número 207
04/03/09
dcpv –13º interblogs – Caos na Cozinha do dcpv
Caos = confusão de todos os elementos antes de se formar o mundo, grande desordem, balbúrdia.
Cozinha = compartimento de uma casa onde se preparam os alimentos, arte de cozinhar ou preparar alimentos, preparo de comida.
Já Caos na Cozinha é um blog nem um pouco confuso, mas sim de primeira com textos e fotos excelentes e comandado pela simpática portuguesa Mariana. Como é um dos nosso blogs favoritos, foi convidado a participar deste nosso 13º interblogs ( Quer saber o que é ?) e 13º capítulo do livro que será editado sobre os mesmos.
Começamos a conversar em 05/05/08 quando eu perguntei se ela queria nos enviar um menu com as receitas de sua predileção e que seria executado em fev/09. A Mariana respondeu:
“Oi, Eduardo. Claro que eu aceito, é uma honra enorme ser convidada! Pensar assim tão longe me confunde um bocadinho, mas não há problema! Afinal, com quase um ano terá de ser de arromba!”
Após várias trocas de e-mails (mais de 12 páginas!), mudanças de eixo (marianesco, fusion, herbs, spices) e datas (fevereiro pra março), ela chegou a um veredito final.
Ervas&Nozes. Tudo com muito estilo e com a maior quantidade de receitas jamais feitas por aqui: coquetel, amuse bouche, entrada, primo, secondo e dolci. Ou seja, um verdadeiro “spetacollo” e quase veggie não fosse o magnífico porquinho do secondo.
Então, vamos ao 13º (ainda bem que não somos supersticiosos!) interblogs com o Caos na Cozinha no dcpv.
(Aviso, as receitas completas poderão ser obtidas com a Mariana)
Coquetel – LIMÃO&ZIMBRO – Indian Summer (do famoso restaurante Slanted Door em SF)
Uma mistura bombástica de gin, sumo de grapefruit, licor de zimbro (não achei nem no sex shop, mas resolvi o problema macerando o zimbro com açúcar) e limão.
Tudo isto na proporção que lhe convier. Diferentaço! 1 x 0 pra Mariana.
Amuse Bouche – COENTRO&PINOLIS (J. OLiver, ele mesmo)
É quase um falafel. Uma mistura de favas sem pele, coentro fresco, piri-piri em pó, cominho em pó, pimenta dedo-de-moça e raspa de limão processados e, pra terminar, adicione um pouco de farinha de trigo.
Aí, modela-se pequenas bolas, achatando-as com o formato de moeda.
Frite-as e coloque um pouco dum molho de iogurte, suco de limão e coentro por cima. Finalize com pinolis tostados.
Olha, é muito bom e com um sabor marcante das especiarias e do coentro. Mariana acertou em cheio: 2 x 0.
Entrada – HORTELÃ&PISTACHES (by Mariana)
Esta receita é praticamente uma salada de abobrinhas. Elas são fatiadas em rodelas não muito grossas e grelhadas no Super George Foreman! A montagem consiste de: cama de rúcula + abobrinhas grelhadas + pistaches + hortelã chifonada + vinagrete (3 partes de azeite, 1 de suco de limão, hortelã chifonada)+ flor de sal.
Super-refrescante e combinando com o calor reinante na grande Ferraz de Vasconcelos. Mais um golaço da Mariana: 3 x 0.
E um bom rosé, o Merlot Fausto Pizzato Brasil, acompanhou este caos todo. “Tropical, vereda, espetacular, faustoso, niveresco” foi o mínimo que poderíamos dizer dele!
Primo – NOZES&SALVIA (by Mariana)
A Dé já tinha feito o tagliatelle em casa no domingo. Prum caos organizado como esse, nada como uma bela pasta feita em casa!
O “molho” que acompanha a pasta é formado de cebola cortada “alourada” no azeite com cubos de maçã ácida até ambas caramelizarem e dourarem.
Junte nozes à pasta e um pouquinho da água da cozedura!
Ah! Se usar sálvia fresca (como eu), dê uma chifonada nelas e adicione junto com a maçã. Esta pasta é tão sensacional quanto simples. Forma sabores tão marcantes que até a nossa especialista, a minha mãe, a D Anina que estava nos visitando, aprovou e comeu tudinho!
E as fotos da Dé estavam tão boas (ela também adorou a pasta) que fui obrigado a escolher mais do que uma. Ficaram lindas!
Este foi um gol, de bicicleta: Mariana 4 x 0.
Acompanhamos com um tinto leve, um Malbec Cumbres Andinos 2005 que nos deu a sensação de ser “baunilhesco, castanho, sensacional, papa, niveresco II”.
Secondo – ALECRIM&CASTANHA PORTUGUESA (Fine Cooking + Mariana)
Uma paleta de porco de 2 Kg é salgada e cozida lentamente (150ºC a cerca de 4,5 hs). A própria Mariana escreveu: ” 2 kg de carne parecem um exagero para 4 pessoas, mas convém que seja uma peça grande. As sobras são uma delícia e pode usá-las em inúmeros pratos. Antes de guardar no frigorífico o que sobrou, desfie tudo e guarde já desfiado“. Sobras? Guardar? Eu, heim! Não sobrou nada!
Após este cozimento, faz-se um molho com a gordura do tabuleiro, cebolas em rodelas grossas, dentes de alho descascados, cenouras cortadas em palitos, castanhas portuguesas, vinho branco, água e ramos de alecrim que também foi colocado na metade do cozimento da peça.
Pronto! É só servir o porco com os legumes e o molho que se formou. Substancioso e delicioso com a carne simplesmente desmanchando na boca. Isto sim é um cozimento lento e gradual em baixa temperatura.
