Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – eu quero mocotó!

dcpv – da cachaça pro vinho – eu quero mocotó!

comendo bem
26/09/08

dcpv – Eu quero Mocotó!  

Já fazia um tempão que estávamos querendo conhecer a cozinha nordestina/gastronômica/botequeira do Rodrigo Oliveira do Mocotó.
Aproveitamos que o Mingão e a Regina estariam por aqui e, finalmente, nos propomos ir à Vila Medeiros.  Coloquei o endereço no GPS e lá fomos nós. Puxa, pra nós que não conhecemos, é looooonge pacas! Quebradas e mais quebradas. Lombadas e mais lombadas.  Buracos e muito mais buracos. Cheguei a pensar que a Maria (a voz do GPS) tinha enlouquecido! Enfim, chegamos!

Não tem valet, nem estacionamento. E nem precisa mesmo! Deixamos o carro numa descidinha bem escura e rumamos pras delícias nordestinas.
Uma hora de espera“. Foi o que a hostess nos disse. Eu pensei: ” Dez horas da noite e uma hora de espera?”. Até pensamos em ir embora, mas o bom senso (e o torresminho) imperou!

Pequeno parentêsis: esqueci a máquina fotográfica em casa mas, tirar fotos ‘péssimas’ com o celular só contribuiu pro clima “botecal” da noite!
Voltando aos torresminhos (ôba), encostamos no balcão e pedimos 2 porções dos tais. Sequinhos e deliciosos. Ainda mais acompanhados de duas belas doses de cachaça (e o vinho?)!

Mais uma porção de chips de mandioca e outra de carne seca.  E a uma hora de espera (que se confirmou) passou rapidamente.

 

Fomos acomodados na nossa mesa e aí deu pra perceber realmente que o Mocotó é um botecão. Um grande e perfeito botecão.
Comida de primeira, atendimento também (o garçon corrigiu o nosso pedido, chegando a dizer que seria muita coisa! Mais um ponto pro Mocotó!)

Fomos de:

Favada – Uma sopona de feijão deliciosa. A Dé, nossa especialista, aprovou!

Baião de dois – Mais um prato maravilhoso. O Mingão, nosso dançarino e especialista em baião, aprovou! 

Escondidinho de Carne Seca – Mais um aprovado pelo especialista Mingão. Sensacional!

Caldo de Mocotó – Eu que pedi! Não sou especialista, mas adorei!

2 porções de pimenta biquinho (acácá) – Esta, todos somos especialistas. E comemos às pencas. 

Mandioca cozida com manteiga de garrafa – A Dé é especializada em mandioca (opa!). E deu nota máxima! A Regina também!

2 Originais, as cervejas e geladíssimas.

Resumão: Comida deliciosa, super bem-feita e temperada, acolhedora, com cara de caseira, mas ao mesmo tempo, sofisticada não pela ‘frescura’ mas, pela substância e pelo sabor.


Pratinho “degustacion” montado por mim 

Ainda experimentamos 2 sobremesas:

Um sorvete de rapadura que estava muito bom mesmo. Com gosto e com pedacinhos de rapadura.

Uma mousse de chocolate com cachaça. Outra delícia.

Olha! Vale à pena a visita e a viagem. O Rodrigo soube dar identidade ao Mocotó. E, oxalá, que esta nunca se perca.
Voltaremos e com a máquina, pra que as fotos sejam decentes. Se bem que estas (de celular) ficaram bem compatíveis com o clima da noite e do lugar: aparentemente simples, mas com muita personalidade!
A conta? R$ 100,00 e pra quatro pessoas! É certamente o melhor custo/benefício de todas as nossas incursões gastronômicas em todos os tempos!

Até!

PS – E veja só se o Rodrigo é bom ou não é? Entrei em contato com ele pra dizer da nossa satisfação ao visitar o Mocotó e aproveitei pra perguntar se ele não indicaria um menu pro nosso dcpv x Chef? Ele não só topou, como já mandou como sugestão, uma ideia que mistura a gastronomia italiana com ingredientes sertanejos! Nome do menu: Picando a Mula!
Já está marcado e faremos este menu no próximo dia 15/10. Aguardem pois nós já estamos salivando!

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 10 comentários

  1. MEU DEUS!!!
    Que comida deliciosa. Tudo que tivesse mandioca eu pediria para provar 🙂 Estou viciada nesse pau eh eh
    O Rodrigo é mesmo boa pessoa… só poderia, né? Uma boa pessoa à frente de um bom botecão 🙂
    Abraço

  2. dava pra se sentir aqui em Heel-cife, com esse cardápio… delícia! Adoro tudo, espcialmente macaxeira e rapadura… aliás, bolo de rapadura é ótimo, sorvete deve ser fantástico tb!
    Abraços!

  3. Mas isso que é judiar dos confrades da terra do gelo. Poxa estamos salivando…..fala sério que noitada das boas.
    Grande abraço,
    confrades congelados.

  4. Queria um botecao desses aqui por perto. Mas como eh impossivel, ja anotei esse lugar na lista para ir na proxima ida a Sampa. So nao vai ser assim 10 da noite…olha a indigestao! Aqui costumamos jantar as 6 da tarde;-()

    bjs e boa semana

  5. Mocotó gourmet… Agora, como nordestina, devo dizer que tem que estar com muita vontade para ir tão longe e ainda esperar uma hora. Eu imagino que esse tipo de comida deve estar na moda por aí.

  6. Ameixa, tirando o duplo sentido de lado, a cozinha do Rodrigo é realmente muito boa ! Vou perguntar pra ele se tem algum projeto de expansão em Portugal !

    Márcia, goastei muito do Heel-cife !! rs Eu pedi a receita do sorvete e se ele me mandar, eu te passo. Você não está mais na hora de ter desejos ! Vou aproveitar e perguntar pro Rodrigo se ele não quer montar uma filial no Hell !!

    Confreira Fabrícia, pelo menos o sorvete ia conviver bem com a temperatura daí . O problema seria o container que teríamos que mandar pra saciar a “fomezinha” do confrade Mohamed !!

    Odete, 6 da tarde ? A esta hora o Rodrigo está verificando se tem ou não rapadura pro sorvete !! rs

    Prof Michel, vá lá e dê o seu parecer !!

    Débora, vocês devem ir lá pois acho que gostariam muito !!

    Agdá, o que sempre estará na moda é comida boa, bom atendimento e custo/benefício ótimo. E tudo isto tem no Mocotó. E ser longe, acab sendo charmoso !!

    Abs a todos !

Dê a sua opinião, please!