Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – 19º interblogs – soupe rouge/sopa vermelha no dcpv

dcpv – da cachaça pro vinho – 19º interblogs – soupe rouge/sopa vermelha no dcpv

número 227
18/08/09

dcpv – 19º interblogs – Soupe Rouge/Sopa Vermelha no DCPV

Quebec é uma das 10 províncias do Canadá e a maior, além de ser a segunda mais populosa. A maior cidade de Quebec é Montreal.

600px-Flag_of_Quebec_svg-2 brasao_quebec-2

Que é justamente onde vivem a Fabrícia, o Mohamed e a Elissa. Pra quem não sabe, a Fabrícia é a chef do blog-irmão Sopa Vermelha e é a nossa convidada deste interblogs ( quer saber o que é ?) Québécoise onde mostraremos receitas desta belíssima região da costa Leste do Canadá.

DSC00603-2

É a segunda vez que ela participa. Na primeira, em 15/09/08, a influência do Mohamed foi total pois fizemos um grandioso menu tunisiano (é claro que ele é da Tunísia !!)

dsc00446-2-2

E pra selar o princípio básico dos interblogs que é tornar este mundo virtual um pouco mais real, já nos encontramos com eles tanto no Canadá

dsc09503-2

… quanto aqui, na grande Ferraz de Vasconcelos. Voltando ao tema, porque Québécoise?

DSC00617-2

Ora, porque além de tudo, a província de Quebec é a sede da cidade de Quebec (lindíssima) que é a sua capital.
E a província tem características completamente diferentes do restante do Canadá: cerca de 60% da população é constituída de franceses e o francês é o único idioma oficial da província. A população é na sua maioria católica e até a arquitetura é francesa.

DSC00591-2

Por falar francês, a Fabrícia passou todo o nosso contato me ensinando a língua gaulesa: soirée, pâté, poutine, chinois, boeuf, tarte, l’érable. Até poema ela me passou:

DSC00635-2

Mon pays ce n’est pas en pays, c’est l’hiver…
Mon chemin ce n’est pas un chemin, ces’t la neige…

Gilles Vigneault

E tem mais. A Dé aproveitou pra decorar a mesa nas cores de Quebec, pois estávamos lançando o movimento Ferraz Livre, pensando em libertar-nos do jugo do restante da Zona Leste! rs

DSC00627-2

Portanto, vamos ao nosso 19º interblogs (e consequente 19º capítulo do nosso futuro livro), a Soirée Québécoise!
Allez!

Apéritif – Caipirinhá de Maple Syrup

Simplesmente, uma pinga com mel canadense. Ou seja, Absolut LA Special (o Déo é que trouxe. Tem açaí e outras cositas ) e maple  syrup, já que estamos falando de Primeiro Mundo!

DSC00636-2 DSC00640-2

E uma caipiroska (by Mingão) de morcoti com ameixa. Espetáculo.

DSC00624-2

Entrée – Poutine

Já vou adiantando que as receitas são enormes (parece que a onda da Odete está pegando! rs). Caso as queira na íntegra, é só pedir pra mim ou pra Fabrícia!
Voltemos à Poutine, um dos pratos mais tradicionais da província de Quebec. E Poutine é simplesmente batata frita …

DSC00601-2

… molho grave (caldo de carne, suco de limão siciliano, mostarda Dijon, açúcar mascavo, amido de milho, sal e pimenta) e queijo de Minas em cubos. Este queijo foi uma adaptação da Fabrícia, já que até onde eu saiba, não existem tantos mineiros assim no Canadá.

DSC00620-2

Levados ao forno e nesta ordem, montados em pequenos refratários.

DSC00646-2

Uma grande surpresa pois a junção do molho com a batata frita acabou transformando tudo numa pseudo-torta! Puxa, este comentário pareceu uma tese de doutorado!

Premier Plat- Pâté Chinois 

Estou aqui me matando de dúvida. Não sei se escolho o pâté ou a Tourtière?” Foi isso o que a Fabrícia escreveu. E eu acabei optando pelos dois, pois ambos mereciam ser devidamente degustados pelos quebequenses ferrazenses.

DSC00610-2

Na verdade, o Pâté Chinois é uma versão de purê de batatas com carne moída. Alguns dizem que ele é chamado de Chinois por causa dos trabalhadores asiáticos da ferrovia pancanadiense no final do século XIX. Outros, devido aos canadenses terem ido trabalhar na China no mesmo período.
Monte num pirex (marinex, qualquer ex segundo a Fabrícia) carne moída refogada …

DSC00592-2

… queijo de Minas cortado, creme de milho…

DSC00595-2

… e purê de batatas. Polvilhe páprika por cima.

