Início » Arquivos » itália – bologna – a terra do molho a bolonhesa

itália – bologna – a terra do molho a bolonhesa

molhado
out/08

Itália – Bologna – A terra do molho à Bolonhesa

O vôo (tranquilo) da TAM foi SP/Milão. Chegamos, pegamos o carro na Hertz, conhecemos a Maria Joaquina (a voz do GPS), ignoramos solenemente o bife à milanesa e partimos diretamente pra Bologna, pro molho à bolonhesa.
3 horas de auto-estrada e 1 pit-stop no Auto Grill (um posto de conveniências muito legal) com direito a nos abastecer e chegamos à Bologna por volta das 17:00 hs pra fazer o check-in no hotel I Portici .

dsc01787-2

É um hotel design bem “esquisitinho”, mas confortável e muito bem posicionado, já que se localiza na Via Independenza, uma das tantas (são mais de 40 km) providas de calçadas cobertas por arcos e que são providenciais pra andar em dias chuvosos ou com muito sol.

dsc01799-2

Jantamos num daqueles restaurantes típicos, o Il Moro (é, aquelas armadilhas turísticas!) e comemos “pasta com molho à bolonhesa”, prego! Inclusive com o vinho meia boca da casa!

dsc01794-2 dsc01795-2

Além de mortadela, prego de novo!

dsc01791-2

Bologna (que novidade!) é uma cidade bastante gastronômica (esta foi um dica da correspondente do dcpv em Milão, a Maria).
Existem vários estabelecimentos vendendo o melhor em frutas ….

dsc01899-2

… legumes …

dsc01902-2

… salumerias …..

dsc02105-2

…. e tudo o mais. Pra culminar, fizemos um jantar espetacular no restaurante do próprio hotel.

dsc01932-2

Reservamos com o próprio maitre que por si só já era uma “figuraça”! Todo bronzeado artificialmente e com a sobrancelha tirada, parecia um daqueles vilões de novelas mexicanas.

dsc01933-2

Exatamente as 21:30 hs, começamos nosso giro culinário bolonhês e sozinhos. Não tinha mais ninguém no restaurante que é muito bonito, pois fica num teatro antigo com direito a balcão, palco e tudo o que existe numa daquelas salas de espetáculos de antigamente.
Iniciamos com um belo prosecco e um amuse buche (com as honras da casa).

dsc01936-21 dsc01935-2

Entradinhas …

dsc01930-2

… e eu pedi um tris de conchas.

dsc01940-2   dsc01942-2

A Dé, uma lasagnetta de tonno (ô, affetaccione) como principal.

dsc01938-2

E eu, uma lagosta azul com purê de baunilha.

dsc01950-2  dsc01956-2

Pra culminar, o melhor Petit Gateau que a Dé comeu até hoje (segundo ela mesmo! E ela falou agitando as mãos!).
Ele veio com sorvete de baunilha, molho de  café e frutas vermelhas. De fechar o “mercatto”!

dsc01973-2

Vinho de sobremesa e docinhos foram nos “regalados”.

dsc01974-2

Ah! Também tomamos um vinho branco Chardonnay Bramito 2007 Umbria  que o maitre tez questão de nos presentear com o rótulo (é muito legal este processo de adesivar e retirar, sem  rasgar!).

dsc01958-21

Olha! Foi um banquete e provavelmente com o melhor serviço e custo/benefício que tivemos na viagem. Sem contar que era só pegar o elevador e subir até o 4º andar pra estarmos em “casa”, abrir a janela e apreciar a paisagem !

dsc02098-2

Bologna tem que ser visitada, pois é uma cidade grande, bonita, confortável, ótima pra andar, com comida de primeira e bastante romântica!

dsc02110-2

E não esquecendo que Bologna é uma bela parada intermediária pra ir pra Toscana, passando por Lucca…

dsc02125-2 dsc02128-2 dsc02129-2

… Pisa e o maior imã do mundo, a Torre …

dsc02215-2 dsc02227-2

… San Gimignano (a Manhattan italiana)…

dsc02594-2

… e chegando a Siena com o seu belo Duomo.

dsc03001-2

Arrivederci!

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 9 comentários

  1. Que fruta é aquela entre os melões (pelo menos parecem melões amarelinhos), que é vermelhinha e parece que tem picos?
    Consigo imaginar o restaurante que me parece lindíssimo e muito clean!

  2. Edú, após ler o post Toscana em SP? de 30 de Janeiro, liguei no Empório Santa Luzia, e encomendei aquele vidrinho da primeira foto achando que ia fatiar e colocar sobre um ovo caipira e ficar feliz. Ledo engano! Não tem gosto de N-A-D-A. Absolutamente NADA. Combinei então de sábado agora, trocar esse vidro por um azeite trufado, que, acredito é o que terá o gosto e perfume característicos, sendo que essa ‘trufa’, deve ser só pra dar apresentação aos pratos que os ‘chefs’ que aceitam comprar esse produto, apresentam em seus restaurantes.
    Pense comigo, 116 reais por duas bolinhas do tamanho de uma nós moscada que não tem gosto algum.
    Meu ponto de vista: estão servindo pratos que são feitos com azeite trufado, e colocando fatias desse ‘produto’ sem gosto algum em cima, pra dar a impressão que o prato foi feito com tartufo.

  3. Nossa Edu, seu post tá tãaaao bacana e apetitoso que eu quase comi a tela do computador rsrs
    Mas, Bologna merece ser visitada ! Estive há séculos em Siena e San Gimignano, a partir de Florença. Italia é bela, belíssima 😆 😆

  4. Ameixa, aquelas frutas são … pímentas !! E dedos-de-moça !
    O restaurante é muito bonito mesmo !

    Zé, eu aprendi uma coisa sobre trufas : só frescas !! Se alguém quiser sentir um bom cheiro de trufas, compre um bom azeite trufado, um mel ou uma pasta.

    Majô, eu sou suspeito pra falar da Itália, mas indico Bologna sem pestanejar! Ficamos 3 noites (como base pra visitar Parma e Modena), mas ficaria pelo menos mais duas !

    Chef Sonihha. Grato pela visita e vou dar uma passada por lá !

    Abs a todos.

  5. Ai que vontade que deu! Muito bom esse diário de viagem! Adoraria receber uma visita sua no meu blog Maça do Amor (blig.ig.com.br/primeiramordida). Apareça e depois me diga o que achou.
    Um abraço
    Cal Moreira

  6. Pingback: Alberghi Bologna

Dê a sua opinião, please!