Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – carlota – gastro pop – etapa 4

dcpv – da cachaça pro vinho – carlota – gastro pop – etapa 4

lá vamos nós de novo
26 e 27/06

Gastro Pop
Etapa 4
Cozinha Caiçara
Studio 768 e Carla Pernambuco
27 de junho de 2008
Chef convidada : Ana Bueno

Pequeno preâmbulo: eu não sou muito de chegar cedo nos lugares. Por incrível que pareça, nos Gastro Pop anteriores (o Persa, o Brasileiro e o Thai), nós, eu e a Dé, chegamos sempre cedo. Pra você ter uma ideia, no Thai (por desencontro de informações) chegamos 1:15 hs adiantados. O Marcos Sodré não estava nem preparado ainda … rsrsrs.

Pois bem, nesse, nós exageramos. Por minha única e exclusiva culpa, chegamos 24 hs adiantados. Não sei daonde eu tirei que o evento seria no dia 26/06!
A sorte é que o Carlota é bem na frente e duas taças de vinho (tá, ficamos mais de duas horas lá !), um mix de entradas brasileiras e um mix de rolinhos depois, voltamos pra casa felizes e pensando como seria este Gastro Pop Caiçara.

 

E como sempre, foi muito bom. Começou pelo belo texto do Eduardo Logullo no lindo encarte sobre a cozinha Caiçara: “os caiçaras se espalharam por todo o litoral de SP e região sul do Rio, deixando marcas em IlhaBela, Caraguá, Ubatuba, Mongaguá, Itanhaém, Ilha Comprida, Peruíbe e Paraty. Esta última cidade hoje é o ponto mais importante da reinvenção das tradições culinárias da cozinha caiçara. Graças à inventividade dos chefs de Paraty, voltaram à mesa receitas como peixe azul marinho, peixe na areia, camarão casadinho, manuê de bacia, massapão, paspalhão, café com caldo de cana e até o inevitável pé-de-moleque.”

Historicamente a agricultura regional complementa a alimentação diária dos pescadores, sendo que a principal componente é a santa farinha de mandioca (né, Neide !), onipresente nas refeições“.

A Ana Bueno é chefe e proprietária do Banana da Terra (e autora do livro acima), um belo restaurante de cozinha brasileira localizado em Paraty e considerado pela revista Prazeres da Mesa, um dos 50 melhores do Brasil. Nós já fomos lá em 2002 mas segundo a própria Ana, foi feita uma grande reforma depois disso e o restô está muito mais bonito, além de participar também da Associação da Boa Lembrança. Taí um bom programa: ir a Paraty e comer no Banana da Terra!
Por sinal, a Ana é simpaticíssima e respondeu galhardamente a todas as perguntas que eu fiz além de contar todos os segredos das suas receitas. Se alguém quiser alguma delas (ou todas) é só avisar!

Bom, vamos aos pratos servidos no 4º Gastro Pop, a cozinha caiçara da Ana Bueno .

Entradas

Cestinha crocante ao curry com milho, camarão marinado, cebola e pimenta.

Praticamente um ceviche caiçara. Muito bom.

Bolinho de carne seca com paçoca de banana e geléia de frutas.

Delicioso ainda mais com o contraste agridoce.

Mouffins de aipim com creme de siri gratinado.

Gostoso e parece uma queIjadinha salgada caiçara.

Terrine de linguiça caseira e cogumelos da serra.

Um bolo salgado e muito bem temperado.
Esta foi a fase em que ficamos na cozinha observando a Ana, a Carolina Brandão e as auxiliares trabalharem. Aí fomos pra mesa (ela é única) onde os pratos principais seriam servidos.

Começamos com Capuccino de palmito pupunha

Sopinha leve e com mussarela desfiada no fundo.

Serviram um bom vinho branco (chileno ou argentino) e também não me lembro do produtor.

Lombo de robalo com manteiga de ervas e banana da terra.

Este robalo anda nos perseguindo. E ainda bem pois é gostoso demais!

Polenta de farinha de Paraty , frutos do mar e caldinho de camarão com folhinhas de caruru.

 

Polenta de fubá com frutos do mar (lula, camarão, polvo) al dente. Pra mim, um dos melhores da noite!

Ah! Serviram também um vinho tinto com as mesmas características do branco: não sei nada sobre ele, mas era bom.

Como sobremesas:

Massapão

Parece realmente uma massa de pão doce assado ou melhor, um bolo muito gostoso com textura de “encruado”. E uma bela calda de maracujá pra acompanhar.

Sonho de aipim recheado de goiabada e catupiry e sorvete de goiaba.

Gostoso e uma versão caiçara do suflê do Carlota !

Resumo: Mais um acerto da Carla na escolha do tema pois a comida caiçara da Ana é simples, gostosa e resgata bastante a genuína comida brasileira.

