Início » Arquivos » adeus ano velho, feliz …

adeus ano velho, feliz …

vamos lá!
01/01/09

 Adeus Ano Velho, Feliz …

Pular 7 ondas. Usar roupa branca. Limpar toda a casa. Guardar uma folha de louro na carteira (ôpa, tá esquentando!). Comer lentilhas/uvas/romãs (melhorou ! É só comer).

dsc04693-2

Estas são as simpatias de Ano Novo mais conhecidas por nós, brasileiros. Aqui em casa, além de todas estas, ainda temos o nosso sagrado almoço do primeiro dia do ano. É um ritual já sacramentado onde os nossos (meus e da Dé) progenitores (bonita palavra, né?) vem comer aqui além de toda a prole do Mingão. 

dsc04654-2

E a cada ano, a cobrança é maior já que todo mundo fala a mesma coisa: Nooosssa ! Vocês cozinham o ano inteiro e uma coisa melhor do que a outra. Vamos ver o que vocês vão fazer de bom, hoje!
Então, lá fomos nós ao sex shop comprar os ingredientes necessários pra não decepcionar o pessoal.

dsc04611-2

Em todas outras vezes, fiz alguma coisa étnica ou com algum elo de ligação. Desta vez, o motivo seria o prazer de comer bem. Sendo assim, juntei algumas coisas que ainda não fiz com outras já feitas (e extremamente aprovadas) e outras que queria fazer como experiência. Ou seja, uma suruba!
Resultado:

Caipiroskas de limão galego e morango pra aquecer os motores .

dsc04712-2

E alguns Portônicas, que foi uma dica da Nina (mistura de Porto Branco com água tônica, rodelas de limão siciliano e muito gelo). Refrescante!

Entradas

Salada de Funcho (Claude Troisgros -pag 29)

dsc04633-2

Ameixas Recheadas ( by Projeto Y Pink/Marizé)

Tâmaras Recheadas ( by Sopa Vermelha)

 dsc04725-2

Suflê de Queijos

dsc04702-2

Principais

Pernil  de Cordeiro com Molho de Hortelã e Batata Doce (C.Troisgros )

dsc04631-2

Arroz Basmati com ervas 

dsc04717-2

Pasta feita em casa com Molhos ao Sugo/Burro e Sálvia

Sobremesa (feita pela Dé)

Fondant ao Ciocollato (L’Andana)

dsc04719-2

Um menu bastante eclético e com resultados admiráveis. E nada melhor (ainda mais num blog) do que mesclar um legítimo fotolog com as simpatias que os povos do mundo tem nesta data tão marcante.

Vamos lá ao menu em comemoração ao dia 01/01, o Dia da Confraternização Universal ou o Dia Internacional da Paz.

=====================================================
Aústria – os austríacos costumam jogar chumbo derretido num copo com água na passagem do ano. As figuras que surgem quando o chumbo esfria são guardadas como amuleto. (Cuidado com a quantidade de chumbo que você vai jogar!)
=====================================================

Salada de  Funcho

dsc04634-2 dsc04636-2

dsc04730-2

dsc04735-2

=====================================================
Dinamarca – além de subirem nas cadeiras e descerem com o pé direito, os dinamarqueses costumam colocar um pote de arroz bem doce nos estábulos. Os gnomos não os incomodarão (gnomos?).
=====================================================

Tâmaras e ameixas recheadas

dsc04729-2

=====================================================
Cingapura – as pessoas trocam tangerinas (símbolo da prosperidade) ou pacotes vermelhos de dinheiro. Os presentes são sempre em número par, pra atrair a sorte (eu acho que iria gostar de trocar tangerinas por pacotes de dinheiro). 
= ====================================================

Suflê de Queijos

dsc04705-2 dsc04722-2 dsc04724-2 

dsc04733-21

======================================================
Escócia –  a superstição mais estranha lá é sobre a primeira visita do ano. Se for um homem moreno é um bom presságio. Se for um sujeito ruivo é considerado mau agouro. Mas azar mesmo terá aquele que abrir as portas pra uma mulher (isto é o que eu chamo de discriminação!).
=====================================================

Pernil de cordeiro com arroz basmati e molho de hortelã

dsc04740-2

Nota: a Re deu a dica de misturar o molho de hortelã no arroz e ficou excelente.

=====================================================
Rússia – é costume no país, durante as 12 badaladas que marcam a virada do ano, queimar um papel com um desejo escrito, colocar as cinzas no copo de champanhe e beber (tomar cuidado com a quantidade de desejos e consequente tamanho do papel).
=====================================================

Pastas com molho de Pomodorini ao Sugo / Burro com Sálvia

dsc04714-2 dsc04718-2

dsc04728-2 dsc04737-2

Nota: a Dé misturou os dois molhos  (os de pomodorini com a sálvia) na massa e o resultado foi sublime.