É, mais um gol e de cobertura, Mariana 5 x 0.
Sobremesa – MANJERICÃO&CASTANHA DE CAJU (Dorie Greesnpan + Martha Stewart (diretamente de Alcatraz) + Mariana)
Uma tortona deliciosa!
Frutas são misturadas: manga madura, banana, romã, cardamomo, limão e açúcar.
Uma massa é feita de farinha, açúcar, fermento, sal, manteiga, leite integral, castanhas de caju. Esta massa é transformada em bolas.
Leve ao forno numa forma untada com a mistura de frutas e a massa por cima.
Pra servir, acrescente um creme de manjericão (creme de leite, manjericão, açúcar e mascarpone).
E esta sobremesa se transformou num bolo de aniversário pro meu irmão, o Déo, o Papa, que aproveitou esta noite de gala pra comemorar os seus ?? anos (vocês acreditam que o cara esconde a idade?! rsrs).
Mais um tremendo acerto da Mariana que estabeleceu uma goleada histórica, aqui no dcpv: 6 x 0 !!
E já que a mãe do aniversariante, a D Anina (que é a minha também!), estava por aqui aproveitamos pra tomar mais uma “nesguinha” do Anisete especial que só ela sabe fazer!
Vamos à opinião dos caóticos confrades:
Caos? Um perfeito equilíbrio entre todos os pratos. Perfeito! (Edu)
O jantar foi maravilhoso! E o “Papa” também é demais! (Mingão)
Je suis “enchanteux”! Tudo delicioso! Até mammy veio!! (Déo)
Só nos resta agradecer a participação especial da Mariana que nos proporcionou tanto prazer neste menu “quase bicho-grilo (se bem que eu acho que o porco era “paz e amor”!).
E mandar eletronicamente, o nosso já famoso presente virtual …
… que só poderiam ser “matos” comestíveis.
Gratíssimo e vamos aproveitar pra parabenizar a Mariana que está fazendo aniversário hoje (10/03).
Parabéns pra vocês (Mariana e Déo), nesta data querida ….
Até o próximo interblogs que será neste mês mesmo com a Márcia do blog Idéias a la Carte. Um menu mineirim, sô!
Mariana, como você “estava em pulgas”, vou dizer: foi de arromba! Até a Lua ajudou!
.
Há 12 comentários
Eduardo, não podia haver um presente melhor! Fiquei muito feliz por ter corrido tudo bem e mais ainda porque era o aniversário do Déo (responsabilidade triplicada para o menu!!). Adorei a experiência, com todas as suas confusões e todo o caos gerado na minha cabeça!
Um beijo enorme *
Quantos cursos nesse menu. Sensacional. edu, me manda um email pra falarmos sobre os pozinhos. abraço.
E eu que ainda não conheço o Caos na Cozinha!!! Vou lá dar os parabéns para a Mariana e deixo os parabéns aqui também 🙂
O Déo já nem tem idade, tal como vocês… com estes jantares já todo o mundo virou imortal na blogosfera he he
Parabéns pelo menú, pelo jantar, pela boa disposição e pelo aniversário 🙂
O menú está absolutamente fantástico (uma ideia excelente essa de fazer um DCPV temático ervas/frutos)! Vou já pedir todas as receitas à Mariana, pois quero fazê-las todinhas.
Ela merece os Parabéns (pelo menú e
Bjs para todo o pessoal do DCPV!
Que belo repasto! Outra coisa não seria de esperar da Mariana que, com ou sem caos, é na verdade uma grande e inspirada cozinheira… como vocês puderam comprovar!
Estão de parabens a Mariana e todo o pessoal do DCPV.
Muito obrigada a todos pelos elogios! Foi uma experiência que muito gozo me deu! Melhor só se pudesse ter estado no Brasil, com esta companhia tão entusiasmada e divertida! 🙂
Edu ,que coisa é essa?Cara ,vc.está matando ,tudo com um vizual fantástico ,creio que o sabor deve ser a mesma coisa.Muito bem ,seu blog é maravilhoso.Verdadeira aula de sabor.Um grande abraço .
Mariana, depois do Caos veio o Paraíso! Parabéns duplo pra você : pelo aniversário e pela indicação que foi realmente espetacular. Todos adoramos e foi uma pena você não poder estar aqui fisicamente.
Fica pro lançamento do nosso livro.
Leo, grato. Agora, pozinho ?? O que que é isso, Ferran ?? rsrs
Ameixa, calma que já, já você estará brilhando por aqui!! E o Déo agradece a imortalidade !! Certamente estaremos sempre dispostos !!
Pipoca, você está certa: uma grande idéia atrelar o menu a categorias ( ervas/frutos). E com um resultado esplendoroso ( assim como foi o seu Thai!!).
LPontes, nosso grande conselheiro, compartilhamos da tua opinião. A Mariana sabe das coisas. E já estou me preparando pro Y5, no próximo sábado. Vamos lá !!
Mariana, que este desejo se concretize algum dia. Faremos um tour gastronômico DCPV/SP. Parabéns de novo !!
Joaquim, o mestre, pra saber o verdadeiro sabor, só comendo. Portanto, quando estiver por aqui, apareça.
Abs a todos !!
Edu, esses seus interblogs são sempre um capricho total!
abs
Alessander Guerra
http://www.cuecasnacozinha.com
Grato, Alessander. E aproveitando o embalo, anuncio a sua participação nos Inter Blogs. Será em junho/2010!
Caramba, como você mesmo disse, isto aqui está parecendo o El Bulli ! rsrs
Abs.
What’s up to all, the contents existing at this website are truly amazing for people experience, well, keep up the good work fellows.