Pra terminar, fique com mais um belo trecho do texto :
E na hora da sobremesa, quem comanda é dona batata doce. Ela se junta, toda feliz e bonachona, com outros dois colegas de tacho : o coco e a jaca. O capítulo doce não se encerra aí. Na roda dos caiçaras aparecem broas de milho e pés-de-moleque (sem amendoim, com melado de cana, farinha de mandioca e gengibre ralado, receita do tempo dos escravos). Os termos “light” e “diet” são palavrões cabeludos na cozinha deles. Por isso o caldo de cana e o melado circulam muito à vontade, combinados com traiçoeiras e sedutoras cachaças. Embarque nessa canoa. E vida longa ao povo caiçara.”

Vida longa pra todos nós! Que venham outros Gastro Pop!

Até!

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 14 comentários

  1. Todos esses pratos são uma revelação, pois meus conhecimentos sobre gastronomia regional Brasileira são ínfimos. Felizmente que posso vir aqui aprender convosco..pena que não dá para provar.

    bjs

  2. Jesuuuus, eu PRECISO desses muffins!!!
    Parecem deliciosos, bem o que eu gosto de comer…
    Esses eventos do Cralota estão se superando, né? Aff, q inveja…
    Abs!

  3. Nina, se quiser a receita é só avisar. Ela é bem fácil mas é muito leve e gostosa.

    Pipoka, pena mesmo pois a comida estava boa demais. E quem sabe um dia não fazemos uma grande prova destas comidas !!! (olha a megalomania !!!)

    Márcia, estão mesmo e a própria Carla já nos deu o Carlota’s Card que dá direito a uma Gastro Pop gratis a cada seis que n´so formos. E cuidado que você não pode ficar com desejos !!

    Abs a todas.

  4. Eu estou pra ir num gastro pop, vou ver depois quais ainda estão por vir e vou reservar!

    Vc não precisa me mandar todas as receitas, como se propôs a fazer, mas pode me falar aonde encontro o livro, livraria cultura mesmo?

    Abraços edu!

    ps: fiz o molho de chocolate, ficou muito bom, surpreendi o pessoal la de casa…

  5. Ah… Passe um CC da receita do sonho para mim também. Eu fiquei a sonhar com ele. Fiquei intrigada com as “folhinhas de caruru”… Nunca tinha ouvido falar. Depois de um jantar desses, há que se voltar para casa super feliz, mesmo tendo trocado o dia.

  6. Francisco, este livro na verdade é um livrinho com histórias sobre a culinária escolhida, o menu, as receitas e ele é editado pela Carla só pro evento ! Portanto, ou eu mando ou você não vai conseguir as receitas !!

    Agdá, vou passar pra você a receita no mesmo esquema. Quanto as folhas de caruru, são folhas de um matinho com gosto de mato.rsrsrsr. E voltamos bastantes felizes se bem que com esta nova lei do álcool foi impossível tomar a quantidade normal de vinho ( um copinho a noite toda é covardia ! Mas, resisti galhardamente !!)

    Leá, também mandarei a receita ( tomar que a Carla não me processe!). E o próximo evento no Stúdio será Indiano.

    Abs a todos !

  7. Eduardo, delícia de jantar, a cozinha da Ana é saborosíssima mesmo…da última vez comi a lula com banana, uma coisa maravilhosa. O engraçado é que teve uma época em que eu cismei de me casar em Paraty e um dos meus primeiros contatos lá foi o da Ana para buffet, que aliás foi simpaticíssima. Pena que não deu certo (casar lá, não o casamento em si!), mas ‘we’ll always have Paraty’ :mrgreen:

  8. Emília, a Ana é muito gente boa mesmo e não tem a empáfia que alguns “grandes” chefes tem.
    E pra informar, haverá um Gastro-Pop Indiano no próximo dia 26 (sábado) com a Meeta Ravindra. Nós faltaremos a este por um motivo de força maior : estaremos no Canadá. Portanto, espero que alguém vá e consiga passar o que será esta noite ! (já tenho uma informante infiltrada, a Carolina, que me passará o livrinho e se possível, algumas fotos !).

    Abs.

  9. Ai, Eduardo, nem me fale nesses gastro pops…Ficamos loucos para ir lendo os seus posts, mas as prioridades estão focadas em outra coisa…(viagem! viagem!)
    Aliás, bons preparativos para o Canadá! 😀

  10. Eduardo,
    O seu blog é uma delícia!!!
    Já que você disse que se alguém quisesse todas as receitas da Ana Bueno era só avisar. Estarei esperando ansiosa por elas.
    Obrigada,
    Eliana

  11. Eliana, legal que você gostou do DCPV. E vou passar o teu e-mail pra Ana Bueno. Ela, certamente te mandará todas as receitas !
    O próximo Gastro Pop é o da Borgonha com o Bassoleil !

    Abs.

Dê a sua opinião, please!