número 115
05/07/06 ( é isto mesmo, 2006)
dcpv – Simples, normal e muito bom. Viva a Itália!
Observação – Por incrível que pareça, o último post sobre as reuniões iniciais do dcpv que publiquei foi há seis meses. Deixa eu explicar melhor.
A confraria dcpv começou oficialmente em 27/08/03 (puxa, estamos perto do nosso 6º niver). De lá pra cá, já nos reunimos em 223 quartas-feiras (mais de 5 anos corridos).
E no formato inicial, constava publicar os relatos sobre as reuniões antigas.
Portanto, retornarei às origens e postarei pelo menos uma vez por semana, os relatos que iniciaram todo este movimento expressivo na gastronomia brasileira! rs
Fiquem com a reunião de nº 113 que foi realizada no final do Copa do Mundo de Futebol de 2006.
Introdução – Sobrou macarrão e champignon! O resto ficou pelo caminho (inclusive, rs…rs…rs…, o ex-hexacampeão time do gênio Parreira).
Itália e França fazem a final merecida; foram “menos ruins” de uma Copa que será lembrada pelos que gostam de futebol (por exemplo, nós), como uma das pobres, sem brilho, sem cor!
Vamos ao melhor! Nossas quartas!!
Bebidinha – Surf Rider (vodka, vermouth, granadine, sucos de laranja e limão, gelo) – ótimo
Vinhos
Dom Laurindo Reserva – Brasil
Sauternnes França 2004 (???)
Menu
Entrada – Oeuf en Cocotte
Principal – Linguini ao funghi porcini
Sobremesa – Cannoli alla Siciliana
Comentários dos confrades
Muito! Muito bom! E a sobremesa deve e vai melhorar! (Edu)
Os ovos estavam perfeitos! O macarrão maravilhoso. (Mingão)
Adorável! Delicioso! (Déo)
Observações finais – Mais uma noite simples. E cá pra nós, tá mais do que provado que comida simples e confortável (eita, comfort food) é o que alimenta a nossa alma. Além da Itália campeã, é claro!
Fotos de variados legumes, frutas e frutos do mar, expostos num Carrefour. Tá certo que é num Carrefour de Dubai. Mas é num deles.
O que são? Pela ordem, de cima pra baixo, eu acho que são abóboras, flor de bananeira, camarões e pimentões. Você acha o quê?
Dicas ( by Mark Bittman)
Em vez de… ervilhas em lata (e muitos outros legumes enlatados), pense nisto: USE ervilhas congeladas.
Faça uma massa ou arroz com ervilhas (e queijo parmesão). Ou prepare uma pasta com um pouco de limão e sal, que se transforma num belo “dip”.
Legumes congelados são melhores do que se pensa!
.
Há 9 comentários
Flor de bananeira? Não conhecia, tem uma cor espectacular 🙂
Edu, não sei explicar por que gosto tanto dos “posts” antigos. Ou melhor… sei.. E já disse aqui. Eles me passam a sensação de que tudo começou de maneira simples, sem muito planejamento… Eram apenas encontros para comemorar a amizade a cada quarta-feira.
Confesso que invejo isso em vocês. Houve uma época que tinha também meus encontros semanais com amigas que são amigas desde os tempos do então primário. Hoje, eles são menos freqüentes. Mas há dois meses, nos encontramos em minha casa. Lembrei-me de vocês. E ri muito, quando percebi que era quarta-feira e que, ao contrário do encontro dos homens do DCPV, apesar de ser um encontro de quatro mulheres, nada foi preparado por nós (belo exemplo da inversão dos papéis sociais dos gêneros). Foi delicioso, rimos muito, relembramos uma vida compartilhada, mas não cozinhamos. Eu, como sempre, me atrasei em uma reunião na universidade; uma de minhas amigas é médica e ficou presa em uma cirurgia; a outra, psicóloga, teve que atender uma paciente “a beira de um ataque de nervos”, e a outra, bem a outra distraiu-se na aula de mosaico…. O “delivery” começou a funcionar antes mesmo de chegarmos em casa. Ainda assim, foi o mais próximo que cheguei do DCPV. E como foi gostoso. Aquela foi uma quarta-feira realmente especial. Pelo menos em duas casas, amigos se reuniram em volta da mesa para celebrar a amizade.
