Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – 2º dcpv x chef – Isabel, a Bel Coelho.

dcpv – da cachaça pro vinho – 2º dcpv x chef – Isabel, a Bel Coelho.

número 186
30/07/08

 dcpv – 2º  dcpv x Chef – Isabel, a Bel Coelho

Através da nossa ida ao Buddha Bar pra comemorar o aniversário da Dé, acabei entrando em contato com a Bel Coelho. Mandei um e-mail agradecendo pela excelente comida e ela, surprendente e gentilmente, respondeu quase que imediatamente informando que gostaria de ser chamada à mesa na próxima vez que fôssemos lá!

Como um dos projetos do dcpvV é tentar fazer com que chefes famosos  e que façam comidas das “boas” ) indiquem receitas de sua preferência pra que eu reproduza por aqui ( o 1º foi com a Carla Pernambuco ), aproveitei este contato e pedi pra Bel dizer quais seriam as receitas dela que formariam este belo menu.
Ela, infelizmente, ainda não tem nenhum livro publicado (fica a ideia. Seria facilmente um best-seller). Mas o pai dos burros cibernético, o Google, quebrou o meu galho e após uma breve pesquisa, cheguei a algumas receitas. A Bel escolheu de livre e espontânea vontade dentre as que eu achei.
Eis então, a participação da Bel Coelho no 2º dcpv x Chef. Vamos ver o resultado:

Entrada Patê de Canard com Pera Grelhada e Salada de Rúculas.

Este prato ficou muito bonito. De um lado, a redução de aceto balsâmico com peras grelhadas após serem pinceladas com mel. No centro, o patê simplesmente enformado (na verdade a receita é com foie gras mas…). E do outro lado, uma salada de verdes (rúcula, azedinha, capuchinha, alface; todas da minha horta) temperada com um vinagrete de mel, limão siciliano, mostarda de Dijon, pimenta e sal.

É ou não é bonito ? E saboroso demais. Uma combinação mais do que perfeita !

Ainda mais acompanhada por um vinho Branco Chardonnay Bramito Castella della Salla 2006 Italia que se mostrou “acolhedor, maple syrup, peroso, gostoso” segundo os fãs número 1 da Bel, nós mesmos.

Principal Risotto de Couve e Paio

Faz muito tempo que eu não faço um risotto por aqui. E este é um belo risotto. Antes de mais nada é necessário fazer um bonito caldo de frango com cebola queimada, carcaça de frango assada, cenoura, salsão, tomate, caule de salsinha, folha de louro, alho amassado e pimenta do reino em grãos. É tão bom que dá vontade de tomar como sopa.

E aí é só fazer o risotto. Que eu insistentemente não vou explicar como faz pois todo mundo sabe! Só vou dizer que além do arroz arbóreo, ele leva cebola e alho picados e refogados na manteiga, o maravilhoso caldo, couve picada, paio frito em fatias finas e em meia-lua, favas (eu usei feijão branco italiano), sal, pimenta e parmesão.

Saborosíssimo, com uma textura surpreendente e com uma surpresa: servido sobre uma folha de couve inteira e branqueada!
A sacada deste risotto é comê-lo com um pedaço de folha de couve como se fosse um charuto. Manja ?

E ainda tomamos um vinho tinto Syrak Vila Oak 2007 San Juan Argentina que foi “herbáceo, maria-vai-com-as-outras, camaleônico, honesto” segundo os adoradores de Buddha, o Bar.

Sobremesa Tartar de Abacaxi com Tapioca , Coco e Baba-de-Moça.

Instruções para fazer a sobremesa

Monte um aro com camadas alternadas de abacaxi em cubos com hortelã picada e tapioca hidratada com leite de coco, leite e coco ralado. Polvilhe açúcar mascavo após desenformar e …. maçarico nela!

Pra colocar em volta, faça uma baba-de-moça. É a maior “baba” gostar/adorar esta sobremesa!

Resultado de toda a experiência segundo os confrades (tô abrindo uma exceção, viu Adriana!):

Sabores de profissa. Tudo perfeito! Gostei muito do aceto, da couve e da tapioca. (Edu)
A chef arrasou!!! Grande Bel Coelho. (Mingão)
Perfeito! Delicioso! Five stars . (Déo)

Bom, grato a Bel Coelho pela participação e pela oportunidade que nos deu de experimentar uma comida saborosa, equilibrada, fresca (no melhor sentido da palavra !) e absolutamente  reconfortante.
Se você quiser experimentar a comida da Bel, é só ir ao Buddha ( ôpa, outra letra do Zeca Baleiro!). Ele fica na parte externa da Daslu e certamente você vai precisar do cartão de crédito que está na foto inicial (e olha que não é jabá, não!) mas pode ter a certeza que valerá cada centavo

Até !

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 3 comentários

  1. Esse blog está cada dia mais especial mesmo…As duas receitas são de dar água na boca. O meu querido já fez um risoto parecido com esse para mim, mas não tinha toda a bossa de enrolar na couve, muito bacana.
    Debora 😆

  2. Débora, eu e a Dé também achamos este nome belíssimo. E o Buddha ( com a Bel Coelho) vale a visita !

    Emília, avisa pro Mark que a sacada de colocar a folha de couve branqueada ( passar na água quente e depois na fria)dá um toque especial. Parece um daqueles charutos de repolho só que com a griffe da Bel. É muito bom !

    Abs.

Dê a sua opinião, please!