que beleza!
05/11/08
dcpv – Toscana – Monteriggioni, pequenininha e bonitinha!
Sabe aqueles cidadezinhas que você se informa sobre ela, anota aonde fica e deixa programado pra se sobrar um tempo, ir conhecê-la?
Monteriggioni era uma dessas cidades.
Segundo o Guia da Folha, Monteriggioni “é uma verdadeira joia medieval no topo de uma colina. Construída em 1203, tornou-se um posto militar 10 anos depois. Altas muralhas, com 14 torres fortificadas, foram construídas pra proteger Siena dos ataques florentinos.
Dante ficou tão impressionado que a colocou como uma alegoria do abismo mais profundo em Inferno, quando a compara a “cidadela arredondada coroada por torres” com gigantes em um fosso“.
E ficava pertinho de Siena. Já estávamos indo pra Montalcino quando disse pra Dé: Vamos passar em Monteriggioni?
Sábias palavras! Chegamos lá e percebemos o porque da indicação. O encanto já começa no estacionamento (como toda cidade da Toscana, o estacionamento fica fora dela já que normalmente é proibido/complicado circular lá dentro), pois o carro fica à sombra de oliveiras carregadas!
A cidade (?) é pequeniníssima, charmosa e provavelmente, o melhor exemplo de como seria uma fortificação antiga pois tem somente duas entradas e poucas casas.
Percebe-se uma população diminuta, cantinhos super fotogênicos, jardins pitorescos, além de comércios específicos (compramos um belo colar pra Dé numa loja onde a atendente era a própria dona e designer) e …
… alguns restaurantes. Num deles, o Il Piccolo Castello, tivemos um grande almoço à base de trufas.
Pãezinhos simples se bem que, este termo não se aplica a nenhum pão toscano.
O restô tem um ar “antigaço” (como quase todos na Toscana) e um quê de medieval (que ótimo!).
O meu filé a la Cinta Senese com trufas veio fumegando( e cheirando muiito).
Bem escoltado por um belo e legítimo vinho da região, um Brunello. A Dé pediu uma pasta totalmente trufada num ninho de massa folhada.
Olha, se trufas fossem originárias dos pássaros, estaria perfeita a caracterização!
Não comemos a sobremesa, pois os pratos eram bem fartos, viu Diogão? Mas passeamos pelas muralhas e fizemos a digestão vendo uma cidadezinha histórica e praticamente parada no tempo.
Dá vontade de pegar um livro, abrir uma bela garrafa de vinho, sentar num banquinho e ver a vida passar!
Passeiaço! Ainda mais vendo e fotografando várias daquelas “casinhas” toscanas tão famosas.
Dá pra se sentir como integrante de fotos famosas de calendário!
Arrivederci!
.
Há 14 comentários
Eu ia dizer que essa cidade era eu personificada! Pequenininha e bonitinha, o meu sobrenome é o que dá a azeitona he he Mas acho que não ia pegar bem na parte que diz “tem somente duas entradas” (vou ser banida do DCPV!) 😉
Adorei o ninho da Dé!
Abraços
Porquê você nao coloca os valores dos pratos?
Parabéns pelo blog…
Edu, quando eu crescer, quero ser igual a você, hahaha. genial, fico babando a cada capítulo dessa viagem.
Edu e Dé!!!
Como vocês foram chegar aí? Este cantinho é belo!
Ai que sodades das massas e trufas e vilarejos, enfim…
Espero que aproveitem muito e contem tudo sem esquecer detalhes.
Abraços
ei, tem gente em casa? alguém ainda mora aí?
xá eu citar que esse restaurantezito é mais uma descoberta fantástica do iluminado eduluz 😎 sensacional, e qualquer dia desses eu “roubo” essas fotos pra publicar lá no blog!!
abração
Olá Eduardo,
Estas pequenininhas e bonitinhas fazem-me lembrar uma aventura que passei, por minha inteira (e ingénua) culpa, pelos caminhos do Piemonte rural, algures entre os Langhes e o Monferrato, a “lutar” contra uma ficçãodo Umberto Ecco!!!! Um dia ainda conto….
Estou preparadýssymo para o Y de Sábado! (Senhor, fazei o velho sifão funcionar. Amém)
Quem diria que no “abismo mais profundo” haveria algo tão encantador…
Sob o sol da Toscana… como sonho conhecer esta região… um abraço.
