Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – sudbrackeando na viagem

dcpv – da cachaça pro vinho – sudbrackeando na viagem

RS? Sintomático
09/04/10

Sudbrackeando na Viagem

Só mesmo o Riq, o Ricardo Freire, comandante do site/portal Viaje na Viagem pra conseguir reunir mais de 70 tripulantes aficionados por viagem num mesmo lugar e vindos dos mais diferentes estados e até países (Ferraz de Vasconcelos e Guarulhos, inclusos!).

Foi o que aconteceu neste final de semana (09 a 11/04/10) e imaginem onde?

No Rio de Janeiro, com a perspectiva de chuvas durante todo o período (perspectivas infundadas. Ai,ai. Josélia Pegorim) e pior, com todo o background da verdadeira tempestade que caiu no começo da semana.

Dentro da programação (bolada pela grande Majô) estava incluído um jantar no RS, o famoso restaurante da não menos famosa Roberta Sudbrack.

Foram 22 adesões com reservas em mesas de 12, 6 e 4 lugares que na hora do jantar acabaram se tornando um mesão, o famoso transatlântico (você saberá o porquê, logo, logo).

Todo mundo conhece a Roberta, mas não custa nada frisar mais uma vez que ela é uma das grandes chefs do Brasil e que ultimamente tem se notabilizado por estudar ingredientes a fundo (maxixe, chuchu, quiabo, banana, mangarito, etc) e extrair deles o máximo que eles podem oferecer, sem deixar de mostrar todo o seu sabor.

Ela também é uma tremenda twitteira (@sudbrack) e aproveita esta ferramenta como um verdadeiro meio de comunicação (coisa que eu não consigo!).

### enquanto isso, diretamente do twitter#####################
Seguuura peão… vai abrir a mesa gigante do @riqfreire! Deus nos acuda! 9:03 PM Apr 9th via dabr
#################################################

Com todo esse palco montado, era a hora de sentarmos e aproveitarmos o que a SudEquipe nos mandaria.

Um pãozinho bem fresco e crocante iniciou os trabalhos.

###enquanto isso, diretamente do twitter#####################
Tô me sentindo chefiando um transatlântico c/ o @riqfreire e sua turma aqui! 9:46 PM Apr 9th via dabr
#################################################

Conversamos muito (na verdade, tudo se parecia com um daquelas reuniões daqueles grupos de pessoas que moram na Itália rs) e degustando um amuse espetacular; uma polentinha com foie gras. Crocante por fora e extremamente macia por dentro, além do foie que dispensa comentários.

Demos (eu, a Dé e a Re) bastante sorte, pois ficamos justamente ao lado da cozinha e com a possibilidade de acompanharmos todo a movimentação dela. Parecia um balé e as vezes, um centro cirúrgico, tamanha a quantidade de especialistas.

E foi muito bom, pois observamos que as Gourgéres que nos foram servidas, …

… também foram oferecidas aos santos padroeiros da Roberta, além dos pãezinhos e morangos.

###enquanto isso, diretamente do twitter#####################
Chegou a comanda da mesa do @riqfreire… saindo a terrine de campagne façon RS! 9:16 PM Apr 9th via dabr
#################################################

Uma Terrine de campanha foi anexado ao couvert dos ConVnVencionais.

###enquanto isso, diretamente do twitter#####################
Tenho vontade de chorar… RT @riqfreire: 20 tripulantes do Viaje na Viagem no RS da @RobertaSudbrack http://twitpic.com/1eepwv 9:35 PM Apr 9th via Echofon Retweeted by RobertaSudbrack
#################################################

Logo após várias fotos (incrível como este pessoal viajante tem mania de fotografar!) e infinitas conversas, foi-nos oferecido uma marca registrada do RSlagostim envolto em lâminas de chuchu com leite de amendoim.

Incrível como o chuchu fica crocante, tanto no formato de lâminas como, especialmente, quando frito.
Ah, a Roberta apresenta alternativas pra quem não gosta de algum ingrediente. Neste caso, o lagostim foi substituído por peixe ou salada.

###enquanto isso, diretamente do twitter#####################
Atenção! Operação de guerra… vou convocar o @leojaime pra soltar a mesa do @riqfreire! 10:31 PM Apr 9th via dabr
#################################################

A ConVnVenção Rio 2010 estava bombando com todo mundo animado e trocando várias informações, quando foi avistado um personagem dentro da cozinha: Léo Jaime.

###enquanto isso, diretamente do twitter#####################
Que dia! RT @riqfreire: É o Leo Jaime na cozinha da @RobertaSudbrack! 10:28 PM Apr 9th via dabr
#################################################

Ele mesmo e comendo (que novidade)!

