número 198
03/12/08
dcpv – Casual Day
Hoje foi um daqueles dias em que, aparentemente, eu não tinha nenhuma ideia do que faria. O que cozinhar?
Tudo bem que eu tenho um belo arquivo de “sugestões”, mas não queria usá-lo.
E aí pensei: porque não fazer um menu sem nenhuma conexão aparente? Pegar receitas que eu guardei/recortei (é, eu tenho esta mania de recortar receitas de tudo o que é lugar e guardar) e comer uma bela comfort food?
Não pensar se a comida é contemporânea, fusion, tecnoemocional ou o que quer que seja que isto signifique! Fazer como aquelas empresas que determinam que a sexta-feira é o casual day, aquele dia em que você pode ir vestido da maneira que quiser ou melhor, de uma forma descontraída!
É isso! Hoje será o casual day do dcpv. Comidas feitas aleatoriamente e de uma maneira informal, mas sem perder a compostura.
Vamos então pra sexta, opa, quarta descompromissada do da melancia pro claret, hoje o dmpc.
Entradas: Alho assado e Gaspacho de beterrabas com farofa de biscoito.
Começamos tomando um suco de melancia com pimenta chilli e sal.
Um suquinho de melancia com limão e suas raspas. E colocado num copo de shot, com a borda inscrustrada duma mistura de pimenta chilli e sal. Refrescante e descontraído!
A seguir, o alho foi pro forno. Esta é uma forma que o Alex Atala faz e a recortei do Paladar (por falar nisso, o que foi aquilo do DOM ganhar o Prêmio Paladar de melhor comida trivial? rs).
É só pegar cabeças de alho, cortar só a pontinha e colocar no forno por 15 min a 160 ºC. Retire do forno, embrulhe em papel alumínio e deixe por mais 10 a 15 min até amolecer e a alicina evaporar.
Dica pra comer: faça como aqueles sachezinhos de mel. Coloque na boca e dê uma mordida. O alho, na verdade, o creme de alho saltará pra fora da casca e aí ….
Já o Gaspacho foi retirado da Claúdia Cozinha e é feito com beterrabas descascadas, cebola, alho, caldo de legumes e sal batidos no liquidificador. Passe numa peneira e leve à geladeira.
Junte suco de limão, pepino japonês cortado em cubos e coloque em bowls. Polvilhe farofa de biscoito cream cracker e decore com cebolinhas.
O resultado final é um prato super fresco com a crocância do pepino e a liga do biscoito. Imperdível e parecia que estávamos de sandálias Havaianas.
Ainda tomamos um belo tinto, o Otazu Dimension Crianza 2003 Navarra que disse, sou: caramelo, temperado, belo com alma, hemovínico, segundo os sossegados, nós mesmos!
Principal – Linguine com camarão e abobrinha
Esta receita eu recortei do Paladar e é do Ritz. O molho é feito com manteiga, cebola em tiras, cenoura em tiras, abobrinha em tiras, camarões médios, suco de limão, pimenta de caiena, creme de leite e parmesão ralado.
Olha, tudo bem que é camarão, mas estávamos nos sentindo numa praia de bermudas e sem camisa.
Mais casual e comfortável, impossível!
E ainda tomamos um Claret up de Bistrô, uma mistura de 1 garrafa de vinho branco, 50 ml de licor de laranja, 3 pêssegos picados, 2 maçãs picadas, 1/4 de abacaxi cortado em cubos, 1 pera picada, 1 cacho de uvas Itália cortadas ao meio e sem caroços, rodelas de laranja e limão e muito gelo. Outra receita da Claudia Cozinha que os tranquilos descreveram assim: refrescante, praiano, santa clara, clarividente!
Uma pena que a Dé não pode tomar nada, pois tinha que fazer exames de rotina na manhã seguinte, mas mesmo assim, ela descontraiu e deu as suas opiniões somente através do olfat !
Sobremesa : Pannacota do Projeto Pynk
Esta receita eu não vou dar. Mesmo porque, ela já foi devidamente dissecada no post anterior do Projet Y Rosa da Marizé. Por conveniência, fizemos algumas a mais pra que estivesse tudo pronto!
Eis o resultado final !
Só incrementei um pouco mais colocando anisete, anises estrelados e o famoso ‘açuquinha’ gay! Fresquíssima e parecendo que estávamos de óculos escuros!
Recapitulando: sandálias Havaianas, bermudas e óculos escuros! Acho que a meta desta noite ser descontraída foi mais do que alcançada!
Estou certo que devemos repetir este formato mais algumas vezes. O Déo e o Mingão concordam comigo!
Déo : Casualmente delicioso!
Mingão : Easy Rider!
Edu : Muito bom e piscinesco!
Bye, bye, merrrmão!
.
Há 9 comentários
Eduardo, eu quero morar na tua casa, tá? 🙂
Beijo *
Da melancia pro Claret, kkkkk
Descompromissado mas aind assim chiquequérrimo.
Este suco de melancia é realmente piscinesco. Sábado vai ser provado na própria.
bjs
Dica de trilha pra harmonizar: Meu esquema, do Mundo Livre S/A. Tem um que de praia, de feriado. Comfort music, para um comfort menu. abraço, tudo lindo…
Casual is chic… super chic 🙂
gostei desse menu de chinelo havaiana. mas como sempre, com voces, ate o mais casual fica tres chic! 😉
abcs!
a cor do gaspacho de beterraba diz tudo!
e este alho – não existe meio termo: ou ama ou odeia.
bjo
Mariana, o problema vai ser sair da Ilha Terceira e ter o choque de ficar em Ferraz de Vasconcelos !!
Márcia, é mesmo. E espero que tenha gostado pois é simples, mas o toque da pimenta chilli da borda do copo é impactante ! ( antes e depois !! rs)
Ah! O Claret também vai bem na piscina !
Leo, boa a trilha sonora. Bem balançada e balanceada como o menu casual !
Ameixa, a idéia não foi extamente ser chic, mas se ficou … bom pra nós, né ? rs
Fer, a plagiada, e quem é que disse que sandália Havaiana não é chic ? Olha o preço dela por aí e se bobear, sai mais caro que um Choo !! rsrs
Nina, a cor da beterraba faz você comer com os olhos. Quanto ao alho, eu acho que quem gosta de purê de batatas vai gostar do alho pois a alicina vai toda embora e só resta um sabor bem distante do alho !
Abs.
Edu, e eu moro na Ilha Terceira?? Isso será a Elvira, daqui a uns dias! Eu moro perto do Porto, em Portugal Continental! 😉
*
Mariana
Mariana, afora a grande “mancada” e peço desculpas, o choque será maior ainda. Porto x Ferraz de Vasconcelos !! rs
Abs.