DSC00660-2

Uma delícia, pois o creme de milho dá liga a carne moída e ao queijo e a torta fica firme com a carne por baixo e bastante temperada.

Deuxiéme plat – Tourtière du Lac Saint Jean

Esta Tourtière é típica da região do Lac Saint Jean, uma das mais bonitas de lá. Segundo a Fabrícia é um prato tradicional de Natal ou Ano Novo e é uma mistura de barreado com uma sopona sólida!
Carnes de porco, frango e boi misturadas a batata e cebola e colocadas numa panela forrada com a massa.

DSC00579-2

Depois coloque caldo de frango e direto pro forno. Muito forno …. 7 horas de forno!!
E o resultado é este:

DSC00622-2

Uma torta grossa com um recheio extremamente macio e saboroso. Todo mundo adorou!

DSC00663-2

E as duas tortas (se é que podemos chamá-las assim!) juntas formam um prato pra justificadamente fazer com que a província de Quebec queira se separar do restante do Canadá.

DSC00659-2

Pra acompanhar todos estes pratos, um Vin Blanc Sauvignon Blanc De los Man 2004 que foi “defumado, rouge de los blancs, man duro, tinto gay” segundo os conaisseurs, nós mesmos.

DSC00650-2

Plat de résistence – Boeuf à la Bière

“Quando provei pela primeira vez o boeuf à la bière da região Basses-Laurentides (20 minutos de Montreal) fiquei encantada. Tudo cozido no forno com cenouras…  chega a desmanchar na boca”.
Fabrícia acertou em cheio mais uma vez. Na escolha do prato e na descrição.

DSC00674-2

Essa carne realmente desmancha na boca. É um tremendo picadão com carne de boi em cubos, cebolas, alho, açúcar mascavo, cerveja branca, caldo de carne, cenoura, salsinha, tomilho, louro, mostarda e azeite.
E ela indicava “acompanhar com purê de tupinambor“. Tupinambor? Não tinha a mínima ideia do que seria exatamente e justamente por este fato, substituí por inhame. Ficou muito bom e bonito!

DSC00590-2

Volto a dizer: a carne desmancha na boca. Mesmo!

DSC00670-2

Tomamos um Vin Rouge, o Malbec Cumbres Andinas 2005 Chile, que foi “ cc, chileno-canadense, memória curta, frutas encorpadas”.

DSC00656-2

Dessert – Tarte à l’érable

Sirop d’érable. Ou melhor, maple syrup.

DSC00597-2

Como a própria Fabrícia disse “muitas sobremesas poderiam fechar com chave de ouro essa noite gorda. Mas acredito que a clássica Tarte à l’érable não poderia ficar de fora”.
Portanto, com vocês a Torta de Maple Syrup!
Uma bela massa de torta, assada separadamente e coberta por um gostoso recheio de maple. Vai à geladeira e pronto!

DSC00691-2

Esqueci de comprar o sorvete de creme pra seguir o que a Fabrícia indicou, mas usei groselhas, um mel de lavanda e e algumas sementes gastronômicas da própria, comprados lá mesmo, na província. Ficou bom, bom!

DSC00681-2

Ainda mais acompanhado de um digestiff, a Pomme de Glace Original 2006 que eles mesmos, a Fabrícia e o Mohamed, nos trouxeram no final do ano passado.

DSC00695-2

Eis a opinião dos mosqueteiros:

DSC00654-2

Québécoise a la Ferrazeinsè !! (Edu)
Vive le Quebec culinaire! (Mingão)
Parfait! Merveilleuse. (Déo)

DSC00694-2

Grato a Fabrícia, ao Mohamed e a filhinha deles, a Elissa (que ainda está na barriga da mamãe) pela brilhante participação e pela chance que nos deram de conhecer a bela província do Quebec através da sua culinária. E terminamos este 19º interblogs com o nosso presente virtual, as já tradicionais flores …

DSC00702-2

… e desejando (ainda que um pouco atrasado), um feliz aniversário pra Fabrícia e muita saúde aos nossos bi-confrades franco-canadenses/tunisianos/brasileiros e papais.

DSC00666-2

Au revoir!

PS – Mês que vem (setembro) teremos a cozinha chino (sim senhores, chinesa!) por aqui. Quem indica é a Lud, mestra em chinês e owner do excelente blog The Inner Life of Food.

Zài jiàn.

