segunda visita
22/06/08
dcpv – Casa dos Cariris II, o retorno
E-mail da Lourdes. Dia 19/06. E começava assim:
Domingo 22 de Junio
13:30 e 15:30
Casa dos Cariris
Cebiche em Cítricos
Costelinhas Palaviccini em recaudo negro, p/ molhar em salsa roja de habanero picante
Chupe de Camarones, uma cortesia da Carla Pernambuco que trouxe de Lima, miquerida Lima, ingredientes adorados
Chilaquiles bem picantes
Cordeiro no tomate verde e folha de abacate
Pensamos: ôba ! Vamos lá só que estávamos com reforço em casa: a Luma e a Bia (nossas sobrinhas já que os pais estavam “sofrendo” em Barcelona) e a Re (nossa filha) que já está de férias da ESPM (ô vidão!). A Dé entrou em contato com a Lourdes e ela “liberou” a nossa visita pras 15:30 hs, o segundo turno. Pronto, tudo resolvido e o negócio seria esperar pra comer (de novo!) a melhor comida mexicana de SP.
Agora, todo e-mail da Lourdes é uma verdadeira fonte de boa literatura com informações interessantes e contadas de uma maneira bastante particular. Neste caso, o personagem central, foi o Prof Palaviccini que segundo as palavras dela:
“Quando eu o conheci, ele já era uma lenda. Várias vezes o seu nome tinha sido mencionado nas longas horas de conversa na mesa depois de uma refeição prazerosa (verdadeiro patrimônio invisível mexicano, as prolongadas e conversadas sobremesas nossas). Viajante, embaixador orgulhoso da cozinha mexicana, bebedor melancólico…. Mas era, sobretudo, grande cozinheiro, generoso e delirante “.
Maravilha, né? E tem muito mais mas, aí é entrar na lista e além de comer muito bem você ainda receberá estes e-mails muito bons onde, invariavelmente, estarão escritas algumas belas histórias sobre um belo tema.
Bom, começamos pedindo as nossas bebidas: Águas de Jamaica, Refresco de Mezcal, Batidita Pancho Villa e Margaritas Clássica e de Tamarindo.
E um belo guacamole pra aquecer os motores (estava “fffrrrrrioooo”!). Note-se que o guacamole da Lourdes não tem tomate e nem coentro. Bom demais!
Sentamos numa mesa na varanda e resolvemos fazer, por nossa conta, um menu “degustacion”.
Vieram:
Cebiche de cítricos
Chupe de camarones, um prato gostoso e bem diferentão. Parecia uma lasanha de tortillas. Tava tão bom que pedimos 2.
Chilaquiles verdes, bastante picantes, mas não tinha problema. Todos gostamos de pimenta!
E um cordeirinho no tomate que serviu pra Luma chupar todo o osso!
Será que estava bom ?
Todos, eu disse todos os pratos no mesmo nível (excelente) com um tempero (diga-se pimenta) bastante acentuado e paladar asteca/peruano. Ainda tivemos a intervenção da Carla Pernambuco, pois ela tinha acabado de voltar de Lima e “importou” alguns ingredientes especialmente pra Lourdes.
Cite-se que não foi possível comer as costelinhas Palaviccini, pois elas acabaram (foram dois turnos e comemos no segundo!). Paciência, não faltarão próximas oportunidades!
Eu me senti um verdadeiro sheik já ques estava com o meu belíssimo harém:
Que o diga o Felipe, esposo da Lourdes, que além de nos atender super bem, ainda nos contou a estória muito interessante duma galinha que ele tinha e a proteção que ela dava aos seus pintinhos pra que um pássaro grande (adotado por ele) não os pegasse! Boa praça, o Felipe.
Bom, mais uma vez, o divertimento foi garantido e a comida correspondeu à todas as expectativas. Vamos continuar aguardando um novo e-mail da Lourdes pra que tenhamos novas experiências gastronômicas e sensoriais tão intensas.
E, pra terminar, fiquem com mais um trechinho do texto da Lourdes sobre o prof Palaviccini:
“Os verdadeiros gastrônomos seguem os batimentos do seu coração. Agasalham lembranças e fazem da memória da cozinha uma conversa tocante de essências e nostalgias.
Estes gastrônomos pertencem a uma tribo só, a mesma dos corsários, dos visionários, desses chamados de doidos, loucos, inconformados. Palaviccini pertencia a esta raça.”
Não precisa falar nada, né?
Até !
PS e atualização – A Lourdes está participando do festival de Antojitos e Tequilas do restaurante Obá até o dia 04/08. Deve ser muito bom!
.
Há 6 comentários
Caro Eduardo, recebeu o e-mail que eu mandei hoje para você com os menus franceses…?
Abraço.
Edu,
Tem um convite para ti lá no moqueca!
Bjundas
Edu,
Maior prazer em dar dicas, bem vindo! Abracos,
Maria
Elvira, não só recebi como já temos o menu do nosso Inter-Blogs legitimammente francês definido. Agora é só aguardar a data ( 13/08) e …. degustar. Santé !
Aline, vou passar lá no Moqueca. Espero que seja uma moqueca bem temperada ! ( O Mingão e o Déo vão adorar !!)
Maria, já copiei a do sex-shop e daqui a pouco começo a pesquisar outras coisinhas.
Abs a todas !
E aki estou eu denovo. Parabéns pelo blog ! E mais uma vez, obrigada pela (ótima) estadia.
Luminha, minha querida sobrinha, grato pela passagem e comentários elogiosos. Nós é que estamos aguardando uma nova hospedagem e consequente ( sem trema!) visita à Casa dos Cariris.
Bjos.