número 187
13/08/08
dcpv – 8º interblogs – O Bistrot da Elvira no dcpv
Vou resumir o que aconteceu até agora nos Inter-Blogs (quer saber o que é ?): tivemos comida angolana, portuguesa, brasileira, californiana e indiana. Ou seja, tínhamos uma lacuna crítica: a mãe da gastronomia, a comida francesa.
Tínhamos, pois quando a Elvira topou indicar um menu pra nós, ficou a certeza que ele seria francês e dos bons. Estamos redimidos!
Afinal de contas, quem conhece o blog dela, o Elvira’s Bistrot, sabe que ali se encontram receitas, fotos e textos da melhor qualidade e normalmente, com um toque francês bem acentuado.
Também, a Elvira é portuguesa, mas morou um tempão na França; tempo suficiente pra fazer com que ela se especializasse na “haute gastronomie”.
Sorte nossa pois este menu francês de frutos do mar (mais uma das nossas fraquezas!) além de clássico, traz os sabores e os sons da Cote D’Azur!
Voilá ! Vamos ao nosso 9º interblogs onde teremos mais uma reunião triangular: Portugal, França e Brasil.
Melhor dizendo, quadrangular com a participação especial do nosso querido mar!
Un – Aperitivo – Mousse de Atum
Como pré-entrada, a Elvira indicou uma mousse de atum.
Feita de atum em conserva (deixe o óleo escorrer bem), maionese, salsa picada, limão, creme de leite fresco, sal e pimenta. É só misturar e colocar na geladeira por umas 3 horas.
Sirva sobre folhas de alface acompanhada de torradas e azeitonas pretas. Eu usei azedinha e alface colhida da minha horta. Fresquíssimas!
Comentário da Elvira: Uma entrada francesa muito simples e boa. Ideal para os dias quentes que vem a caminho!
Oui, Elvira, ou será Elvirrrá ?. Concordo plenamente!
Deux – Entrada – Sopa de Mexilhão
Hummm! Mariscos!
Uma bela “sopaça” de mariscos, alho poró, cebola, batata, louro, tomilho, salsa, alho. vinho branco, curry, creme de leite fresco, manteiga, sal e decorada com cubinhos de pão fritos no azeite. Sim-ples-men-te de-li-cio-sa! Uh, la, la!
E pela primeira vez na nossa história, abrimos uma magnum de 1,5 litros dum vinho branco Sauvignon Blanc Mapu Barão Philippe de Rothschild Chile que foi “maçã, pomme, apple, manzana” segundo os franco-brasileiros, nós mesmos.
Ah! Hélio Ribeiro, segundo o Mingão, diria que o vinho tinha sabor de “merla”!
Comentário da Elvira: “Esta sopa deliciosa e requintada é uma receita do chefe francês Eric Frechon (do restaurante do hotel Le Bristol, Paris).
Oui, oui. Parabéns pra Elvira e pro Eric!
Trois – Principal – Salmão com Legumes em Crosta Folhada
Lombos de salmão cozidos com palitos de cenoura e rodelas de alho poró por baixo e folhas de espinafre branqueadas por cima. Tudo isto fechado por 2 retângulos de massa folhada.
Daí, é ir pro forno e esperar ficar “dourados e estaladiços” como a Elvira escreveu na receita! Ainda acompanhamos com um Basmatinho cozido na água do salmão!
Sensacional e francês demais. Trés jolie!
E continuamos tomando a nossa Magnum, a garrafa, é claro!
Comentário da Elvira : “Este salmão fica a matar para uma refeição especial. E apesar do seu aspecto “chique”, não custa nada a confeccionar. Uma delícia!”
Oui, oui, oui! Delicioso mesmo !
Catre – Sobremesa – Pequenos Fraisiers
Os tais Pequenos Fraisiers, ou Fraisierzinhos, são bolinhos recheados de creme de mousseline, morangos e uma bela calda de aguardente ( a cachaça ) montados num aro. Lindos e absolutamentes gostosos!
Ainda coloquei um pouco de açúcar de baunilha (o das favas), o “açuquinha cristal gay” e uns confeitos de chocolate
A Dé caprichou nas fotos, né não?
E como tinha que ir da cachaça pro vinho, tomamos um Dessert Muffato della Salla Antinori 2004 Itália que disse em bom francês: Je suis “mel, Marquinhos Moura, honey, melado“!
