número 230
15/09/09
dcpv – 15ª Harmonização Virtual e Culinária Thai no dcpv
Hoje eu vou fazer um dois em um.
Vou aproveitar que os blogs Gourmandise e Le Vin au Blog estão realizando a 15ª Harmonização Virtual e encaixá-la num menu thai.
Estas harmonizações são bastantes interessantes e onde regularmente são indicadas uma receita e um vinho específico pra que todos (que estão dispostos) executem a receita, façam a harmonização e publiquem o seu parecer.
É claro que vamos fazer do nosso jeito. Ou seja, com as nossas opiniões altamente abalizadas devido ao desenvolvimento aguçado das nossas papilas gustativas após longos anos de treinamento no cam
Aproveitando a “carona” thai da receita indicada pela Nina e pelo Marcel do Gourmandise, um lombo de porco com kinkan, complementei o menu com receitas do excelente livro editado pela PubliFolha, o Culinária Tailandesa, receitas fáceis de fazer que além de informações muito interessantes, ainda traz um CD só com músicas thai (chatiiinhas!! rs).
Através do livro, consegui descobrir que originalmente, os tailandeses eram imigrantes do sudoeste da China que se estabeleceram no norte e foram se movimentando em direção ao sul, erguendo capitais com nomes românticos tais como Sukhothai (“Alvorada da Alegria”), Ayutthaya (“Inatacável”) e depois, Bancoc (“Cidade dos Anjos”).
Com tudo engatilhado e entremeado pelas entradas e sobremesas do livro, apresento a 15ª Harmonização Virtual.
Vamos lá!
1 – Bebidinha
Não tivemos bebidinhas (e consequentemente fotos!). O carro do Deo pifou!
2 – Entradas – Kanom Pang Nah-Goong, Khow Grieb Goong, Pad Yod Kao Pod Kab Khng e Khrong Moo Yang
É uma verdadeira mezzé thai ou melhor, um genuína sopa de letras. Um menu de experimentação do que a culinária thai pode apresentar.
Começamos com o Kanom, que são torradas de pão de forma cobertas por uma crosta formada por banha, camarões, castanhas de caju, coentro, alho, nam pla, amido de milho, clara de ovo e temperada por sal e pimenta.
Estas fatias de pão são cortadas em 4 e fritas com o lado da pasta pra baixo. Uma delícia total pois a crosta se funde ao pão e fica bem diferentona.
Além do acompanhamento de um relish de pepino pra equilibrar.
Já o Khow é o nosso bom e velho mandiopã de camarão (quem não se lembra?).
E servido com molhos de pimenta, ameixa e soja. Lindo e hot!
O Pad é um prato com ervilha-torta e mini-milho cozidos numa wok com uma base de gengibre, alho e cebola e misturado a um molho formado por água, molho de pimenta e nam pla.
Sensacional e a crocância dos legumes (especialmente, a ervilha) te faz comer como salgadinhos Elma Chips (pela propaganda e não, pelo sabor!).
Finalmente, o Khrong, que foi basicamente um reaproveitamento das costelinhas de porco que o “fominha” aqui pediu como entrada no almoço de domingo no Esplanada Grill do Morumbi Shopping e que sobraram.
Acrescentei às costelinhas uma marinada feita de coentro, mel, açúcar mascavo, nam pla, shoyo, alho, pimenta e coloquei no forno pra dourar.
E é claro que elas ficaram laqueadas e surpreendentemente churrasqueadas.
Resumão: mais uma daquelas entradas pra “entrar” (rs) pra história do dcpv.
Este restaurante que brevemente montaremos (só de entradas) irá bombar!
3 – Principal – Lombo de Porco com Kinkan
Não vou dar a receita completa. Se quiserem, peçam pra Nina. Vou me ater a comentar todos os detalhes da harmonização.
Antes disso, uma breve descrição da receita e do vinho indicado.
O lombo é cortado em cubos, temperado e dourado na wok. Salteia-se cebolinhas, pimenta vermelha e o lombo com a adição de vinho de arroz chinês, gergelim ralado …
… geléia de kinkã, shoyo e água. Cozinhe em fogo baixo acrescentando água até a carne ficar macia. Sirva com arroz jasmim básico.
Tomamos o vinho branco Riesling Spätlese 2004 Selbach, que é da região de Mosel na Alemanha e foi indicado pelo Le Vin au Blog.
Vamos aos comentários da harmonização:
Dé: É um prato que acorda, desperta os sentidos e ao mesmo tempo muito delicado. O vinho doma o prato. Não sei quem é o delicado e quem é o domado!
Edu: O prato é tipicamente thai. Cheiroso, apimentado, adocicado e … saboroso. O vinho tomado sem acompanhamento se assemelha a um leve vinho de sobremesa, quase um branco seco docinho. Mas harmonizado com o prato, forma o par perfeito. Yin e Yang!