=====================================================
Malásia – os muçulmanos não varrem a casa pois para eles isso significaria tirar algo de dentro dela. O fato atrairá má sorte ao longo do novo ano. (e a casa ficará bastante suja!).
=====================================================

Fondant ao ciocollato com sorvete de creme

dsc04753-2

=====================================================
Turquia – 3 pedras de sal grosso são colocadas em um saco com turquesas. O amuleto é disposto sobre a porta de entrada e atua pra que maus fluidos não impregnem a casa (o problema seriam os ladrões atrás das turquesas!).
=====================================================

Vinhos : Clarete e Tinto Casa Silva. Além da nossa tradicional “Viuvinha”!

dsc04638-2

=====================================================

Dizem que comer uma colher de lentilhas é o suficiente pra se ter dinheiro o ano todo. Coisa de italianos.
Os portugueses comem a quantidade de uvas correspondentes ao seu número de sorte (o meu é 839) pra garantir prosperidade e fartura de alimentos.
Vestir amarelo, a cor do ouro, traz bastante dinheiro. Já o branco da paz, foi trazido pelos africanos.

dsc04747-2

E jamais, eu disse, jamais consuma na ceia de Ano Novo, carnes de animais que andem ou cisquem pra trás (frango, peru, caranguejo). Dizem que se fizer isso, a regressão será grande!
Acreditar, eu não acredito muito, mas nenhum franguinho, peruzinho ou muito menos a tão querida galinha do mangue passou pela nossa mesa! Eu, heim!!

 dsc04612-2

E você? Conhece alguma outra “mandinga”?

Feliz Ano Novo, Frohes Neus Jahr, Godt Nytar, Happy New Year, Bonne Année, Felice Anno Nuovo, 3 Hobum Pokon, Feliz Año Nuevo pra todos!

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 6 comentários

  1. Meu Deus, os russos bebem mesmo tudo né? :p
    Nós aqui comemos 12 passas (uma por casa mês do ano)e pedimos um desejo a cada passa que trincamos, usamos cueca/calcinha azul para dar sorte e há quem saia à rua para bater os tachos fazendo barulho (Acho que é para expulsar o ano velho e receber o novo ano) e nós comemos o tradicional bacalhau 🙂
    Adorei a troca de tangerinas pelo dinheiro!

  2. Edu, esse almoço foi um escândalo de bom, quase avancei na tela, pratos magníficos !!! Que Troisgros que nada, reverencio você e Dé 😉
    Parabéns !!!
    Tenho receita de souflé de queijo que minha fazia muito bem, mas não de queijos, uma cara djilicia. E o fondant ao chocolat, o que é aquilo ? O cordeiro parecia maravilhoso. E as pastas com pomodorini ao sugo da Dé, eita casal nota 1000 😆

  3. Olá, encontrei seu blog atraves da ideias la carte, nossa que ceia refinada , olha com certeza um belo ano .. achei interresante a receita do file alpino da caverna do bugre !!

    bye

  4. Tudo muito bonito. Ponto alto no pernil (adoro cordeiro). Não vou nem mencionar o Veuve Clicquot, porque seria redundância.

  5. Ameixa, eu acho que os russos deviam desejar uma lista telefônica pois assim, a bebida seria proporcional, ou seja, muuuuita !
    E de qualquer maneira, vocês, portugueses, sempre arrumam mais um jeitinho pra comer bacalhau !!! rs

    Majô, cara síndica do Filigrana, grato pelos elogios e depois deles, você já está devidamente convidada (e intimada) a dar uma passada aqui no DCPV quando estiver
    em solo paulistano !

    Mari, ano que começa bem, tem tudo pra correr do mesmo jeito. E parabéns pelos textos no ViajeAqui. Estão um espetáculo !!

    Claregina, vindo pela Márcia, está tudo certo. Grato pelos elogios, mas pelo que eu pude pesquisar ( preciso ir na Caverna Bugre! ), parece que o meu filé ficou infinitamente melhor que o de lá ! rsrsrs

    Leo, como você mesmo falou, tudo muito bonito, pernil e tal. Mas a Viuvinha é espetacular, né ?

    Só pra avisar, temos mais um foodie que aceitou participar dos Inter Blogs: a Nana do Manga com Pimenta que vai indicar um menu retrô com base da comida dos anos 60 da nossa querida Ofélia !!

    Abs a todos.

Dê a sua opinião, please!