Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – fazendo (muitas) coisas com a pimenta biquinho

dcpv – da cachaça pro vinho – fazendo (muitas) coisas com a pimenta biquinho

nº 209
25/03/09

dcpv – Fazendo (muitas) coisas com a pimenta biquinho        

“A nova queridinha das mesas gourmet não arde, é incrivelmente aromática e revela uma doçura instigante”.

dsc06904-21

É assim que começa uma (excelente) matéria que a Luciana Lancelotti (Bistro Pimenta) escreveu pra não menos excelente revista Prazeres da Mesa (edição fev/09) sobre a pimenta biquinho.
“Pode comer que essa é diferente, não arde não!” Certamente essa será uma frase que você ouvirá quando alguém lhe oferecer a tal. E acredite, ela é diferente mesmo!

dsc06906-2

Como a própria Luciana diz na Prazeres, “e ainda, sobre algum resquício de desconfiança, descobre-se que a tal pimenta, de fato, não é ardida. Melhor: aos poucos, ela revela ao paladar uma doçura intrigante, que desperta a vontade de degustá-la em porções. Pronto. Quando você se dá conta, a biquinho já lhe conquistou.”

E é isto mesmo que acontece. A paixão pela biquinho é fulminante. Além dela ser plasticamente perfeita com o seu formato de balãozinho.

dsc06929-2

Fãs confessos da biquinho, Pascal Bardot, Volmar Zocche, o grande Rodrigo Oliveira (Mocotó), Mauricio Ganzarolli (que bolou todas as receitas da matéria); todos eles são apaixonados pela “pimenta que não é pimenta”.  Inclusive, um dos maiores sucessos de público do Mocotó, a carne-de-sol na brasa, assada e finalizada na manteiga de garrafa, alho assado e chips de mandioca é acompanhado pela biquinho.

“Como ela é conservada em vinagre, faz um bom contraponto à untuosidade da carne, conferida pela manteiga”, diz o Rodrigo.

dsc06925-2

Taí! Com todos este motivos (depoimentos de grandes chefs, excelentes texto/pesquisa da Luciana editados pela Prazeres) estava mais do que definida mais uma noite do dcpv: Receitas com a Pimenta Biquinho. Vamos lá!

Bebidinha Caipirinha de Tangerina com Pimenta Biquinho

A princípio estranha, esta caipirinha (com cachaça ,viu, Gisela e Confraria) se mostrou surpreendente.

dsc06916-2

Pimenta biquinho, tangerina e açúcar são levemente amassados e misturados. Coloque um pouco de xarope de banana, sal, a cachaça e gelo.

dsc06914-2

Adicione a biquinho pra decorar e beba. Bom!

Entrada Pirão de camarão com pimenta biquinho

Um pirão muito bem feito e com a preponderância do avinagrado adocicado da pimenta biquinho .
O pirão é composto de camarão, tomates sem pele e sem sementes, farinha de copioba, caldo de peixe (feito com as cabeças do camarão, por favor!), cebola e alho picados, azeite, sal, pimenta e a biquinho, a estrela da noite.

dsc06900-2

Todo mundo reclamou (até a Dé), pois não fiz o suficiente pro repeteco.

dsc06926-2

Acompanhamos com uma saladinha da casa e a novidade teconológica (valeu, Leo ): manga “caviarizada” feita aqui mesmo no dcpv. A primeira vez (e a gente nunca esquece!) que foi feita uma verdadeira esferificação ao vivo e em cores. Te cuida, Adriá!

dsc06909-2

Tomamos um belo branco brasileiro (opa), o DA’divas Chardonnay 2008 duma vinícola que somos fãs, a Lidio Carraro. Este foi “bico” de opinar: “divino, dadivoso, das divas, delicioso”. Este vinho vai dar o que falar!