Pô Edu, que inveja de toda essa comida deliciosa! Acredito muito que para a comida ser tão marcante devemos estar em um lugar agradável e com pessoas que gostamos. Parece que lá você teve tudo isso!!!
Valeu pela visita ao meu blog, o Armazém S.A. (se você me permite, http://www.armazemsa.wordpress.com) e estou ansioso para ver como foi o seu jantar com as Receitas de Verão.
Ha, e aproveitando o comentário, acho que você também vai gostar deste dois links:
http://www.thekitchn.com/thekitchn/local-west-coast/cooking-local-eduardos-pasta-074965
http://www.eduardopasta.com/
Abs,
Edu
Como diria o grande Betão: eu voltei, agora pra ficar …
Ameixa, você e suas piadinhas de duplo sentido ( e desta vez redundante !) rs. Mesmo assim, você não corre o risco de ser banida do DCPV já que é membro (ôpa!) honorário.
E também gosto muito do ninho (ôpa!) da Dé!
Zé, eu não coloco os valores pois ou não me lembro, ou são exorbitantes ou não tenho muito o propósito de revelar o custo já que não pretendo também ser crítico gastronômico. Mas se alguém quiser saber ( e eu lembrar!), informo. Neste caso, a conta ficou em totais 100 Euros e achei interessante a colocação. Vou me ater mais a este pequeno detalhe, o preço ! rs
E grato pela passagem !
Leo, acho que agora, você só consegue me ultrapassar no crescimento lateral !! E aguarde que ainda tenho alguns capítulos guardados !
Márcia, foi meio sem querer. Mas é um lugar pra morar um bom tempo. E estamos aguardando os nossos quitutes mineiros !
Diogão, tem gente, sim. De vez em quando, ficamos em casa. Na semana que vem estaremos no Chile ( Santiago e Ilha de Páscoa) pra dar uma descansadinha !!! Ê vidão !!rsrs
Ah! Quer as fotos ? É só avisar pois você também é membro ( ôpa!) honorário do DCPV.
Luis, caro companheiro do projeto Y ( é hoje!). Fazendo um pequeno teaser ? Conte-nos qual foi este aventura em pleno Piemonte !
Agda, nada como ler e entender um post.Bela sacada !!
Cris, se tem um lugar que vale a pena sonhar em conhecer, este lugar é a Toscana. Lá tudo parce um sonho !
Xará, o teu blog é muito legal ( já está linkado por aqui). E só o fato de gostar do Paladar e de se chamar Eduardo já nos torna membros (ôpa de novo!) de uma pequena seita! Gostei muito dos sites e mais ainda da bela marca da pasta !
Quanto ao post sobre as receitas de Verão, devo publicá-lo na semana que vem. O jantar foi um espetáculo : fiz o bolinho de arroz, o creme de cenouras, o espaguete e o arroz doce com gengibre.
Abs a todos .
Edu, você já esteve em Santiago/Ilha de Páscoa ou esta será a primeira vez? Abs!
Olá!
Pretendo ir a Itália em 20 de setembro e Toscana é nossa meta, onde ficar, Firenze?´E facil o acesso a outras cidades como Pisa,Arezzo,San g o que é preciso para visitar os vinhedos, vale a pena bikes?Onde e como alugá-las?
Somos do Rio , iremos a Milan, Venezza, Toscana, daí voaremos p/Roma, Nápoles, Pompéia, Capri, Ana Capri, será que 16 dias vai dar pra tudo?
Queria dicas de hotéis bbb.Não quero albergue, geralmente os banheiros msão compartilhos e eu sou esquisita…..
AbraÇao
Ro
Rosana, tem algumas coisa que eu posso ajudar. Por exemplo, se você quiser conhecer um pouco mais os lugares ( e a Toscana merece!), acho muito todas estas cidades em 16 dias. Pensa no que vocês gostam mais e deixe outras pra próxima viagem.
Nós não ficamos em Firenze. Nossa base foi Siena mas mesmo assim, nos hospedamos 2 noites emn Montalcino !
Acho que em qualquer hipótese, você vão ter que alugar uma carro pra ir à cidades/vinícolas.
Quanto a hotéis bbb, não posso ajudar. Dê uma olhada no TripAdvisor ou vá direto na fonte,a Organizações da Bóia, o VnV do grande Riq ( http://www.viajenaviagem.com).
Abs e boa viagem.