E vive la France e a Elvira!
Comentário da Elvira: “O Fraisier é um bolo tradicional da pastelaria (que é outra coisa em Portugal !) fina francesa. Costuma aparecer sempre que há um aniversário ou qualquer outra coisa pra ser celebrada!”
É isso aí, Elvira. Celebramos o nosso interblogs com esta bela sobremesa.
Putz, que banquete! Um espetáculo e com sabores marcantíssimos.
Vamos as opiniões dos confrades:
Me senti em Paris! Comida de bistrô mesmo, e da Elvira . (Edu)
Elvira do Ipiranga às margens plácidas! Maravilhoso! (Mingão)
Marvilleuse! Delicieux! Formidable! (Déo)
Aqui vai o nosso presente virtual pra Elvira, já patenteado pelo dcpv e que desta vez é totalmente comestível: flores de ora-pro-nobis e salsinha crespa.
Bom, grato a Elvira pela participação neste 9º interblogs e principalmente, pelo prazer que nos proporcionou ao indicar um belíssimo menu francês de frutos do mar. Sentimo-nos numa cidadezinha da Borgonha ( quem diria, Ferraz de Vasconcelos subiu bastante de nível), conversando sobre amizades (inclusive as virtuais) e com um conforto material/espiritual muito grande.
Continua o convite pra quem quiser participar desta confraternização. É só dar um passo a frente, se apresentar e esperar um pouquinho, pois já temos a programação fechada até abril/09.
Vamos lá! Santé!
PS – O projeto do livro está caminhando. Acabamos de escrever o 8º capítulo. O próximo será com a Fabrícia (e o Mohamed) do Sopa Vermelha, diretamente do Canadá!
Quem sabe não fazemos uma festa de lançamento ao vivo com todos os autores!
.
Há 16 comentários
Hummmmmmmmmm, esse salmão estava super caprichado, deve ter ficado ótimo!
A sobremesa também me atraiu e agora estou aqui morrendo de fome…
Querido Eduardo,
Eu é que agradeço. Tudo! Os elogios, as tão gentis palavras sobre o meu blog… mas sobretudo a dedicação para a confecção deste menu genuinamente francês. Palavra: o seu jantar ficou digno dos melhores “bistrots”! 🙂
Ficou tudo muito bem cozinhado e com uma apresentação linda. Estou muito feliz por ter humildemente colaborado a essa sua magnífica iniciativa inter-blogs que tanta vida dá à nossa blogosfera culinária. Feliz e lisonjeada.
E obrigada pelas flores lindas, claro. 🙂
Abraços cheios de amizade para você e os seus comensais. Tive a sensação de partilhar a refeição convosco.
Boa continuação e votos de sucesso para o livro!
Mas que belíssimo menu Elvira …. mes félicitations, superbe !!!!
Mes félicitations aussi à la famille DCPV …. parfait …. comme toujours ….. Dé les photos sont magnifique ….
À la prochaine avec la soirée tunisienne …. lleleleleleeeiiiii ….
je vous embrasse,
Fabrícia e Mohamed, le tunisien ….
Edu, so tenho uma coisa a dizer–tres chic!
Parabens a Elvira e a confraria. 🙂
abracos,
Minha mãe… delicioso. Com as dicas da querida Elvira não podia ter ficado melhor 🙂 E os vossos textos são fantásticos, muito divertidos 😉
Essas confraternizações devem ser um espectáculo!!!
Abraços
Olá Eduardo e restante pessoal do DCPV,
Que outra coisa a dizer senão confessar, boquiaberto, o meu espanto por essa requintada refeição da querida Elvira, minha compatriota que passa assim a figurar na nossa/vossa galeria de glórias!
Uma belíssima surpresa (segredo bem guardado!)a aquecer este regresso de férias.
Grande abraço
Luís Pontes
Isso ficou um “banquet élégant” demais sô.
Abs.
Débora, o resultado da noite foi excelente e as receitas encaixaram muito bem com o gosto de todos mas, a sopa de mariscos (pelo menos pra mim) foi o destaque !
Elvira, o prazer foi todo nosso de escrever este 9º capítulo do nosso livro. E o que pretendemos com este projeto, pelo visto foi alcançado : tentar dar uma pouco mais de realidade a este mundo tão virtual! Você iria gostar muito de tudo, especialmente da sopa de mariscos ! Muito obrigado pela participação !
