sombrero
06/05/09
dcpv – Nem suína, nem gripe. Viva México!
Dia de retorno de Miami. 8 hs de voo cansam qualquer um, mas como era quarta-feira, fizemos um “sacrifício” e partimos pra mais uma noite de amigos!
O que fazer? Pensei no momento de baixo astral que “nuestros hermanos” mexicanos estão vivendo com essa história de gripe suína.
E pensei também no que eles já nos deram de prazer gastronômico: tortillas, burritos, guacamole, tamales (quem se lembra do Seinfeld?), chilles, moles, frijoles. Sem contar a comida maravilhosa da Lourdes Hernandez, na Casa dos Cariris (aguardem pois ela topou participar do dcpv x Chef).
Portanto e utilizando o critério da predileção, fiz algumas comidinhas mexicanas ” manjadas”, mas que são extremamente reconfortantes.
Vamos lá a noite do desagravo mexicano, a noite Viva o México no dcpv. Adelante!
Começamos os trabalhos com umas Margaritas. Umas de limão siciliano, outras de limão tahiti embas com muito gelo, Cointreau, tequila e sal na borda do copo, co manda o figurino!
Como entrada, Guacamole com Doritos (sim, os de pacote!). Um abacate amassado, cebola picada bem fina, pimenta dedo-de-moça em rodelas , tomate maduro cortado em cubos, suco de limão, coentro e sal. Tudo misturado e formando uma pasta.
Nós usamos Doritos, mas pode-se acompanhar com qualquer coisa: hortaliças, torradas, biscoitos, etc.
Um vinho branco, o Chardonnay Jacobs Creek 2008 Aústrália nos disse, sou “azedo, cabeçudo, chardoniesco, competente” durante a noite toda como se fosse uma daquelas bandinhas tocando “ai, ai, aiai, tá chegando a hora”.
Continuamos vendo o show do Ronaldo (Timão, êô!) e comendo uns tacos daqueles que vem em kits. Uma tremenda carne moída apimentada …
… com alface, cebola e tomate cortados …
… queijo prato ralado ..
… e um belo molho apimentado.Tudo quentinho e “quentinho”! Reconfortante.
Terminanos (enquanto o Ronaldo terminava com o Atlético. Não é possível! O homem fez um golaço de penalti!!) com uma sobremesa simples e diferentona. Uma gelatina de amêndoas que é quase um pudim.
Uma junção de gelatina sem sabor, ovos, leite frio, gemas, amêndoas sem pele e açúcar, escoltada por uma calda de açúcar.
Perfeita! Como perfeito foi o nosso retorno.
Leia a opinião dos muchachos :
Arriba Méjico! Arriba Timón! (Edu)
O México é bom, mas o Ronaldo é the best! (Mingão)
Muy delicioso, muy saboroso! (Déo)
Bom, fica aqui o nosso protesto pelo pré-julgamento idiota de uma população toda ( mais de 100 milhões) por causa de mais uma gripe (que deve ser pior do que as outras, mas é uma gripe !) que ocasionalmente caiu sobre o povo mexicano.
Nada melhor do que apresentar esta bela culinária pra exorcizar qualquer falta de informação.
Até!
PS – O Alessander Guerra do excelente blog Cuecas na Cozinha vai lançar um livro. Portanto quem estiver em São Paulo nos dias 27 (quarta) ou no dia 30/05 (sábado) é só dar uma passada lá no Cuecas, ver os endereços, ir conhecer o Alessander em pessoa e dar uma força pra mais um foodie que transformou o seu sonho em realidade. Nós (eu e a Dé) vamos!
Há 8 comentários
Andale, Andale 🙂
O que é certo é que a gripe está aí. A carne moída não é de porco, né? he he
Muito bom aspecto. Ouvi hoje na Tv que alguns hotéis oferecem 3 anos de férias grátis caso algum turista vá passar férias lá e apanhe a gripe… acho que nem assim vão conseguir!
Quem me dera estar mais perto para conhecer o Alessander, vocês, a Simone, a Cris e etc… Divirtam-se muito!
Amo comida mexicana e adoro o Mexico. Alias planos para volta a Los Cabos very soon..
Ficou o maximo sua fiesta. Nada melhor que muitas pimentas e tequilas para exorcizar a gripe (todas) e se possivel as alergias ao polem tambem.
Saludos!
Ameixa, todo mundo tem uma admiração pela comida/cultura mexicanas. Esta carne não era de porco, mas a que comi ontem era !! rsrs
E calma, que no lançamento mundial do livro dos Inter Blogs daremos um jeito de todos os bons blogueiros se encontrarem. Espere e verás !! rsrs
Odete, está chegando a hora da feijoada búlgara !!
Dividimos então esta paixão pela comida mexicana e também tenho vontade de conhecer Los Cabos.
Abs a todas.
Aposto que uma boa pimenta chili ajuda a curar qualquer gripe..:)
Oi Edu, este Chardonnay é um dos meus brancos favoritos 🙂
Acho a melhor pedida no free shop (quando alguém passa por lá, sempre peço algumas para mim!!)
Adorei o jantar mexicano, fazemos aqui em casa também, mas este de vocês está campeão, lindo, sofisticado!
Estive em Milão, lembrei de vocês lá na Rinascente…
Abraços!
Luciana
Edu que que delicia,,, tudo com muita pimenta,,, tabasco aqui não pode faltar,,, vai até na pipoca,,, só não coloquei ainda no chocolate,,, olhá quem sabe rsrsrsr,,, tudo lindo,,,, beijos
Essas receitas mexicanas é de dar água na boca. O guacamole deve fica delícia. Comer com Doritos vou experimentar.
Liliane
Enio, eu também acho. O problema seria o efeito colateral !! rsrs
Luciana, também sou fã do Jacobs e este 2008 está fresquíssimo. E que beleza a Rinascente, né? Você comeu por lá?
Júlia, faça algum chocolate com pimenta. Deve ficar muito bom !!
Liliane, guacamole é fácil de fazer e o resultado é excelente. Ainda mais com os legítimos Doritos !!
Abs a todos !!