08/11/2011
Giorno uno – Mucho gusto. Molto ‘Gusto.
Iniciamos a nossa viagem com uma novidade. Como, por motivo de força maior, tivemos que adiar a da França pra abril/2012 (Borgonha, Champanhe e Paris), optamos, até por comodidade, por voltar a um lugar que gostamos muito, que já conhecíamos e que gostaríamos de retornar .
Roma! Foi o que veio à nossa mente logo de cara. E corremos pra reservar hotel, avião, passeios (aula de culinária, bate volta pra Viterbo, Segway, jardins do Vaticano, etc) e bolar um roteiro simples.
A TAM não voa direto pra Roma, então optamos pela Alitalia. E novidade, escolhemos o vôo das 3:00 da matina. Foi muito interessante ver o aeroporto de Cumbica complemente vazio. Tomara que na Copa tudo funcione deste jeito!
A intençáo seria passar o maior tempo dormindo e ao chegar por volta das 17:00 hs em Roma, aproveitar a noitinha tanto pra sair como pra adiantar a adaptação.
Ou seja, tentar aliviar o temido jetlag, que neste caso nem seria tão temido assim, já que a diferença é de somente 3 horas.
O vôo foi tranquilo. Atravessamos (acredito que pela primeira vez) o maravilhoso Deserto da Saara (o sol estava quente e queimou a nossa …) …
… com suas enigmáticas paisagens (precisamos ir pra lá!)…
… e as cidades totalmente isoladas.
Por incrivel que pareça, chegamos 45 minutos adiantados. O nosso transfer estava nos esperando e zarpamos pro hotel. Ainda deu tempo de vermos um autêntico ítalo-arco-íris, naquele que seria o nosso único dia chuvoso de todo o tour.
O The Inn at the Spanish Steps é muito bom porque além de pequeno, tem um staff pra lá de atencioso e fica num predio histórico com pedigree.
Tudo bem que é localizado na via dei Condotti (sabe porque ela tem este nome? Por que ela era o ponto de passagem dos dutos de água), bem no olho do furacão turístico, mas além de pertencemos à categoria, ele é bem próximo da maioria dos pontos de atração romanos.
Scalinata di Spagna inclusa e no visual, já que conseguimos um upgrade e ficamos num quarto com vista pra própria e pra Condotti.
Fizemos o reconhecimento do quarto espaçoso, …
… desfizemos as malas (eis a vantagem de ficar a viagem inteira numa cidade só), ficamos surpresos com os “mimos” (grato, Sócios) …
… e fomos jantar.
A ideia seria (até pela proximidade) repetir uma marcante experiência da nossa outra viagem pra cá em 2007: comer no ‘Gusto.
Ele é um complexo incrível localizado na Piazza Augusto Imperatore que contém restaurantes/pizzaria/bar/osteria/loja com um ambiente aconchegante …
… e com um pão fantástico (incrível como todos os pães daqui são muito bons).
A Dé impôs o desejo dela: frugalidade. Então pedimos uma tábua de fromaggi e salumi …
… uma excelente Caprese di Bufala (uma das “n” que comemos), …
… um vinho branco Vermentino Jaldinu, …
… um legítmo Tiramisú …
… e uma Torta di Mele (maçã pros íntimos) com Gelatto di Vanilla.
Tudo absolutamente perfeito, assim como a lua que saiu, logo após um grande período chuvoso, justamente pra nos dar as boas-vindas e anunciar o bom tempo.
É, a viagem promete e só está começando.
O plano do vôo madrugador aparentemente deu certo.
Assim como acontecerá com as pesquisas constantes que serão feitas nas lojas da vizinhança.
Arrivederci.
.
Há 8 comentários
Edu,
Seguindo as suas dicas e as do Eymard, estive em Roma na primeira quinzena de outubro. Gosto do estilo slow travel, então sempre prefiro ficar bastante tempo em uma única cidade, conhecer a vizinhança e não precisar cronometrar meu tempo em pontos turísticos. Encontrei uma cidade linda e perfumada, seja pelos limoeiros ou arbustos de louro das vias, seja pelo aroma que vem das osterias e tratorias. Ficamos nesta área que você escolheu, na Casa Howard, na via capo le case. Pertinho de tudo! Fomos ao Gusto, que é exatamente como descrito por você. Apenas um detalhe. Sempre pedíamos tiramisu em nossas refeições, em busca do melhor da cidade. Acontece, que em cada restaurante, essa sobremesa era feita de uma maneira. Inclusive, no próprio Gusto, o tiramisu que me foi servido era completamente diferente do seu!
Em primeiro lugar, quero deixar registrado minha total revolta pelo desencontro. Em seguida, dizer….ah..ma quant’é bella Roma!!
Só fiquei surprêsa pela escolha do restaurante…Eu achei que eles pioraram muito nos últimos anos.
Saudadocês, viu?!
Helio Jr, quer dizer que ficamos na mesma região?
Conte pra nós qual foi o melhor Tiramisú que vocês comeram em Roma?
Marcie, sabe que nós achamos justamente o contrário? Gostamos mais do ‘Gusto desta vez do que há 4 anos.
Também estamos com saudades.
Abs ítalos-gustosos pra todos.
Edu,
O comentário que eu ia fazer aqui acabou virando resposta a você nos Comensais. Inclusive quanto às calças vermelhas…
Aproveitei para fazer um merchandising do DCPV para a turma de lá.
Abração,
Dodô
Olhaí nossa próxima aventura, Edu. Bora? 😉
http://milano.repubblica.it/cronaca/2011/12/10/foto/il_ristorante_sulla_galleria_vittorio_emanuele-26358359/1/
Vocês fazem as viagens parecer tão fáceis e deliciosas 🙂
Vi o post no sábado a noite. Antes disso andei tao, mas tao ocupado, que nem consegui passar por aqui. E, quando vi, lamentei nao conseguir comentar imediatamente (ainda nao resolvi os problemas do meu ipad com o wordpress).
Chegaram em Roma em grande estilo. Torcemos muito (e em especial) pelo sucesso dessa viagem e vamos acompanhar com um gostinho especial. Cada novo post. Cada novas e velhas descobertas da cidade eterna.
Dodo: o Gusto fica no mesmo “complexo” do Alfredo (já bastante combalido atualmente). Mas voce é um grande observador (resposta para a pergunta feita lá no comensais).
Antes de mais nada, Feliz natal pra todos:
Dodô, já pedi a minha calça vermelha pro papai Noel. Será que eu vou ganhar?? 🙂 O sócio já respondeu a tua pergunta.
Marcie, só vamos!!! Desta vez você irá recusar a comida em Milano?? rsrs
Ameixa, e é quando você está se divertindo! 🙂
Sócio, ainda bem que o ano trabalhístico já acabou, né?
Aguarde que teremos posts muito bacanas sobre Roma!
Abs pra todos e um Ano Novo iLUZminado.