número 344
05/03/2013
dcpv – Panelinha na Estadão e no dcpv
Programa de culinária você já viu aos montes. Mas este caso é diferente.
A conhecida chef Rita Lobo (alguém ainda lembra do restaurante Oriental?) teve uma ideia que parece estranha, mas é brilhante.
Pra quem não sabe ela pilota as Organizações Panelinha composta do site/blog homônimo, é escritora de livros bem bacanas (já fiz alguns menus com receitas deles) e a partir do último domingo (03/03/13) é também a apresentadora dum programa culinário no… rádio.
Isto mesmo. A rádio Estadão transmitiu (e transmitirá) o programa Panelinha.
Tudo funciona da seguinte maneira: a Rita posta durante a semana e no blog dela, as receitas que formarão um menu completo (aperitivo, entrada, principal e sobremesa) do programa.
Você compra tudo o que for necessário e no domingo às 12:00 hs, ouve como as receitas são feitas, além de se divertir muito com as dicas, o alto astral e os comentários dos participantes (note que a Daniela Bravin é a sommelier encarregada das prováveis harmonizações).
Eu ouvi todo o programa, virei fã e aproveitei a oportunidade pra reproduzir o menu todinho.
Vamos lá então às receitas do primeiro programa Panelinha, na rádio Estadão.
Bebidinha – Negroni.
O especialista, o Antonio Farinaci, uma “graça” segundo a Rita, indicou este drinque refrescante e caracterizado como um abridor de apetite.
Para fazer, basta colocar uma rodela de laranja no fundo dum copo americano. Complete com gelo.
Despeje 1 dose de gim, uma de vermute tinto e uma de Campari.
Agite ligeiramente com uma colher bailarina e pronto!
A Rita indicou servir amêndoas torradas. Abri e lata e pronto! rs
Entrada – Figo caramelizado com presunto cru.
“Elegante, esta preparação combina a doçura do figo à potência do presunto cru e ganha o toque do frescor das folhas de manjericão”
Esta receita é muito simples. E como todas, muito gostosa.
Pra preparar, basta cortar os figos ao meio no sentido do comprimento (deixe-os bem secos).
Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio. Regue com azeite e coloque os figos, com o lado das sementes para baixo.
Assim que começar a dourar, vire. Deixe dourar por mais alguns minutos (2 ou 3).
Num prato, disponha as fatias de presunto cru, as metades dos figos caramelizados com as sementes para cima, as folhas de manjericão ao redor (usei um thai) e regue tudo com uma colher (sopa) de mel.
Ficou uma delícia.
Ainda mais acompanhado dum vinho rosé, o Les Valentines Cotes de Provence 2011 que foi “tenros, ó querida, Rodolfo, Legasô”.
Principal – Risoto de ervilha e hortelã tradicional.
“Levíssimo, este refrescante risoto é ideal pros dias quentes. A graça dele é o casamento da ervilha com o hortelã. Mas não deixe de preparar o caldo de legumes em casa. Faz a maior diferença”
Caldo preparado (cenouras, salsão, cebola, água, louro, cravos-da-índia, grãos de pimenta), o resto foi preparar o risoto na forma tradicional.
Refogue ½ cebola cortada fininha em 2 colheres de azeite até ficar transparente.
Junte 2 xícaras de arroz arbóreo e espere refogar.
Regue com ½ xícara de chá de vinho branco, espere evaporar e adicione uma concha de caldo de legumes (quente).
Vá juntando xícaras de caldo a medida que o risoto for secando, não esquecendo de mexer constantemente (em forma de 8).
Após 12 minutos, junte 1 xícara de chá de ervilhas congeladas e misture bem.
Quando o arroz estiver al dente (cozido, mas com o grão durinho no meio), desligue o fogo e adicione folhas de hortelã (a gosto), ½ xícara de chá de parmesão (legítimo) ralado na hora e misture bem.
Junte 2 colheres de sopa de manteiga e mexa até incorporar.
Verifique o sabor e corrija os temperos. Pra servir, decore com mais folhas de hortelã e regue com um fio de azeite.
Refrescante é apelido.
É claro que seguimos a indicação da Daniela Bravin e servimos um Chardonnay Jacobs Creek 2011 que disse “velho amigo, R.C., clássico, domingoso”.
Sobremesa – Brownie
“O brownie foi inventado nos Estados Unidos, mas é sensação no mundo inteiro. Caia em tentação e prepare rapidinho esta receita unânime”
Caímos em tentação e a nossa patissier, a Dé, caprichou.
E pra fazer, basta aquecer o forno a 180ºC. Unte uma assadeira retangular média com manteiga e polvilhe farinha de trigo.
Passe 2 xícaras de chá de farinha de trigo e 3 colheres de chá de fermento em pó numa peneira e coloque numa tigela. Pique grosso 170 g de chocolate branco e junte a mistura. Reserve.
Derreta 170g de chocolate meio-amargo e 200 g de manteiga no microondas (a Dé utilizou esta dica da Rita, em vez de usar o banho-maria).
Numa batedeira, junte 1 e ½ xícara de chá de açúcar e 3 ovos. Bata em velocidade por cerca de 3 minutos ou até que a mistura fique esbranquiçada. Desligue a batedeira e aos poucos, misture com uma espátula o chocolate derretido.
Adicione aos poucos a mistura de farinha com chocolate branco, mexendo delicadamente. Transfira esta massa pra assadeira untada.
Leve ao forno pré-aquecido para assar por cerca de 20 minutos. A massa ainda deve estar úmida quando sair do forno (com a aparência dum bolo ligeiramente cru). Deixe esfriar e sirva com sorvete de creme.
Tome cuidado com o tempo no forno. Se assar demais, vira bolo e não brownie.
Ficou tão bom que não tivemos como não tomar uma dosesinha (tá bom, duas) do anisete da D Anina.
Eis a opinião dos paneladinhos:
Panelão e Estadinho: grande dupla! (Edu)
Delícia, assim você me mata! (Mingão)
Espetáquila e a mi no cabe la culpa! (Deo)
Olha, na minha opinião, este programa veio pra ficar. Os colaboradores são bem bacanas, as dicas de utensílios são muito legais, a Rita também indica livros muito bons, além de entrevistar gente interessante (o deste domingo foi o Fabio Porchat).
E como eles finalizam mandando beijos prum montão de gente, nós também faremos a mesma coisa.
Beijos de todo o dcpv pra produção deste programa tão inteligente e interessante, o Panelinha na rádio Estadão.
Até.
.
Há 0 comentário
Eu sabia! Tem sempre uma panelinha. E, olha, sera que esse programa de radio alcança todo o Brasil ou é coisa para paulista? Qual é a frequencia fm da radio? Vou pesquisar.
Republicou isso em pela boca do povo.
Sócio, a frequência da Estadão é 92,9.
equipe2jk, grato pela republicação.
Abs tremulares pra vocês.
Cara. O gato Félix saiu e agora a moça gargalha sozinha, é duro. E aquele: “Priscilla Meeeeeeeeeendes! Parece apresentador de circo.
Cleusa, não entendi. Dá pra explicar melhor?
Abs indecifráveis pra você.