bello
29/11/08
dcpv – Toscana em SP ? Na Spicy da Gabriel ?
Vejam só! Recebi o impresso com os cursos que seriam ministrados na Spicy há uns 6 meses. Escolhi, sobre total influência do planejamento da nossa viagem, fazer um de Culinária Toscana com o grande chef José Maria Meira que seria realizado no dia 29/11.
Não só a viagem já passou, como chegou o dia do curso. Sábado de manhã, em plena Spicy da Gabriel.
Pra quem não sabe, a rua Gabriel Monteiro da Silva é o lugar onde se encontram as melhores lojas de decoração de SP. E a Spicy, é quase que uma Daslu das sex shops!
Chegamos por volta das 10:00 hs e já encontramos a gerente, a Sandra e o Zé Maria, cheios de energia e com muito bom humor (como sempre).
Ele logo foi nos explicando o que nós aprenderíamos a fazer e, melhor, o que comeríamos no almoço.
O 23º Cooking Spicy chamava-se “Sob o Sol da Toscana” e tinha uma bela explicação sobre o que é uma trufa além de ter uma sensacional exposição/degustação dos produtos da Savitar (vendidos pela Importadora Toscana) que são simplesmente deliciosos: mel trufado, aceto balsâmico com trufas brancas, pasta de trufas, manteiga trufada, etc.
Começamos, tomando um flute de espumante X Décima, uma vinícola gaúcha que tem uma bonita filosofia de terroir e comendo pãezinhos com azeite trufado.
Como entrada, o Zé propôs um Suflê de Queijo.
Levíssimo e foi feito com gruyere, brie, parmesão e devidamente finalizado com uma pasta de trufas brancas que deixou tudo absolutamente perfumado.
Tartufo fresco: O tartufo (a trufa) vive escondido e se une fisicamente em minúsculas raízes de várias plantas da floresta, denominadas “microrriza”.
É um ingrediente selvagem e um quilo pode chegar a U$ 4000!
Pra acompanhar, um Viognier da X Décima que tinha um tremendo gosto de anis. Muito bom!
Adivinha só qual foi o prato principal? É claro que foi uma pasta.
Um Papardelle com Ragu de Pato que foi devidamente perfumado com azeite trufado.
Olha, este prato merece um ritual pra ser comido. A combinação é perfeita e o pato é extremamente cremoso.
Um assemblage de 5 uvas da X Décima, o Gran Reserva 2005 marchou ao lado do pato. O pato, vinha cantando alegremente …
O aroma da Trufa: de sabor suave, a trufa tem como característica mais marcante o aroma. É arrebatador!
E é pelo cheiro que os caçadores como o auxílio de cães farejadores treinados desde o 6º mês de vida, descobrem onde há trufas.
E pra finalizar a ótima manhã, uma sobremesa simples, (como a boa comida Toscana deve ser) um queijo pecorino trufado com geléia de Cremona acompanhado de um Moscatel X Décima.
O tartufo na cozinha: o tartufo negro deve ser preferivelmente ralado ou amassado num pilão. Não deve ser cozido, nem escaldado. Nunca sirva tartufo com queijo. E deve ser temperado somente com sal e azeite extra-extra virgem.
Mais um excelente curso (já tinha feito o do Mercadão) que o Zé Maria nos proporcionou. Foi um pic-nic em plena Toscana.
Até a próxima ou melhor, até o próximo!
Ciao!
.
Há 8 comentários
Estou desnorteada com queijo por todo o lado… eu nunca provei trufas, então nem sei se gosto. Mas queijo eu sei que curto muito 😉
Bom fim de semana!
um azeite trufado feito con trufa branca nao dura por mais de 40 dias esse que nos encontramos a venda por ai, sao azeites aromatizados artificialmentes com uma essência feita a base de petroleo
Edu, fantastico esse soufle! Voce poderia dar a receita? Abracos,
Maria
Pois é! Eu tenho 1 litro de magnífico azeite extra-extra-extra Virgem a “trufar” há mais de 3 meses, vou provando mas aquilo vai estando miseravelmente igual.
Está visto que devo ter enfiado um belo “barrete” com as ditas trufas, a quem alguém tinha roubado o famoso aroma!:-(
Ameixa, trufa é quase um coentro (guardadas as devidas proporções, é claro !!s). Ou odeia ou gosta. Estamos no segundo time !
Maria, estou procurando a receita e assim que achar, te envio ! Mas este suflê vale o sacrifício !!
Luís, caro amigo Y ( por falar nisso, na próxima terça-feira, 10/02, publicaremos, eu, o Luis e a Marizé, a 5º edição do Projeto Y que desta vez vem em formato de espumas! Dá-lhe Ferran!), também já peguei alguns azeites “trufados” em que o máximo que tinha passado por eles era o cachorro !! rsrs
Abs a todos.
claro que nao pude deixar de reparar na bela foto do moinho de café que a spicy vende!
sonho….
Marcus, você está enxergando bem, heim ! Ainda mais quando se trata de alguma coisa referente a bons cafés !
Abs.
Guto, é quase isso. Os azeites aromatizados, via de regra, são bem ruins e com validade muita curta. Mas existem bons, sim.
Abs petrolíferos pra você.