Para retribuir a retomada dos “posts” antigos, vou providenciar o ‘post” de minha noite DCPV e enviar para você. Claro, com comentários das confreiras!
Abraços!
Amanha passo nos Correios, para enviar a revista do Verdemar sobre comida mineira, via Ed.
Edu,
desculpe-me pela pergunta de garota do interiorrr, mas onde vc conseguiu encontrar Granadine? O Fred é apaixonado por bebidas e a maiora das receitas de drinks levam granadine. Nunca conseguimos encontrar essa bebida aqui no nossa região… poxa poxa 🙁
Alguma dica de onde podemos encontrar?
Ameixa, eu acho que é. E não tenho a mínima idéia de como usá-la !! rs
Adriana, você está enganada quanto ao planejamento. Todas as quartas são pensadas antecipadamente por mim ( veja neste caso que tivemos oeuf, um prato francês e linguini e canolli, dois pratos italianos. Ou seja, assim como na Copa, vitória da querida Squadra Azzurra!).
Quanto às reuniões, a Dé e a Re estão reclamando sobre a citação somente de “amigos”, afinal de contas elas não escrevem sobre a sua opinião, mas estão sempre no “pedaço”!
Mande o post que veremos se se encaixa na linha editorial do DCPV !! rsrs
Natalie, a sua resposta é uma só : Sex Shop !! rs
Abs a todas.
Dé e Re, desculpem-me a referência apenas aos “homens” do DCPV. Na verdade, como são eles que postam os comentários de que tanto gosto, acabei associando a confraria a eles apenas. Mas tenho certeza, no caso da De, por exemplo, que sua contriubição para o astral da noite vai muito além da escolha da decoração da mesa. Isso sem falar nas fotos. Aliás, nosso encontro não teve fotos, o que nos fez perceber sua importância na diagração/ editoração do post. Quanto a Re, alguém que nasce em um dia tão bonito basta estar presente para alegrar a noite! 🙂
Edu, o sem planejamento referia-se a “soluções caseiras”. Os encontos inspirados nos grandes chefes e as participações de amigos do outro lado do mundo, por exemplo, não são coisas mais recentes?
Bem, o post, para avaliação do DCPV, seguirá via e-mail do Ed. Certamente ele não é de interesse daqueles que passam por aqui.
Abraços!
Adriana, foi só uma brincadeira !! rsrs
E quanto ao planejamento, volto a dizer que sempre foi tudo muito planejado ( eu sou um engenheiro. Planejar
é o meu hobby!! rs). Sempre pesquei receitas de livros de grandes chefs desde a primeira reunião.
A única coisa que não foi planejada desde o princípio foi justamente tudo isso se transformar num blog !! rsrs
De qualquer maneira não mudou muito o rumo já que eu pensava num livro. Pensando bem, o blog não deixa de ser um livro cibernético !!
Abs.
Recordar eh viver…Sao mesmo muitas quartas-feiras!!! E a experiencia aprimorou e refinou, hein!
Ja provei flor de bananeira nas andancas pela Asia…mas posso passar batida numa proxima.
;>)
Isso roxo é flor de bananeira? Penso que são pimentões.
Eu sei das participaões da De. As decoraçõesde da mesa que ela faz, sempre acho linda. A Re é que parece só faz comer(risos).Tô brincando, viu?
Liliane
Odete, eu não provei, mas não tinha cara de muito bom,não !!
Liliane, são flores de bananeiras mesmo. E a Re disse que ela não come somente, não. Na verdade, ela começou como patisseur, mas devido a faculdade teve que abandonar o cargo temporariamente. rs ( tem 3 anos !)
Abs a todas.