Fabrícia, a nossa próxima “vítima” ,rs, já que o Inter-Blogs de setembro será tunisiano; grato pelo comentário totalmente afrancesado e a Dé agradece pelo elogio totalmente franco ( nos dois sentidos).
Fer, sempre tem alguma coisa “chic” ou no teu comentário ou lá no Chucrute !
Ameixa Seca, as confraternizações são muito boas mesmo. Muitas besteiras faladas e muito comida boa engolida ( além dos vinhos, é claro!). E você vai ajudar bastante também já que aceitou participar do Inter-Blogs e fará o menu do Minho de Junho/09. Que venha a comida Portuguesa !
LPontes, sócio do DCPV e que voltou de férias, gostei bastante do vossa/nossa galeria. É verdade e esta galeria vai se eternizar através do nosso livro. Aguardem e verão ! Ou melhor opinarão pois conto com todos os participantes pra decidirmos sobre o formato e como (e onde)será a festa do lançamento !
O Prof Michel também topou e será o nosso Inter-Blogs de maio/09. Ô, beleza ! Esta lista está cada vez melhor !!
Je vous embrasse ( copiei a Fabrícia !).
Eu me divirto muito vendo cada blogueiro que participa deste evento, me sinto como se estivesse à mesa, comendo essas maravilhas. Parabéns à Elvira e ao DCPV! 😀
Et bien. . . depois deste jantar bistrô elegante chique lindo e – parece que – delicioso, a mineirice aqui vai ter que prestar muita atenção aos detalhes para participar.
Edu e Elvira, os dois de super parabéns. Comi com os olhos, não vejo a hora de participar ao vivo de um jantar assim.
Beijos
Parabens aos blogs dedicados a boa cozinha! Sou leitora assidua e com voces me sinto sempre em otima companhia. Abracos! Genial a ideia do livro! Maria
Eu sou fã da Elvira! Completamente! E não seria de esperar outra coisa, se não uma sugestão tão chique e saborosa, para este jantar francês!! A sopa está qualquer coisa de fenomenal. Senti-me por leves instantes com a sensação que um pratinho agora, me faria uma garota muito feliz!!
A vocês que são uns porreiros (bacanas, lembra? ahahah) só tenho a dar os meus parabéns porque realmente o jantar ficou muito caprichado!
Beijos para todos!!
P.S. Até Maio/09? ahahah Que máximo, Edu!
Que delícia ler os textos, escritos de forma única pelo Edu apreciar as fotos tiradas pela Dé! O menu indicado pela Elvira é simplesmente divino, o que não podeia ser diferente vindo dela… Aguardamos o livro ansiosamente. 😉
Luna, o princípio dos Inter-Blogs é exatamente este : tentar fazer com que os gastrônomos de lá se sintam como se estivessem por aqui comendo junto com a gente. E pelo que nós falamos em vocês nas noites de quarta, a sensação só pode ser esta !
Márcia, não precisa nem caprichar. É só fazer o trivial ( e mineiro) que você vai satisfazer os fominhas, nós mesmos ! Afinal de contas, você também será um capítulo do nosso livro .
Maria, a nossa correspondente em Milão, o prazer é nosso de tê-la como leitora. E será participante também pois temos um encontro marcado no final do ano.
Migas, a sopa estava uma delícia ( hummm, mariscos !). Agora, porreiros somos todos nós que nos divertimos e muito com a gastronomia ( e tudo o que vem junto com ela!). E já garantimos os Inter-Blogs ( o 19º capítulo do livro) até junho de 2009 !
Larissa, grato pelos elogios ( a Dé também agradece) e estamos fazendo os preparativos pro de setembro que será um belo menu tunisiano da Fabrícia ( e do Mohamed).
Bom, a idéia do livro é completá-lo quando fizermos o 25º Inter-blogs. Portanto, pra este livro só temos mais 6 vagas. Quem estiver interessado é só dizer.
Abs a todos !
Eduardo,
Acabei agora de me “deliciar” com este requintado menu francês. Parabéns à Elvira e a todos vocês. Todos os pratos ficaram belíssimos e, acompanhados com o texto que tão bem os descreve, parece que acabei de os provar a todos. Infelizmente não 🙂
Abraço
Lídia, o menu ficou muito bom e estamos aguardando ansiosamente a nossa 2° edição do Turco. Afinal de contas, você foi a precursora dos nossos Inter-Blogs.
Abs.