Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – tudo com ch: chianti e chuva

dcpv – da cachaça pro vinho – tudo com ch: chianti e chuva

vinífero
04/11/08

dcpv – Tudo com ch : Chianti e Chuva

Martedi, ou pros íntimos, quarta-feira (04/11). Estamos no meio da viagem e chegou o dia de passearmos pela Chiantigiana, a estradinha que passa por toda a região de Chianti. De conhecer todas as cidades/vinícolas que são representadas pelo galo preto.
E o que é o galo preto? Ele é o símbolo que representa a região de Chianti, uma das regiões viníferas mais famosas do mundo. A suposta existência dele surge através de uma estória toscana que diz que, no século 13, existia uma disputa entre Florença e Siena pelas terras férteis de Chianti.  Decidiu-se que esta pendência seria resolvida numa corrida onde cada um dos cavaleiros sairia da sua cidade  na madrugada a partir do cantar do galo. Onde eles se encontrassem, seria a divisa das terras.

dsc02690-2

O galo de Siena era de classe e pontual. O de Florença era um vira-latas de plumagem escura e sofria de insônia. Resultado: o da insônia, o galo negro, cantou antes e as terras de Chianti pertencem a Florença até hoje!
Voltando ao passeio, acordamos e estava chovendo. E chovendo muito!

dsc02656-2

Como estávamos viajando e não tínhamos outra alternativa, saímos pro nosso destino inicial: Castellina in Chianti.
Muita chuva e a cidade também não ajudava pois não tinha muitas  atrações. Seguimos em frente.

dsc02659-2

2ª parada: Greve in Chianti – A chuva continuava, mas a cidade tinha um centrinho muito bonito e com um belo centro gastronômico. Logo de cara ,o Falorni , uma casa onde se encontra absolutamente tudo em salumeria. Um sex shop dos frios!

dsc02676-2

E ao lado, a Bottega del Pane com pães artesanais de babar!

dsc02662-2

Não precisa nem falar nada, né ? Pensem comigo: pães + frios!
Seguimos pra 3ª parada: Montefioralle,a terra onde nasceu Américo Vespúcio. Bem propício pois com a água que estava caindo, só conhecendo a vida de um grande navegador!

dsc02661-2

4ª parada – Panzano in Chianti, onde está o melhor açougueiro do mundo, o Dario Cecchini, aquele que faz a melhor costela florentina da galáxia (exageros italianos a parte!).
Olhamos, mas não compramos. Afinal de contas, fazer um churrasco com aquele tempo não seria muito agradável.

dsc02681-2

5ª parada – Pra abastecimento e reabastecimento: Volpaia, uma vinícola lindíssima e com um bar ao lado, o Ucci, onde fizemos uma extraordinária refeição toscana.

dsc02686-2

Veja como o lugar é bonito:

dsc02689-2

Um couvert bem rústico (e delicioso)

dsc02687-2

Comemos belas crostattas caprese.

dsc02693-2

Mais uma lasanha pra Dé …

dsc02702-2

… e um Pici pra mim.

dsc02698-2

Além dos indefectíveis Cantucci com Vin Santo.

dsc02705-2

Ah! Tomamos um Brunello Volpaia espetacular e só não comprei o vinho na própria vinícola, pois a lojinha estava fechada desde que nós chegamos e não tinha a mínima aparência de que abriria naquele dia!
Sabe como é, muita chuva. Dá um soninho!

dsc02712-2

6ª parada – Gaiole in Chianti pra visitar o Castelo Brolio do Conde Ricasoni, um lugar lindíssimo e com uma lojinha de vinhos bastante modernosa.

dsc02721-2

A chuva acrescentava um quê de fantasmagórico ao castelo!

dsc02720-2

7ª e última visita pois não foi propriamente uma parada já que nem paramos – Castelnuovo Berardenga. E não paramos porque era muito sem graça e além disso, a chuva insistia em continuar caindo!

dsc02716-3

Voltamos pra Siena a noite, debaixo de chuva (é claro) e ficamos mais de uma hora tentando entrar na cidade já que o nosso hotel, o Gran Continental ficava bem no centro e dentro da muralha. O hotel é espetacular e a sensação que tivemos foi que compramos tickets pra Galeria Uffizzi, levamos os nossos travesseiros e fomos dormir lá!
Veja só a “câmera”! A “bella câmera” segundo a recepcionista!

dsc02738-2 dsc02739-2

Resumo do dia: A chuva foi o elo de ligação entre todas as belas cidades visitadas. E ao contrário do que possa parecer, adoramos!
Vimos uma Toscana diferente com iluminação distinta e um cheiro inebriante. E certamente, participamos mais ativamente de todo o espetáculo toscano: a exuberância da natureza!

dsc02728-2

Baci! Arrivederci!

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 3 comentários

  1. o edu, sem viadagem tá, até porque não é a minha praia, mas… casa comigo? quero fazer uma viagem assim tbm, hahahahahahaha!!

    abração

  2. Ameixa, você fez uma bela indicação. Esta última foto é muito bonita mesmo. E com chuva e tudo !!

    Diogão, a Dé falou que desse jeito vai ficar difícil de você aparecer por aqui !! hehehe
    Continuamos esperando você nos visitar !

    Abs a todos !

Dê a sua opinião, please!