Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – risotto com feijoada.

dcpv – da cachaça pro vinho – risotto com feijoada.

sábado (dia de feijoada)
27/08/2011

dcpv – Risotto com feijoada.

Teve um período em que andei fissurado em fazer um risotto de feijoada.

Cheguei, inclusive, a participar dum livro virtual duma promoção do filme “Estômago” (muito bom, por sinal) com uma receita dele (acho que foi o modelo 2009).

E toda vez que a minha sogra, a expert em vinhos D. Vera faz uma, nós sempre trazemos sobras (se é que podemos chamar um montão, disso) pra que eu continue com os meus experimentos.

Como quinta passada foi aniversário do sogrão, aproveitei pra fazer uma cara de cientista maluco e aprimorar o meu sonho.

Desta vez, optei por um tratamento diferenciado. Enquanto nas outras vezes eu queria fazer um risotto de feijoada (e que invariavelmente se transformava  numa pseudogororoba), nesta, eu preferi aprimorar o conceito e servir um risotto com feijoada (e pertences).

Comecei incrementando uma farofa com cebolinha da horta e linguiça defumada espanhola (direto de Mercado de San Miguel em Madrid) cortada em pedacinhos e frita na manteiga.

É claro que usei a minha farinha de mandioca amarela (by Feira do Guará). Percebam que utilizei somente ingredientes de qualidade e importados.

Também cortei couve não muito fina e refoguei com  bacon, tudo no azeite.

Desfiei as únicas carnes oficiais feijoadísticas aprovadas pelas mulheres daqui de casa (a Re também deu o ar da graça ):  paio e carne-seca.

E fiz um risotto básico com arroz arbóreo, cebola, caldo de carne, vinho branco, um pouquinho do caldinho da feijoada e manteiga pra finalizar. Que fique claro: nada de parmesão.

A Dé fez um molhaço bem apimentado e eu cortei uma laranja em cubinhos.

Prontíssimo: risotto com feijoada, modelo 2011.

Aguardem o do ano que vem! Pensando bem, quem sabe eu ainda não faça um 2011/modelo 2012?

Até.

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 7 comentários

  1. Edu, não gosto de feijoada, nao gosto de risoto. Adoro couve e farofa. Não sei cozinhar, mas adoro a alquimia presente nas cozinhas e a arte dos chefes na montagem dos pratos. Foi o prato de feijoada mais bonito que já vi! Depois de alguns anos convivendo com os amigos do DCPV já sei reconhecer e apreciar um belo prato.

    Agora só falta a “mimada” aprender a comer, né Eymard? :- )

    Sueli, esse prato me fez lembrar a comidinha gostosa em sua casa. Saudade.

    Dé, está saindo do forno. Desculpe-me, mas o MEC não me dá sossego desde maio.

  2. Adriana, to aqui! Não tinha visto o post novo. Entrei logo cedo e nao tinha nada. Feijoada? Gosto. Risoto? Gosto. Farofa? Gosto. Molho apimentado? Gosto. Descobri que comeria fácil esse risoto com feijoada chic by dona Vera.

  3. Que linda essa frigideira de bolinhas.
    Edu, dê mais detalhes do preparo das carnes… Estou com um kit bem seleto aqui do mercado Zona Sul. Fiquei empolgada. Pra mim, além da grande estrela, a combinação de couve com laranja é o máximo. Senti falta da clássica sugestão DCPV do vinho. Ou voces foram na tradição da cachaça ?

  4. Madá: boa observaçao. Voce sabe que um vinho que eu acho que vai bem com feijoada é um espumante rosé mais encorpado (por exemplo, tem um espumante do Luis Pato, que vai muito bem). Ha também espumantes tintos, comomalbec que se saem muito bem com uma feijoada. Embora muitos prefiram a cervejinha gelada (nada de cerveja chinesa, hein!), eu acho que nossos compatriotas sabem das coisas ao comer o leitaozinho assado com vinho verde ou espumante.

  5. Drix, eu não entendo como é que você que gosta de tudo, não gostar de feijoada? rs
    O sócio está cada vez mais relapso.

    Sócio, em compensação, eu não entendo você que não gosta de nada, gostar de feijoada? rs

    Madá, quanto as carnes, foi a minha sogra que fez. Posso pedir o segredo (se existir algum)? rs
    Nós não tomamos vinho. Tomamos uma boa cerveja belga.

    Sócio e sommelier, nós não gostamos de vinho com feijoada. Mas acho que vale a pena tentar as tuas indicações.

    Lucia, não tem destes pratos no Hawai? rs

    Abs enobrejísticos pra todos

Dê a sua opinião, please!