Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – jordão’s fields

dcpv – da cachaça pro vinho – jordão’s fields

número 108
12/04/06

 

dcpv – Jordão’s Fields

Introdução – Tudo como d’antes nos mares do Abrantes! Sempre boas quartas feiras; um oásis, um brake bom e necessário; um frescor no clima denso do dia à dia; um copo d’água fresca sob o sol escaldante (argh! mas vale); bom, necessário mas não suficiente: umas 3 quartas feiras por semana seria o Éden?

Bebidinha

Tequila Sunrise – bom, seco + agradável.

Vinhos

Barão do Sul (???)
Porto LBV

Menu

Entrada – Salsicha + chucrute + pinhão ( Harry Pisek – Edu)

Principal – Frango ao molho de mostarda
Arroz basmati + arroz selvagem frito
Purê de batatas com anchovas (Ludwig – Eduardo)

Sobremesa – Suflê de goiabada e queijo (Azeites – pag 93)

Observaçoes finais

Mostarda + mostarda. Muito bom! (Edu)

Maravilhoso! A la Gordaça. (Mingão)

Surpreendente! Mar com galinheiro(rs), casou bem, contraste saborizando sabor! (Déo)

As fotos: as duas lá de cima são de um restaurante tipicamente canadense, o Aux Anciens Canadiens que fica ao lado do Chateau Frontenac. Dá pra perceber que é uma comida um pouco pesada (e gostosa) com tortas, cozidos, feijões, enfim,  meio parecido com a mineira. Ainda tomamos uma belo Cabernet Sauvignon Canadense (muito bom também e com o nome cheio de consoantes). E a acima é pra mostrar que você tem que achar bonita uma cidade onde capuchinhas estão penduradas na frente de um hotel. Quebec é assim : cheia de flores pra tudo o que é lado. A minha teoria é que aumentaríamos bastante o grau de civilidade por aqui se tivéssemos flores plantadas em todos os lugares seja em parques, seja nas próprias casas! Nós estamos fazendo a nossa parte! Veja (novamente) os nossos ipês:

E tem mais. Este post é bem conveniente pois a junção Quebec/Campos do Jordão é perfeita!

Explicação – Resquícios de uma visita a Campos do Jordão (daí o Jordão’s Fields), com salsicha do Harry Pisek e receitas do Ludwig, um grande restaurante só faltando as cervejas da Baden-Baden.
O Déo mandou bem: a mistura mar e galinheiro deu certo!

A HORA DA ERVA GASTRONôMICA

Tomilho limão – Tem as propriedades do tomilho. Use somente as folhas se for colocar direto no prato. O aroma do limão realça saladas de frutas e molhos de peixe.
Ele é bem “curtinho” e seca muito rápido.

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 4 comentários

  1. Teus ipês estão lindos mesmo, Edu! Adoro ipês. Sou alucinada por flores de um modo geral. Uma das memórias que colaram em mim e me voltam sempre à mente são os jacarandás azuis de Lisboa, que encontrei em todo esplendor na primavera do ano passado. E concordo com você: plantar flores, muitas flores, humaniza qualquer ambiente!

  2. Bem, Eduardo, parece que a coincidência vai além de Débora e minha irmã, no dia 5 de junho. Se a Renata também é do dia 23 diria – sem querer parecer presunçosa – que nós duas tivemos a sorte de nascer no dia mais bonito do ano (do hemisfério sul, claro): o início da primavera. Não é mesmo muita sorte ter como anúncio da chegada de seu aniversário os ipês amarelos floridos? Esse ano é uma terça-feira, mas em 2009… 🙂

    Não sabia que a comida peruana anda em evidência. Tenho um autêntico peruano em casa e ainda que tenha se naturalizado as lembranças de infância e da comida preparada por sua mãe certamente lhe chegam em espanhol. De vez em quando ainda deixa escapar um “pero”, “desarollo”, “no alcanza”, quando conversa… Por curiosidade vou pedir a ele que me diga o que gostava de comer quando ainda morava no Peru. Digamos que pedirei a ele, com a permissão do Luís Pontes, uma versão peruana do “Comidas Caseiras”. Depois compartilho com você suas lembranças. Quem sabe aproveita alguma um dia desses… se além das lembranças ele tiver a receita…

    Abraços!

  3. Constance, é bom saber que tem mais gente que pensa deste jeito. Imagine o quão florido o Brasil seria com esta ação aliada ao nosso clima!

    Adriana, pode “ticar” mais esta coincidência. É no mesmo dia, 23 de setembro, início da primavera. E foi por isso que nós plantamos os 3 ipês da frente de casa.
    A Dé fica torcendo todo ano pra que eles não floresçam antecipadamente pois a comemoração é muito maior quano isto acontece em setembro.
    O Luis Pontes vai autorizar o Comidas Caseira Peruanas pois além de fã da gastronomia ( da boa), ele também é dos teus comentários. Agora só faltam as receitas. Estou aguardando !

    Abs.

  4. Além da utilidade evidente (as receitas!), seria uma honra saber que havia por aí um outro Comidas Caseiras, se calhar “caseras”!
    Apesar de eu não saber nada sobre comidas do Perú, excepto as visões panorâmicas do Blue Moon, :-), suspeito que os anos e a dureza dos Andes, hão-de ter forjado por certo as maravihas do costume nestas latitudes e altitudes.

    Fico á espera…

    Luís Pontes

Dê a sua opinião, please!