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 10 comentários

  1. Que jantar maravilhoso e caprichado…e lindo…e inspirador!!!:D
    Eu sou “fã da fá” e do mohamed … realmente eles arrasam na cozinha. Adorei a seleção do menu e o capricho na execução!
    Parabéns!!
    Simone

  2. Uhhh lá lá 🙂
    Batata e queijo na maioria dos pratos… adorei!!! Essa xarope de ácer (maple syrup, sirop d’erable) faz parte da minha lista de produtos que gostaria de provar. Aqui não encontro.
    Muitos parabéns pela menú 🙂

  3. Queridos Confrades sulinos …
    Mas que luxo … vocês conseguem preparar tudo com muito glamour … sempre.Os pratos estão fantásticos, as fotos sensacionais e o sabor …. podemos imaginar que supimpa. Agradecemos o carinho, as palavras, as imagens, o trabalho, a dedicação dos queridos confrades …. Ficamos aqui imaginando o Mingão devorando tudinho … ahahah. Preparar esse menu foi um grande prazer, poder divulgar um pouquinho da província de Quebec uma honra …. obrigada pela oportunidade. Tudo ficou ainda mais gostoso pelo fato de conhecerem o Quebec …. a mesa ficou lindissima. E como diz o grande poeta québécois Gilles Vingeault: “Meu país não é um país, é o inverno …. Meu caminho não é um caminho, é a neve ….” . Merci beaucoup ….
    Bisous dos confrades daqui e da pequena confreirinha Elissa.
    As flores são magníficas … merci mille fois.

  4. Well done! Imaginei o carinho da ‘mom to be’ Fabricia elegendo as deliciosas receitas e a alegria de voces na elaboracao perfeita. Realmente a comida dessa linda regiao canadense eh boa demais.
    Saudade de quando morava na CL e bastavam algumas horinhas de carro pra cruzar a fronteira e dar de cara com as delicias de maple.
    Parabens por mais esse delicioso IB.

    bjs

  5. Olá! Conheci seu blog agora através do Sopa e adorei! Que delícia de menu, deu água na boca…

    A idéia do Inter Blogs é genial, muito bacana mesmo. Acho que estou um pouquinho atrasada (afinal de contas vocês já estão na 19ª edição), mas tudo bem! Apartir de agora, vou acompanhar todas as edições… parabéns pela iniciativa!

    Gostaria da receita do Boeuf à la Bière, será que poderia me enviar?

    Muito obrigada! Um abraço,

    Isabela

  6. Simone, grato pela visita, e deu pra perceber que somos fãs incondicionais dos confrades Fabrícia, Mohamed e Elissa. Já é o 2º IB que fazemos e daqui há pouco e assim que a Elissa crescer, faremos o terceiro !! rs

    Ameixa, você matou a pau: foi a maior demosntração de combinações de batatas e queijos possível. Muito bom mesmo.
    Quanto ao maple, é um melzinho mais ralinho… rs

    Verena, foi muito bom. E estamos salivando só de pensar no seu que será em Julho/10.

    Fabrícia, o prazer foi todo nosso e o Mingão gostou tanto quer levou um pouco da torta pra comer na viagem pra Botucatu … rsrs
    E obrigado por traduzir o poema pois achei muito bonito, mas o meu parco francês não conseguiu me fazer entender completamente …
    Grato pela participação e espero que no próximo, estejamos todos por aqui ou por aí, comendo tudo numa nova reunião dos “dragas” com a inclusâo do “tunisiano”.
    Vocês sabem que foram eleitos confrades honorários do DCPV.

    Julia, gratíssimo e pode deixar que eu já passei o site pra Dé. Ela não conhece e vai pesquisar.

    Odete, juntando o seu IB, o húngaro com o Québécoise, forma mais ou menos umas trocentas horas de forno…. rsrs
    Mas, ambos valeram a pena. E avisa ao corinthiano George que acabamos de contratar o novo fenõmeno do futebol, o argentino Matias Defederico, um cracaço. Imagine, dois fenômenos juntos e no mesmo time…

    Isabela, grato pelos elogios e por achar a idéia genial… Quanto ao atraso, não sepreocupe posi ainda temos várias edições pra serem feitas ( já tenho datas reservadas até setembro de 2010).
    Já te mandei as receitas.

    Alessander, nós temos sorte pois os comemos todos. E aguardamos também pelo seu que será em Junho/10.

    Abs a todos.

  7. Meninas , tudo muito lindo e parece deliciosoooo , “porfa”(como dizem aq no Mexico onde vivo)passem as receitinhas!!!!
    Gracias!!
    Glaucia

Dê a sua opinião, please!