Só eu e a Dé
sabadão, 31/01/09
YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY
dcpv – Projeto Y-4 : Marizé, LPontes e dcpv – Tecno e Emocional
Fala-se muito em cozinha tecnoemocional. Segundo uma pesquisa que eu fiz, ela é … técnica porque parte de um pensamento racional, de estudos com bases científicas e experimentações com máquinas e utensílios novos. E emocional porque deriva das raízes e culturas de cada chef!
O objetivo desta edição, a 4º, do projeto Y é nos iniciar (ou terminar a carreira! rs) na parte tecno descrita acima e ao mesmo tempo, utilizarmos a emocional já que teremos além de receitas com espumas do Ferran Adriá, receitas de pratos comfort-food do Alex Atala (sim senhores, estou justificando a outorga do premio Paladar de ” Melhor comida Caseira” pra ele!).
Como não chamar de emocional, um mingauzinho de requeijão que o Alex faz pro seu filho? Ou um arroz com feijão e picadinho que representa tudo aquilo o que pensamos quando o assunto é cozinha com pedigree, com história, quem sabe uma cozinha da mamãe ou da vovó?
Já fizemos 3 versões anteriores deste projeto que nada mais é do que a vontade da interação de 3 foodies (veja quando eu no 1º, o LPontes no 2º e a Marizé no 3º indicamos os menus) que além de descobrirem coisas novas, também estão afim de dividirem uma das coisas mais antigas: a boa amizade!
Isto posto, vamos ao menu tecnoemocional, muito mais emocional do que tecno, que eu indico pro nosso projeto Y.
Bebidinha tecno – Gin Fizz
Este é um Gin Fizz reinventado (desconstruído ?) pelo Ferran Adriá.
Inicialmente faça um xarope com 150g de açúcar e 150ml de água misturados e fervidos. Tire do fogo, espere esfriar e guarde na geladeira. Logo em seguida, faça uma espuma quente. Bata 4 claras. Junte 125g ( são gramas mesmo!) de suco de limão, 75 ml de gim e metade do xarope acima. Peneire e coloque no sifão. Carregue a cápsula, sacuda e mantenha em banho-maria a 65ºC.
Faça também uma granita, misturando 250 ml de suco de limão, 150 ml de gim e a outra metade do xarope. Coloque tudo na sorveteira.
Encha metade de cada taça com a granita e termine com a espuma quente. A ideia é usar uma colher pra misturar a parte gelada (a granita) com a parte quente (a espuma).
Eu acho que este rapaz vai longe, este Ferran! E espero que a Marizé e o LPontes tenham gostado deste Gin Fizz rs
Entrada emocional – Brouillade de Ovos e Requeijão (Alex Atala)
Simplesinha e gostosinha. 100 g de manteiga, 100 ml de leite e 1 copo de requeijão misturados a frio e levados pra derreter em banho-maria por volta de 40ºC.
Bater 6 ovos separadamente e juntar com a mistura acima, mexendo bastante. Cozinhe até chegar a uma consistência que você goste. Salgue a gosto e sirva imediatamente. É bom demais, sô!
Entrada tecno – Espuma de Batata, a Tortilla do século XXI ( Ferran Adriá)
Esta é uma desconstrução total da tortilla tradicional. Basicamente é uma espuma quente de purê de batatas (elas, creme de leite e azeite de oliva num sifão), cebolas caramelizadas (cebola em tirinhas, azeite e água) e um zabaione ( gemas e água fervente em banho-maria).
Pra montar é só colocar uma colherada da cebola num copo alto …
… cobrir com uma camada do zabaione e …
… terminar com a espuma quente de batata.
Espetacular e muito gostoso de fazer e de comer. Certamente, a Marizé e o LPontes adoraram também estas entradas.
Principal emocional – Arroz, feijão e picadinho (Alex Atala) + farofa (Edu)
O arroz seria um agulhinha. Estávamos com pressa e fizemos um Basmati. Que bela troca!
O feijão é feito com alho, cebola, couro de bacon, louro, pé de porco fresco (segundo o Alex, por ter gelatina, dá um pouco mais de persistência aos sabores), bacon, ciboulette e coentro.
Já no picadinho vai alcatra, tomates, cenoura, cebola, alho, coentro, cebolinha verde, sal e pimenta do reino. E a farofinha, fiz uma base com alho poró, pancetta, manteiga de ervas e uma farinha de mandioca amarela de primeira.
Duas montagens foram feitas. A primeira ficou um pouco mais feinha (se bem que com a Dé tirando fotos, é covardia!).
E a mais bonita, que mostra o porque de ter sido escolhida pra este 4º Y. Espero que a Marizé e o LPontes tenham aprendido o “segredo” do arroz-com-feijão brazuca/ataliano. E que tenham gostado!
Ainda acompanhamos com tinto Bonarda Portal Andino 2003 da Finca San Juan Mendoza que segundo o próprio enólogo é indicado pra “feijão bem temperado com arroz e picadinho”. Bingo!
