ô lugarzinho bom
03/01/09
dcpv – Mocotó – Segunda Chance
Como deu pra perceber, nós adoramos quando fomos ao Mocotó pela primeira vez. Não somente nós como a multidão que se encontrava por lá para experimentar a comida nordestina, excelente, farta, saborosa, barata e extremamente personalizada do Rodrigo Oliveira.
E o Rodrigo, gentilmente, participou também do nosso dcpv x Chef ao me mandar as receitas que compunham o menu “Picando a Mula” que nós “executamos” literalmente. Uma grande ideia ao mesclar o agreste com a Toscana!
Com toda esta intimidade e como tínhamos feito fotos de celular na primeira vez, pensamos em fazer uma segunda visita só pra verificar a quantas andava aquele furor todo sobre o restaurante em que até os chefes espanhóis (Adriá e Cia) foram comer e pelo que eu ouvi falar, muito e bem.
Desta vez, fomos almoçar. Roteiro extremamente turístico, saímos (eu, a Dé, o Mingão e a Regina) cedinho de casa e passamos pela rua Paula Souza (que achamos uma “bomba”), a Liberdade (um espetáculo, especialmente o Marukai que é um sex shop nipônico) e esticamos (se é que se pode chamar deste jeito) pra “lunchar” no Mocotó.
O caminho até a Vila Medeiros é pra deixar qualquer Maria (do GPS) pedindo pra ser demitida. Após 30 minutos de “virar à direita”, “seguir à esquerda” chegamos por voltas das 14:00 hs.
Casa cheia! Estupidamente cheia! Fila de espera de uma hora! Mas como estávamos lá, resolvemos fazer como na Tenda do Nilo e ficamos.
Não só ficamos como começamos os trabalhos com uma caipiroska e uma caipirinha de caju. Escoltadas por uma porção de chips de mandioca…
… uma de queijo-de-coalho com melaço…
… uma de carne-seca com cebola roxa …
… e uma de torresminho crocante que é de mandar o cardiologista às favas!
Que por sinal, o Rodrigo as faz muito bem. As favas, é claro!
Algumas Originais (na temperatura certa) e um hora depois, fomos acomodados na nossa mesa.
É tempo de pedir mandioca cozida com purê de leite (a Dé fez questão) …
… baião de dois, um feijão com arroz incrementado por queijo, linguiça (sem trema), bacon e carne-seca (eu fiz questão)…
… uma farofinha ( a Regina fez questão)…
… e a carne-de-sol fatiada na chapa com pimenta biquinho e alho assado (o Mingão fez questão ) que por sinal é a foto referente ao prêmio da Vejinha, mais um do montão que o Mocotó anda colecionando.
O prato montado com um pouquinho de cada, ou o menu degustação, mostrava o porque do Rodrigo ser tão reverenciado!
Estava tudo muito delicioso e com um sabor tão marcante que nos sentimos em pleno agreste parisiense.
As sobremesas foram as mesmas da outra vez. Sorvete de rapadura e ….
… mousse de chocolate com cachaça. E continuavam maravilhosas. Vou ver se consigo a receita deste sorvete que é um dos segredos da mãe do Rodrigo e tentarei reproduzí-lo em cativeiro ou seja, aqui em casa.
Resumo da coisa toda: o Mocotó não só continua muito bom como parece ter dado uma aperfeiçoada. Fica o conselho pra quem ainda não conhece: vá, pois além de tudo, você gasta muito pouco!
E tem mais. Prometo que na próxima e terceira vez, testaremos o atolado de bode!
Até a próxima!
.
Há 10 comentários
Essa mandioquinha frita tá com uma cara maravilhosa !! Idem o queijo coalho com melaço, que combinação maneira 😉 Adoro mandioquinha (aqui no Rio é batata baroa) cozida e com esse purê de leite devia estar tudo de bom 😉
Abraços,
Majô
Tô criando coragem pra enfrentar o trânsito e a fila. Mas ainda vou lá.
Esta segunda chance é a minha favorita! Se tem mandioca e queijo eu estou dentro e daqui não saio!!!
Que inveja de vocês 🙂
Bom fim de semana!
Edu,
Adorei aquela de “mandar o cardiologista às favas” 😉
bjs
Majô, grande síndica, além de bom, o queijo de coalho com melaço é de facílima reprodução caseira. Faça !
E cá pra nós, batata-baroa soa muito melhor do que mandioquinha !! rs
Leo, vá ! Vale todo e qualquer sacrifício.
Ameixa, é claro que daremos uma terceira, quarta, quinta …
Pipoka, o que é que se vai fazer ? Sabe aquela crocância do torresminho acompanhado de um cerveja estupidamente gelada ? Pois bem : dane-se o colesterol !!! rs
Abs .
Devia ter um desses por aqui, rs. 😀
É um lugar mágico, não é ??
Sempre digo que estou indo pra fora de S.Paulo ..
Adoro o Mocotó !!!
bjus
k.
Luna, quem diria que você iria dizer que teria que ter um Mocotó por aí !!! Vou dar a idéia pro Rodrigo !
Kattia, é um lugar espetacular e com preços justos ( eu diria que até baratos). Mas é tão longe que parece fora de São Paulo, mesmo !!
Abs.