Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – dcpv x chef – a escolha do bigboss claude troisgros

dcpv – da cachaça pro vinho – dcpv x chef – a escolha do bigboss claude troisgros

número 197
19/11/08

dcpv – dcpv x Chef – A escolha do bigboss Claude Troisgros

Ser chef de cozinha não é nada simples. São muitos anos de trabalho, aprendizado e dedicação. O profissional precisa conhecer profundamente a origem e a qualidade dos produtos, saber montar cardápios e menus adequados às estações, conhecer o gosto dos clientes, ter talento para dirigir uma equipe e, principalmente ser apaixonado pelo mundo da culinária.”

dsc03652-2

Hoje, cozinhar é um hobby, um divertimento, um antiestresse. Muitas pessoas cozinham em casa, recebem amigos e sentem o que é a arte de cozinhar.”
E não esqueça: a simplicidade é o mais difícil dos temperos.”

Estes trechinhos, pinçados do livro “Receitas Preferidas do Chef Claude Troisgros” da Larousse, mostram uma pequena parte do porque do Claude ser o nosso ídolo há muito tempo.

dsc03587-2

Receitas incríveis e simples, saborosas e inesquecíveis, temperadas e tropicais, memoráveis e sociais formam toda a bagagem do Claude. Além dele ser uma ‘figuraça’, simpático, apaixonado e solícito a ponto de topar participar do nosso dcpv x Chef onde os nosso chefs preferidos indicam um menu completo pra que a nossa noite seja espetacular. Se juntarmos todas as receitas dele que já fizemos por aqui, teríamos um belo livro.
E é com a devida emoção (foi o nosso mestre que indicou !) que anuncio: vamos ao dcpv x Chef com o Claude Troisgros.

EntradaAtum micromicui com carpaccio de pupunha (pag 21)

Pra começar os trabalhos, uma Absolut Pepper (do moinho!)

dsc03566-22

Com os ingredientes comprados no sex-shop (a ocasião merece!), parti pra fazer esta magnífica entrada.
O atum é feito com antecedência, pois precisa ficar pelo menos 6 hs na geladeira. Pegue um belo filé de atum e tempere-o com sal e pimenta (do moinho, segundo o Claude). Passe-o em claras batidas e empane-o numa mistura de gergelins branco e preto.

dsc03560-2

Frite-os rapidamente em azeite bem quente e de todos os lados. Tome cuidado pra não fritar demais pois ele tem que ficar bem vermelho no centro. Enrole-o num filme plástico e leve a geladeira .

dsc03579-2

Não precisei cortar a pupunha em fatias finas já que o sexshop já o vende em forma de carpaccio.

dsc03572-2

Só fiz o vinagrete de gengibre (molho de soja, gengibre ralado, óleo de gergelim, azeite extra virgem, alho picado, suco de limão, balsâmico, sal e pimenta). E montei!

dsc03603-2

Olha! É muito, mas muito bom mesmo! A combinação do molho com o atum é demais e a sobra de tudo ainda te faz (e nós fizemos) pegar um pedaço de pão italiano e acabar com tudo o que está no prato! Espetacularrrr, Claude!

dsc03593-2

Pra acompanhar, um vinho branco Pinot Grigio Graffigna 2007 Argentina que foi “ponto G, brrrrranco, descolado, claudesco  segundo os troigretes, nós mesmos. Louve-se que a harmonização foi perfeita!

Principal (e que principal)Pato assado ao maracujá ( pag 56)

Este pato não morreu em vão! Ele simplesmente se tranformou num prato memorável. Segundo o próprio Claude, ele é “uma tropicalização do clássico canard a l’orange“.
Imagine um patão assando em fogo baixo por 3 – 4 hs ( hummm, o aroma invadindo a casa) até ficar macio e suculento.

dsc03558-2

Pois foi o que aconteceu! Este pato, marinado com uma mistura de água, cebola e alho picados, sal e pimenta foi assado a 160ºC com o cuidado de umedecê-lo com a própria marinada, sempre que necessário.

dsc03568-2

Ainda por cima, é feita uma calda com a gordura dele mais açúcar e balsâmico, que utilizei pra dar uma laqueada! Meu Deus!

dsc03620-2

Pra guarnição, um purê de maracujá feito com maçãs verdes, manteca (ôpa, manteiga), açúcar, pau de canela, cravo, suco de maracujá fresco e uma pitada de sal “pra levantarrrr o astral“!