Sobremesa tecno – Espuma de Manga, Iogurte e Framboesa ( Ferran Adriá)
No sifão foram colocados 200 g de polpa fresca de manga diluída em água e folhas de gelatina. Logo após, esta mistura ficou na geladeira por pelo menos, 30 minutos.
Pegue um pote de geléia de framboesas e misture framboesas frescas para criar duas texturas.
Finalmente, monte colocando um pouco de geléia no fundo, iogurte natural por cima e termine com a espuma gelada de manga.
É bastante refrescante, mas achamos a receita menos gostosa de todas. Seria por causa da quantidade de coisas comidas anteriormente? Ou por causa do Gin Fizz ?rs
Máquina de calcular ou computador? Carta ou e-mail? Vinil ou CD? Foto analógica ou digital? Vídeo-cassete ou blu-ray? Cozinha tecnoemocional ou cozinha tecno ou emocional? Sei lá! Cada um escolhe o que quer e no final, o que mais vale é o prazer de comer bem (e bem acompanhado)!
Bom, missão cumprida! Mais uma etapa do nosso (meu, da Marizé e do LPontes) projeto Y. Aguardo a próxima missão onde o Luís indicará o Y5!
Câmbio e desligo!
YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY
.
Há 12 comentários
Estou sem fôlego!!!!!!
bj
aproveitem as ferias, divirtam-se bastante e descansem bem.
Care
Marcia
Bom mesmo é aproveitar o melhor do tecno e o melhor do emocional, né?
Eu acho que é um casamento perfeito! Adorei a entrada tecno 🙂
Amygo Yduardo,
Obrigado por teres sido uma tão boa companhia nesta grande mesa que nos uniu mais uma vez. E que maravlha esteve esta tua proposta!
Sei não viu, cada vez que venho aqui, fico mais boquiaberto. Rapaz, eu quero um sifão e, principalmente, quero saber cozinhar tão bem. parabéns.
Edu,
Tenho de me aventurar por esses caminhos, pois adorei esta refeição… nunca tinha pensado aliar o tecno ao emocional, pois sempre achei o primeiro demasiado racional, mas estou conquistada.
bjs
Todo o blog… PER – FEI – TOOOOO
Parabéns!
Perdi o fôlego já no Gin Fizz… ainda não recuperei 😉
As fotos estão cada vez melhores, parabénsprocêis!
Nossa!!! Quanto coisa boa ando a perder…tecnodeliciosas!!!
Fiquei com impressionada, ando numa fase minimalista.
Happy Valentines Day dcpv family
putz comentei no post errado.
sempre me confundo aqui. foi mal!
🙂
o recado do post abaixo era pra ser nesse.
Estão de férias? Faz tempo que não publica…
bjo
Edu, entrei no Perguntódromo do Riq para um help em relação ao Canadá quando me lembraram que quem manja tudo de Canadá são vcs
Minha dúvida é a seguinte: é tranquilo fazer Toronto-Montreal-Quebéc de ônibus ou trem? O que vc me sugere?
gradicida desde já 😉
Agora, sim. Vamos de Roberto Carlos : eu voltei !! Ou melhor, nós voltamos ! Aguardem posts sobre Rapa Nui e alguns restaurantes chilenos.
Márcia, já aproveitamos bastante, nos divertimos demais e só não seguimos o teu conselho pra descansar. Pelo contrário, cansamos demais que foi justamente o objetivo da viagem. rs. Na verdade, gostamos mais do passeio quanto mais cansados ficamos. Que ninguém nos ouça, mas lugar legal pra descansar é no trabalho !!
Ameixa, este tecno é um tecno-light se é que podemos chamar assim. Mas mesmo assim, eu ( sou suspeito!) gostei bastante da junção !
Amygo Luýs, o prazer foi todo meu em compartilhar a mesa com amigos tão especiais e estou aguardando a tua indicaçãop do Y5 !
Leo, deste jeito você nos deixa sem jeito !! Invista num sifão pois o legal é que dá pra fazer espuma de qualquer coisa. Até de cinzas !!
Pipoka, pra você que gosta bastante, fazer alguma coisa com nam pla no sifão deve ficar bem legal! Este negócio de tecnoemocional é uma bela tentativa de humanizar uma pouco mais esta comida que parece tão distante de ser… comida !
Michele, gra-tís-si-moooo pelo per-fei-toooo.
Mari, o Gin Fizz é muito bom mesmo. E dá um belo porre pois você perde um pouco a noção do teor alcóolico do gin.
A Dé agradece pelos elogios as fotos. Realmente estão muito boas !
Odete, espumas tem tudo a ver com minimalismo !! E não pense que esquecemos do menu ( espero que não seja minimalista, rs) húngaro !!
Bia, não esquenta, não. As vezes, o Sr WordPress é meio enrolado, mesmo ! E a espuma foi feita no sifão ! A sobremesa é bem trivial, mas tem um resultado bem bom !
Nina, você acertou! Acabamos de chegar !
Mari, nós fizemos este trecho todo de carro. Foi tranquilo e muito bom com direito a paradas em cidadezinhas e a pernoites em Ottawa! Eu iria de automóvel !!
Abs a todos !