coisa vai, vamos ter que aumentar e muito a carga dos exercícios!), uma Delícia de Banana com camadas refrescantes de Coulis de Maracujá (porque que algumas receitas tem que ter o nome tão grande?). Resumindo: um bom sorvete de banana com uma espuminha de maracujá.

Servido com um espetacular (grifo nosso!) Muffato della Sala I.G.T. Umbria 2004, um vinho com uvas atacadas pelo fungo Botrytis Cinerea (isto tudo é coisa pro Luiz Horta !!), ingrediente dos famosos Sauternes. Um belíssimo vinho de sobremesa!

Com essa banho da cultura de Bacco, encerro mais uma edição especial do dcpv em terras paulistanas.
E antecipando um pouquinho teremos brevemente uma aula da Ana Luiza Trajano do Brasil a Gosto, o SPF&W  e porn food de primeira diretamente da Big Apple! (precisamos aumentar mais um pouquinho a carga dos exercícios!)

Até !

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 8 comentários

  1. Sobre vinho sou “um zero à esquerda” mas com as visitas ao DCPV vou a pouco e pouco alargando os meus conhecimentos 🙂

    Agora: tartelette de pato com cogumelos?!?! Essa deixou-me com curiosidade suficiente para um ensaio…

    Bj e bom fim de semana

    P.S. Eduardo, não me totures com a ideia de um menu só com chocolate, olha que me dá um “chilique”

  2. Marizé, a chocólatra inveterada. Sabe que a Dé e a Re tem também estes “arroubos chocólatros” de vez em quando. Na verdade, este jantar em termos gastronômicos não foi a 8º maravilha do mundo! Valeu mais pelos vinhos mesmo !
    E o Francisco, está louco pela receita do molho de chocolate! Quando você vai publicá-la ?

    Francisco, este palmito com camarões foi o ponto alto da noite. E já, já te mando as receitas além da que a Marizé vai publicar lá no Tachos ! Pelo visto, você vai cansar de comer molho de chocolate (rsrsrs).

    Abs a todos.

  3. Edu, adoro passar por seu blog para saber as novidades que rolam em Sao Paulo. Adorei o Carlota, entrei no site e o menu me entusiasmou, parece tudo de bom. Proxima vez que for a Sampa com o marido vou experimentar. Se voce gosta de vinhos encorpados e ja’ que faz frio, prove qualquer dia o Amarone, italiano. Bom final de semana, abracos, Maria

  4. …mas o que seria desses eventos sem a contribuição fotográfica da Dé?

    Peanuts, eu diria, hehehehehehehe.

    Show demais Edu. Parabéns novamente pra vocês. Que casal de bom gosto esse hein?! 😎

  5. Maria, grazie pelos elogios. E se der vá ao Carlota pois a Carla sabe das coisas ! E boa dica : sabe que eu não provei o Amarone ainda !

    Diogaço, os eventos seriam bons mas bem mais feinhos !!! Estamos esperando a nova Destemperada por aqui !!
    E o Colorado está devagarzinho, heim ! Perdendo pra Lusa !!

    Abs

  6. Lea, tem que montar uma rede muito extensa de informantes!!! ( ou seja, eu mesmo fuçando em jornais, revistas e me cadastrando em vários sites).
    Abs.

Dê a sua opinião, please!