Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – chicago – moto, uma grande experiência

dcpv – da cachaça pro vinho – chicago – moto, uma grande experiência

Chicago
25/07/08

dcpv – MOTO – Uma grande experiência

Passando por Chicago nos 2 últimos dias da viagem ao Canadá, eu teria que escolher um bom restaurante. Afinal de contas, a cidade é considerada a meca da gastronomia mundial com restôs como o Alínea e o Charlie Trotter’s.

Já tinha pesquisado (e continuei a escolha com indicações da Ale Forbes) sobre o MOTO, um restaurante modernoso que tem o chef Homaru Cantu como o responsável pelas panelas (se é que um restaurante como este tem panelas).

Reservei pelo OT, daqui mesmo e pra variar deu tudo certo. Fomos de carro (lá, naquele país, os USA, a Lei Seca é mais justa!) e chegamos ao local um tanto quanto desconfiados, pois a localização é bem estranha num bairro, digamos, não muito usual para este tipo de negócio!
Entramos e surpresa! Estávamos no restaurante errado: aquele era o OTOM, uma nova proposta do Homaru que quer oferecer uma comida mais despojada num ambiente de lounge com coquetéis inovadores. Uma pena não termos tempo para verificar se esta proposta deu certo. Fica pra próxima! De qualquer maneira, andamos uns 5 metros (é, eles são um ao lado do outro!) e chegamos ao….

… MOTO.
Eu e a Dé (pois a Re tinha ido assistir pela enésima vez o musical Wicked rs) fomos instalados na nossa mesa e aí começou uma verdadeiraa viagem gastronômica!
A explicação sobre o menu já é um city-tour especial. Você tem 3 tipos de escolha a fazer: o five, onde a degustação é de cinco pratos; o ten, onde o total é de dez e o gtm (grand tour moto) onde a “farra” será com 20 pratos!!

Após uma pequena reunião (a Dé queria o five, eu o gtm) optamos pelo ten (nada como o bom e velho consenso!).
O mesmo processo aconteceu nos vinhos: five pra 5 vinhos, ten para 7 e gtm para 14. Escolhemos o five (eu estava dirigindo!),mas a quantidade de pessoas que optaram pelo gtm era demonstrada pelo altura do som da sala.

O primeiro prato (e que não conta na degustação) foi justamente o menu: isto mesmo, você come o menu!
O Homaru patenteou um processo em que ele dá sabor e formato de papel a uma espécie de pão. Então, após escolher o que vai comer, você come literalmente o menu (que por sinal é muito gostoso!) e parte pra degustação.

A sequência de 10 pratos foi a seguinte: (mais uma vez a iluminação não ajudou nas fotos, mas de qualquer maneira, vale pelo registro! Até pra celular eu apelei e dá pra perceber. Tem  um monte de fotos azuladas).

1 – GREEK Salads

Uma saladinha de polvo com emulsão de salsinha e blue cheese com um torresmo bem frito e um squeeze com uma mistura de azeite e alguma coisa parecida com água do mar. Você coloca a salada na boca, pega o squeeze e aperta dentro da boca. Bom mesmo!

2 – NITRO Pineapple

Um peixe (black cod) espetacular. Mas o mais interessante são os cubos de abacaxi que ficam com o terço de baixo congelados e que tem um gosto defumado bastante forte. Muito curioso e o resultado é imperdível.

3 – HOUSE – made pequim chile quail

 

Uma perdiz com repolho e cenoura (cole slow) acompanhado de um molho de pimenta concentrado e um papel comestível apimentado. Mais um “treco” surpreendente e saboroso!

4 – WATERMELON & aloe  

Melancia em 3 estágios: cubo congelado, caramelizada e líquida com gás. Fantástico!

5 – EGGPLANT parmigiano

Um tomate recheado com creme de beringela. A ideia é comer de uma vez só pois o tomate explode na boca. Isso é o que podemos chamar de “explosão de sabores”! Ainda acompanhava aceto balsâmico reduzido e um palito de parmesão.

6 – BBQ beef & slaw    

Uma carne muito bem cozida por doze horas com purê de feijão e polenta acompanhada de um pote de espaguete de cenoura congelado. Uma outra delícia!
Detalhe: estava tão bem cozida (a carne) que até a Dé comeu!

