carlotiano
26/07/08
dcpv – Gastro Pop Indiano com a Meeta Ravindra – não fomos mas adoramos!
Quem passa por aqui sabe que nós (eu e a Dé) somos clientes cativos dos Gastro Pop produzidos pela dupla Carla Pernambuco e Carolina Brandão lá no Studio 768. Não tínhamos perdido nenhum até agora: o do Carlos Siffert, o do Edinho Engel, o do Marcos Sodré e o da Ana Bueno.
Pois bem, não tínhamos! Coincidentemente, este Indiano com a Meeta Ravindra aconteceu justamente no dia 26/07 quando estávamos em Chicago no final das nossas férias que começaram na Costa Leste do Canadá. Mais precisamente, comendo (inclusive o cardápio!) no Moto do chefe Homaru Cantu. Mas isto é assunto pra outro post.
Voltando ao Gastro Pop, quem conhece e gosta de comida Indiana, também conhece e gosta da Meeta Ravindra, pois ela é uma autoridade na cultura hindu. “Cada menu dela leva em consideração o valor nutritivo de uma refeição, as propriedades ayurvédicas (medicinais) dos ingredientes e uma perfeita combinação pra satisfazer os mais diferentes paladares” . Palavras da Carla.
E como é que eu sei que foi bom se não comparecemos ao evento?
Primeira pista – Convenci a Carla a me mandar o livreto com o texto explicativo e as receitas. Afinal de contas, somos membros honorários dos Gastro Pop com direito a cartão Platinum e tudo o mais.
Segunda pista – Convenci a Carolina a me enviar as fotos que ela tirou e que por sinal, ficaram muito boas.
Terceira pista – O próprio texto que o Eduardo Logullo redigiu e que começa assim: “Índia. Pontos de exclamação. Falamos da nação que permanece como um dos principais fluxos de referência da humanidade. De lá viemos nós, os arianos, de lá brotou o budismo, de lá o Ocidente passou a compreender a grandeza cultural do continente asiático, de lá os europeus atingiram a China, de lá o paladar do planeta alcançou outros contornos gustativos“.
E termina assim: “Para encerrar, uma ode ao animal mais importante da Índia : a vaca. Este pacífico mamífero está no panteão das divindades do país também como principal reserva de proteína animal e de energia. Como assim ? Desse jeito: por não matarem as vacas, existe produção farta de iogurte e queijo além da produção natural do esterco usado para acender os fogareiros, comuns nas áreas rurais. A vaca está protegida por quase trinta divindades espalhadas nos diversos pontos do ruminante. Por exemplo: as tetas onde jorram o leite são cuidadas por Amirthabagaram. A deusa das tetas deve ser, portanto, a protetora dos doces e pudins, das tortas e dos crepes, das rasgulhas, dos gulab jamuns e das jalebi. E os preparados de iogurte, os lassi ? Melhor parar por aqui. Ou então se deixar levar pelos aromas indianos que pairam sobre tudo, sobre esta sala, sobre você e sobre o mundo“.
Quarta pista – As receitas que a grande mestra Meeta Ravindra preparou:
Entradas
Dahi Vara: bolinho de feijão Urad (indiano) com yogurte condimentado acompanhado de Imli Chutney (chutney de tamarindo com tâmaras) e Hara Dhaniya Pudina Chutney ( chutney de coentro e hortelã)
Pratos principais
Pulao – Arroz Basmati (o queridinho daqui de casa) com cravo, canela em pau, louro e ghee.
Mattar com Toovar Dal – ensopado de ervilha seca e ervilha indiana com condimento.
Aloo Sabzi – batata refogada com ervilha fresca, castanha de caju, uva passa, ghee e condimentos.
Tandoori Chicken – frango ao forno temperado com yogurte e condimentos.
Chapati – pão indiano preparado na chapa e assado sobre a chama do fogo.
Sobremesa
Gulab Jamun – bolinho de leite em pó com cardamomo e embebido em calda de rosas.
Resultado: Não estivemos fisicamente lá, mas com todas esta informações, certamente fomos alimentados espiritualmente por esta celebração! Portanto, não fomos mas adoramos!
E a julgar pela foto abaixo da Carolina e do Carlos, a diversão foi garantida!
Namasté!
PS – Teremos um Gastro Pop Japonês com a Mari Hirata no próximo 20/08. Já reservamos!
.
Há 6 comentários
É por isso que não conso de dizer que vc é chic de doer… mas vou me corrigir, VocêS, você e a Dé são chics de doer!!!
Bjundas
Mari Hirata é federal no assunto. Boas garfadas.
Eduardo , cheguei aqui atraves do blog Viaje na viagem .Lá vc falou que foi recentemente ao Canadá . Estou com passagens compradas para setembro . Gostaria de dicas e sugestoes ( hoteis, restaurantes,etc,etc ) Inicialmente nossa programacao será = 3 noites em MOntreal ; 2 em Quebec ; 2 em Ottawa e 4 em Toronto .
Alugaremos um carro . Desde já muito obrigado !
Grande Eduardo, o seu blog está cada vez melhor!
Passei para agradecer a preocupação.
Como depois da tempestade vem a bonança, regressei às lides dos blogs, espero que para ficar por muito tempo.
Um abraço de amizade!
Edu, quando estiver planejando sua viagem a Milao, de um alo por email, como ja’ disse, maior prazer em ajuda-lo no que for possivel. Abracos, Maria
Aline, qualquer dia destes nós vamos passar em Vitória só pra dar uns autógrafos, rsrsrs. Você é muito engraçada !
Michel, nós não somos muito fãs de comida japonesa. Quem sabe esta não seja a oportunidade pra começar a gostar bastante. Segundo a Carla, até gafanhoto caramelado terá no jantar !!!
Taysa, estou a disposição. E desde já, parabéns pela escolha do lugar pois o Canadá é um espetáculo. A única coisa ruim é o choque que você tem quando volta pra cá e percebe que tudo aquilo que tem lá existe mesmo e é de verdade !
Grande Scalabis ! Bom retorno. Sabe que você é um dos fundadores dos Inter Blogs e portanto tem lugar garantido no quadro de honra DCPViano !!
Maria, grato pela ajuda e pode deixar que eu vou perguntar muito sobre Milão !
Abs a todos !