Como foi a Roberta que convocou o grande astro, ele não se fez de rogado e trabalhou bastante (ô) já que ajudou a montar os Ravioli de Galinha Caipira com Quiabo Crostillant, que por sinal estavam saborosos e, digamos, bastante “galinhosos”.

###enquanto isso, diretamente do twitter#####################
Sai a costela de 32 hrs para a mesa do @riqfreire! 11:11 PM Apr 9th via dabr
#################################################

Conversas e mais fotos rolaram até que foi anunciada a atração da noite: Costela Assada em “baixíssima temperatura” (por 32 horas) e acompanhadas por Chantilly de Batatas (pode chamar de purê que ele vem! rs).

Um prato muito saboroso e que provocou um fenômeno na noite: silêncio absoluto na mesa! (já que todos estavam de boca cheia, exceto a Dé que recusou-se a comer a carne, mesmo que fosse essa!)

###enquanto isso, diretamente do twitter#####################
Queijo canastra com broa de milho RS para a mesa do @riqfreire! 11:36 PM Apr 9th via TwitPic
#################################################

Preparativos pra sobremesa fizeram com que todos os presentes aproveitassem pra confirmar os planos pra próxima manhã.
Nós estávamos ao lado da grande Majô e portanto, tivemos acesso a informações privilegiadas. rs
Enquanto isso limpávamos o palato com Queijo Canastra e Broa de Milho.

###enquanto isso, diretamente do twitter#####################
Vamos bomboloniar? Cozinha inteira na função de preparar os milhões de bombolonis na hr pra mesa do mestre @riqfreire! 11:43 PM Apr 9th via dabr
#################################################

Sobremesa na mesa, os Bomboloni de Leite Maltado, que são donuts furados no centro, recheados de creme e acompanhados dum creme inglês ralo feito, inclusive, com fava de baunilha. Excelente!

Foram praticamente 4 horas de puro divertimento.  Gastronômico e social.

Tudo perfeito e que tornou a noite e a experiência sudbrackeana memorável.

###enquanto isso, diretamente do twitter#####################
@riqfreire obrigada você por essa energia contagiante… foi demais
#################################################

Ah! É claro que a Roberta Sudbrack mereceu a grande condecoração da Boia e colocou, com garbo, o grande pin comemorativo da ConVnVenção Mundial Rio 2010 que lhe foi oferecido pelo próprio comandante, o Riq.

Todo congresso sempre tem um evento oficial de inauguração. Podemos considerar este jantar como sendo este marco e que na verdade, serviu pra congraçar todos os “malucos” presentes (uma pena que alguns não puderam ir) que adoram viajar e conhecer novos mundos.

Parodiando o nosso grande guru, o Riq, que certa vez, naquele magnífico livro Viaje na Viagem, escreveu:

” Viajar é uma grande refeição. Comer num restaurante é uma pequena viagem” .

Pois bem: nós, os viajantes, viajamos e bem nesta noite com o nosso encontro e a Roberta.

Até a próxima ConVnVenção.

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 17 comentários

  1. Edu, o relato está sensacional. O jantar foi muito bom. O “transatlântico” mais parecia barca da Cantareira Rio-Niterói. Lotada. Lotada de pessoas animadíssimas e simpáticas. Prazer enorme em conhecer a turma de viajantes e dividir – ou será multiplicar – os prazeres da mesa. Felicidade a todos.

  2. Já vi fotos do encontro em outros sites, mas a perspectiva gastronômica do Edu me deu uma outra visão do evento.

    Simplesmente fantástico, pena que não pude comparecer. Mas mesmo assim pude curtir um pouco através das fotos e textos publicados.

  3. Edu, que post! Que descrição gostosa de ler, dá saudade daquela noite. Foi prazer conhecer a todos ali, mesmo a gente se apertando um pouquinho na mesa. Aliás, até isso acabou sendo divertido. Abração

  4. Edu, com relação aos seus comentários e de Eymard, ainda sobre o post do 26º Interblogs…

    Vale a pena programar uma viagem a Washington para o início da primavera. Em 2012 estarão comemorando o centenário da doação das cerejeiras pelos japoneses. Não posso deixar de registrar que ao ver a beleza das árvores pensei em Hiroshima e Nagasaki. Tudo na vida é uma questão de escolhas… Bombas ou cerejeiras…

    Eymard, também gosto de Washington e, de um modo “próprio”, de Brasília. Abandonei um curso de arquitetura no último ano, mas não a paixão pela história da arquitetura. E nessa história, Niemeyer, definitivamente, é um capítulo especial. Mies van der Rohe afirmou que a arquitetura é uma linguagem e que tem uma disciplina semelhante à da gramática. E como a linguagem, pode ser usada no dia-a-dia como prosa. Ele completou dizendo que quem tem talento pode fazer bela prosa. Quem tem muito talento pode ser poeta. É assim que vejo Niemeyer. Um poeta que faz da curva seus versos. Para mim, a Pampulha é um de seus mais belos poemas. Assim como Brasília.