dsc03577-2

E pra finalizar, um molho de pimenta verde em grãos, Grand Marnier e manteiga. Sublime!

dsc03630-2

Pra levantar (mais ainda!) o astral, um bom tinto, um Cabernet Sauvignon Aliwen 2007 Chile que disse em bom e velho francês : Je suis “engraxado, patológico, comparato, deslizante” segundo todos os 4 maiores fãs do Claude, nós mesmos.

dsc03625-2

SobremesaGros Gateau

Segundo o Claude, uma sobremesa inventada pelo Michel Bras e aperfeiçoada pelo Jean-Georges. Com este curriculum, dispensa apresentações. Cá pra nós, quem nunca comeu um Petit Gateau?

dsc03641-21

Neste caso, foram acrescentadas castanhas do Pará moídas na massa e acompanhado com um sorvete de frutas vermelhas e algumas sementes de lavanda. Mais um espetáculo!
Leia a opinião dos famosos dançarinos (muito machos !!) de cancan:

dsc03607-2

Claude para presidente do dcpv! Que noite. (Edu)
Parfait! Magnifique! Delicieux! (Déo)
The number one! The bestest! Ô homem bom! (Mingão)

Bom, merci, Claude por transfomar uma das nossas belas quartas numa noite inesquecível.
E, se já éramos superfãs, imaginem agora depois deste banquete! Fique com estas flores do nosso jardim como um presente:

dsc03551-2 dsc03553-21

E pra terminar com chave de ouro, uma mensagem do próprio Claude pra nós:
Queridos amigos,
É muito bom poder participar dos encontros de vocês. Espero em breve fazer isso pessoalmente.
Abraço, CT.
Au revoir !

Puxa, Claude! Agora você está encrencado de vez, esta promessa terá que ser cumprida! 

PS – Agradeço a Denise, a assessora de imprensa do Claude Troisgros pelo pronto atendimento e excelente intermediação! Se você for um grande fã, como nós, cadastre-se já no site dele e receberá informações fresquinhas dos seus eventos.

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 6 comentários

  1. Bravo, bravo, bravo. Edu, só uma dúvida. Costumo fazer esse atum, mas não o levo à geladeira por 6 horas. Para que seria? E depois, você só deixa à temperatura ambiente? Abraço e parabéns. Serviço impecável.

  2. Edu,
    Esse chef e’ tudo de bom! O seu foi um dos melhores jantares da minha vida, no restaurante que era um charme no jardim Botanico, Rio de Janeiro. Abracos da Italia,
    Maria

  3. Leo, que é o nosso convidado de numero 24 nos InterBlogs, muito bom que você gostou. Eu acho que este tempo na geladeira é pra refrescar bem o atum que é servido frio além de fixar melhor os gergelins.

    Maria, a nossa guia em Milão, o Claude é fantástico mesmo ! E gratíssimo, mais uma vez, pelo passeio e pelas dicas que nos deu lá na terra do bife à milanesa !!

    Abs a todos !!

  4. Claude! Somos grandes fãs, que maravilha vê-lo por aqui…Éramos telespectadores fiéis do Menu Confiança e chegamos a testar algumas das receitas, tudo sempre delicioso e com a simpatia dele ainda por cima. E pato! Estou achando que vou ter que comer algum este final de semana, culpa sua e do Claude Troigros 😀
    DCPV é puro prestígio 😉

  5. Fala Edu, tô escrevendo de novo para agradecer o convite do InterBlogs. Falando nisso, eu tinha visto do DCPV x Mocotó. Como assisti uma aula com o Rodrigo Oliveira no Prazeres da Mesa, resolvi fazer também um prato em homenagem ao Mocotó e coloquei no blog. Abraço.

  6. Emília, o Claude, através do seu representante em São Paulo, eu mesmo, agrrradece ! E fale pro Marc fazer o pato pois ele, além de ser delicioso, ainda tem uns sub-produtos tais como carninhas e ossos que servem pra sandubas, caldos, etc.

    Leo, seja muito bem vindo ao clube . E vou dar um pulinho lá pra ver a homenagem ao Rodrigo que por sinal, é muito solícito e excelente chef.

    Abs a todos.

Dê a sua opinião, please!