7 – BRAISED duck

Pato desfiado (fazendo uma analogia com a “carne louca” era um “pato louco”) e muito bem temperado com molho de beterraba, pimentão amarelo, um purê de marshmellow e sal marinho preto. Sensacional e a Dé comeu também!

8 – GRAPEFRUIT

Um prato maluco! Também pra comer de uma vez só. Chama-se chuveirada de grapefruit com espumex de cõco, raspa de limão e película de grapefruit. Na colher, temos uma grapefruit desconstruída pois ao mordê-la, a película se rompe e a sensação é que se está bebendo uma grapefruit. E depois é só misturar com os “grãos ” da grapefruit e o marshmellow dentro da boca . A foto não ajuda muito mas, a grapefruit tem aparência de uma jelly fish.

9 – POPCORN ball

Esta  é fantástica! Parecem aqueles docinhos inocentes de aniversário de criança. Mas, eles são de chocolate branco e ao mordê-los, sai um líquido doce gostoso e as pequenas partes crocantes ficam explodindo na garganta durante um bom tempo. Sabe aquelas balas que explodem na boca? É a mesma experiência. Na verdade tem gosto de pipoca doce e retrogosto de explosão (existe isso?).

10 – S’MORES

 

Um doce sensacional. Como o prato tem dois andares, o bombom que está na parte de cima estoura e o recheio cai, se juntando ao marshmellow que está na parte de baixo. Demais!
Como demais, espetacular, sensacional, extravagante e surpreendente foi toda esta experiência no MOTO.
Eu acho que o nome do restaurante é bastante apropriado(pelo menos pra nós que falamos português), pois a refeição toda tem similaridade com andar de motocicleta numa praia num belo dia de verão!

E tudo isto numa cidade em que num mesmo parque convivem a genialidade do Frank Gehry….

…com a genialidade do Anish…

… Kapoor.

Bye, bye !!

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 6 comentários

  1. Depois deste passeio por parque de diversões e fogos de artifício, explosões de sabores e cores e aromas, vou dar um tempinho, tomar um sorbet de limão de preferência e embarco para a Tunisia canadense da FAbricia.
    Bela viagem Edu.
    Beijo

  2. Odete, Chicago foi uma grata surpresa em todos os sentidos. Fiz um passeio gastronômico, o Food and Taste que foi espetacular. Ainda vou postar sobre ele. E olha, que nem conseguimos almoçar com a Oprah, rsrs !!

    Márcia, você captou bem o clima destes posts. Foi uma viagem tunisiana/canadense na essência.

    E vou aproveitar pra anunciar o encerramento das vagas pro livro e consequentente programação de 2009 dos Inter-Blogs, com a adesão da Lud do The Inner Life of Food, da Dadivosa do idem, da Nina e do Marcel do Gourmandise e da Cris do From our home to yours que fará o de dezembro/09. Ficam abertas as inscrições pra quem quiser começar o ano de 2010 participando por aqui !

    Abs a todos.

  3. Hola Edu, me ha gustado mucho el reportaje sobre Chicago.
    Y he visto que tenian vino Muga, te cuento.
    El vino Muga me persigue, mis amigos me regalan botellas de esta marca, vamos a cenar al restaurante y se empeñan en pedir Muga, voy a cenar a cas ade amigos y tienen Muga, jajaja.
    Es curioso.
    Y es que en mi boca deja un sabor agrio, el cual lo hace desagradable y no me gusta.
    Decidido ya no tomo mas Muga.jjajaja.
    Gracias por el reportaje es magnifico.
    Si te pasas por mi blog, tengo dos buenos restaurantes, con estrella Michelin.
    Arola del Hotel Arts en Barcelona, y el otro en Andorra y se llama Acuarius, comi de fábula en los dos.
    Besos
    Margot
    PD. Creo recordar que te dije, que tengo un blog madre( por llamarlo de alguna manera) que te lleva a otros blogs, como el de miniatura, ensalada, vegetariano,cocteles,etc, tengo 12 en total.
    Y ese es…
    http://www.margot-cosasdelavida.blogspot.com

Dê a sua opinião, please!