    Edu, se o jantar peruano acontecer em julho – e as adesões forem liberadas 🙂 – quem sabe acabo provando o famoso ceviche tão mencionado por Carlos?

    Abraços!

  5. Eduardo, sensacional! Fiquei com muita, muita inveja!!!! (risos)
    Adriana: gosto de mostrar Brasilia para os visitantes em angulos e perspectivas. Meu passeio predileto ‘e o contraste do dia e da noite. Nas curvas, nas linhas, no vazio, no espaço, a noite escura que contrasta com a luz do traço de Niemeyer. abraço.

    1. Eymard, trabalhei durante anos em um jornal aqui em Belo Horizonte e em 1999 fui “emprestada” ao Correio Brazilense, para coordenar o projeto “Brasília 40 anos”, que teve como produto final um CD e uma revista. “Morei” na cidade, de fevereiro a dezembro, de segunda à sexta. Foi uma oportunidade única de conhecê-la em seus mais diversos ângulos. Mais que isso… Pude conversar com aqueles que construíram a cidade e ouvir as histórias dos bastidores da construção. A cidade, além da beleza a que se refere – nas curvas, nas linhas, no vazio, no espaço – proporcionada pelo talento de Niemeyer e Lúcio Costa, nos presenteia com aquele céu imenso, traço do Arquiteto, segundo os maçons e Djavan.

      Edu, perdoe o uso do espaço do DCPV para essa conversa com Eymard. Mas é assim mesmo que funcionam as redes sociais, essas novas ágoras criadas pela tecnologia. Quem sabe o lançamento do livro com as receitas do Inter Blogs não será o momento de todos nós nos materializarmos…

      Abraços e bom fim de semana para todos!

  6. Edu,

    Maravilhoso o relato e as fotos com o padrão de sempre!
    As papilas gustativas viajam com as suas imagens.

    Parabéns pela condecoração !!! Está lá registrado com foto e tudo no Riq:

    EduLuz, gourmet das Organizações da Bóia e Empresário do Ano.

    Chiquerésimo!

  7. Liiiiiiiiindo post, Edu! Amei as fotos, tao coloridas e detalhistas tambem. E que jantar, nao? Dessa vez, eu nao consegui ir; mas da proxima ninguem me segura :mrgreen:

  8. Que maravilha este evento, só posso dizer: que vidão! Vida boa de se aproveitar da melhor forma! Saudades de vocês. E ai, vamos encarar a estrada para ver a Fa e sua bailarina? Espero vê-la log. Bjs

  9. Vera, o prazer foi nosso em conhecer todos e especialmente você.
    E a definição foi muito boa: estava mais pra barca mesmo. 🙂

    Diogão, transmissão de pensamento. E você está tão famoso que a chef te levou pra comer por aí!! É, já, já a Caras estará aí em POA!! 🙂

    Hugo, sentimos a falta de vocês por lá. Mas não faltarão oportunidades, né mesmo. Vamos a Tiradentes!!

    Virgínia, mais uma vez o prazer foi nosso. E você também está certa: a mesa com 22 pessoas foi uma das atrações da noite. Todos juntos,comendo e falando aos borbotões.

    Chef Roberta, o prazer foi nosso em vê-la (literalmente) pilotando aquele transatlântico com uma conjunto de passageiros de primeiríssima. Assim como foi a comida e tudo o mais (Leo Jaime incluso).
    Senhores, nós vimos: a chef põe realmente a mão na massa. E na costela e nos ravioli e na polentinha… 🙂

    Adriana, cerejas, Washington, NY, poesia, Niemeyer … enfim, tudo o que é bom.
    Quanto a julho, dependerá do período. Afinal de contas, teos que viajar um pouquinho!! 🙂

    Eymard, você e a Adriana dão um brilho maior ao DCPV.
    Grande tour este, o do confronto com as visões diurnas e noturnas de Brasília.

    Adiana, a vontade. O espaço é de vocês!

    Madá, estou aguardando o jantar da entrega do prêmio!! 🙂

    Mari, você também foi bastante lembrada por lá!!
    E parabéns mais uma vez pela magnífica matéria sobre a Toscana na útlima Viagem e Turismo. Que texto!!

    Cris, gratíssimo. E, vamos sim, fazer uma encontrão dos Inter Blogs.

    Abs a todos.

Dê a sua opinião, please!