Mingão: Som e silêncio! Luz e escuridão! Mistura fina! Opostos atraídos pelo tempero delicado e ao mesmo tempo forte da culinária thai.
Déo: Não comi porque não estava aqui. Mas gostei muito!
4 – Sobremesa – Alsa Khrim Ka-Thi
Como o próprio livro diz “este rico sorvete cremoso não poderia ser mais fácil de preparar. O sabor do coco aparece no papel principal proporcionando o desfecho apropriado pruma refeição oriental“.
É isto mesmo! Um sorvete básico feito da junção duma calda (125ml de água e 225 g de açúcar) e leite de coco (800 ml) colocada na máquina de sorvete (não sei se a Verena do Mangia Che Te Fa Benne fez, mas ela iria adorar!)
E altamente reconfortante, tão reconfortante que até a Dé fez questão de comer (coisa rara de acontecer, ela ficar até a sobremesa!)
Resumo da experiência: esta harmonização virtual foi excelente em todos os sentidos. A combinação da receita (o lombo) com o vinho (o Selbach) foi perfeita.
E certamente ficará marcada aqui no dcpv como um dos grandes jantares que tivemos. Ainda mais escoltada pelas entradas e sobremesa que modestamente, este que vos escreve, escolheu!
La gon!
.
Há 10 comentários
Eu só não como o que for incrivelmente picante, senão tenho que beber muito e passar o dia no WC 🙂
Não haveria harmonização nenhum he he
Adorei as costelinhas e as torradinhas!
Esse menu cai bem ao meu gosto, tenho um pe na Asia..nem sei como!
A harmonizacao das bebidas, passo, pois ja nao bebo mais;(
Agora, o sorvete de coco eu ia ter que repetir;>)
bj
De babar o cardápio. Estou até virando repetitivo, hehehe.
Ah, divulgamos oficialmente o projeto Trivial Ente Amigos. tá lá no blog. se preocupe não que, assim que der, vocês serão os primeiros a serem chamados. abraço.
Parabéns pela sofisticação das entradas!
Edu…estou absolutamente sem palavras!
Esse jantar está dos deuses! Quanta coisa interessante e diferente…geléia de kinkan…kanom, a costelinha…e o sorvete de leite de côco que deve ser dos deuses (lógico que vou provar!!!!)…hummmmm! Está longe da hora do almoço mas já estou com água na boca!
Maravilha como sempre, parabéns!
Ótimo final de semana!
Olá Edu,
Desta vez não mudamos nada…a receita ficou ótima e gostamos muito da harmonização com o vinho. Foi uma boa experiência.
As entradas deviam estar ótimas!
Vamos começa a pensar na próxima harmonização virtual.
Abs.,
Adorei…. parece muito delicioso mesmo!!!!
Abç
tá, foi de sacanagem né? confessa? porque sabes bem que o meu ponto fraco é a culinária thai. arranco os cabelos pra sentir o sabor de uma geléia de pimenta, ou de um gengibre, tamarindo, caldo de peixe… nham!
Ameixa, já por aqui, pimenta é quem manda. Estamos cada vez mais viciados.
E você acertou na costelinha: estavam um espetáculo!
Odete, Ásia também é conosco. Assim como bebidas e sorvetes! Enfim …. tudo !!! rsrs
Leo, logo,logo iremos babar juntos. Tanto aqui no IB como aí no Trivial entre Amigos que vocês implementaram.
Sucesso pra vocês !!
Silvia, muito obrigado. E, por favor, da próxima vez deixe alguma referência !
Verena, o sorvete ( dos quais você é especialista) é bem docinho e cai muito bem pra refrescar todo o incêndio que é a cozinha thai.
Le Vin, quer dizer que desta vez seguiram a receita à risca?? rsrs
Eu também sou a favor de dar umas avacalhadas de vez em quando, mas no caso de harmonizações comparativas é sempre bom que todos sigam a receita passo-a-passo.
Também gostamos muito da harmonização.
Até a próxima !
Carol, faça em casa. Esta receita é muito fácil e com um resultado ( pra quem gosta de coisas agridoces) fantástico. E se conseguir achar o vinho ( ~R$ 60,00 na importadora Vinci), melhor ainda.
Diogaço, quem tá de brincadeira é você. Comida thai? Favorita ? hahaha Ainda mais você que acha uma delícia até parafuso enferrujado ?? rsrs
Então, tá convidado! Vamos fazer uma esbórnia thai aqui, no DCPV. Quando é que você vem pra praia??
Abs a todos e uma excelente semana.
Parabéns pelo seu blog. conheça o meu também. http://artedecozinhar.blogspot.com/ Abraço