dsc06933-2

PrincipalBorogodó

Não sei quem falava que tal coisa era o “ó do borogodó!”. Só sei que era uma expressão não muito favorável! Certamente, este Borogodó não é o “ó”!
Na verdade, ele é um baião-de-dois feito com  cebola dourada na manteiga de garrafa e adicionando pimenta biquinho, arroz pronto, feijão de corda cozido e queijo de coalho em cubos. Bonito e delicioso.

dsc06899-2

Acompanhado por uma carne-seca (de primeira by Sex Shop) que foi ligeiramente frita junto com cebola dourada na manteiga de garrafa e finalizada com cebolinha verde cortada fininha.

dsc06908-2

Um prato bonito, saboroso e que fez a moçada ( Déo e Mingão) repetí-lo e detalhe, com o segundo prato muito maior do que o primeiro.

dsc06946-2

São uns fominhas!

dsc06949-2

Acompanhamos com outro Lidio Carraro, desta vez um tinto e top de linha, o Tannat 2006 que nos bicou e disse: tânico, cacazesco, irresistible, le vin est très agreable.

dsc06942-2

SobremesaSorvete de Caju

Não constava nenhuma sobremesa na matéria da Prazeres. E como o Rodrigo Mocotó participou da mesma com as suas opiniões, aproveitei uma receita que ele mesmo me passou por e-mail e adaptei pra dar um tom “biquinhesco”. Esta receita era de um Sorvete de Caju com Paçoca de Castanha.

dsc06934-2

Uma mistura de melado de cana, mel, suco de caju, sorvete de creme e creme de leite fresco.

dsc06950-2

E a paçoca é feita de rapadura, castanhas de caju e farinha de rosca.Uma biquinho pra decorar e pronto!

dsc06952-2

Veja a opinião dos “acacás”:

dsc06930-2

Espetacular! Uno de los mejores! (Edu)
Je t’aime mon noi plus. (Mingão, Jane Birkin e Serge Gaisnbourg)
Bão demais da “conte”. (Déo)

Grato ao pessoal da Prazeres da Mesa (a Marta, ao Ricardo Castilho) por liberar e a Luciana pela excelente matéria sobre a nossa querida pimenta biquinho que já é, há muito tempo, a preferida por aqui (é o dcpv antecipando a moda!)

dsc06923-2

Esperamos que outras grandes matérias sejam usadas em mais noites Prazerosas! Que tal receitas simples de cozinha molecular?

Abs acacazianos.

Até!

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 14 comentários

  1. Lindo menu, me senti em casa, hehehe. Da próxima vez, você pode tentar com uma carne de sol no lugar da carne seca. Fica ótimo também. E uma paçoca. macaxeira cozida…hum…..bom, ja viu como eu gostei né?

    E parabéns pelo caviar. muito legal. foi um bom contraste. ele tecno, todo o resto muito emocional.

    grande abraço

    Leo

  2. Eu não sou fã de comidas muito picantes, sou branquela e começo a sentir um fogo a subir e a parar no meu rosto e nos olhos he he Eu fico turva 🙂
    Mas com essa pimentinha eu fiquei intrigada. Acho que não existe por cá mas vou procurar!
    Tenho uma enorme curiosidade enorme para provar carne seca, aqui não tem mesmo e o queijo coalho no arroz… Meu Deus, que maravilha 😉

  3. Edu , vcs tem que pegar a pimenta biquinho e levar pro Rio no feriadão de 1 maio . Estamos esperando vcs , já consultei a pitonisa e só vai dar gool !!!

  4. Ô, Edu, primeiro a comida mineirinha e agora pimentas biquinho e mangas esferificadas? O coração não agüenta, é tecnoemocional demais :mrgreen:
    De verdade, espetacular. O marido não é muito de pimenta, mas não pode faltar biquinho na geladeira. Já estou mandando o link para ele. Quem sabe nos animamos para fazer algo parecido lá em casa? (Sem o caviar de manga, que a nossa cozinha não dá conta ainda, rsss…)
    Aproveito para desejar uma ótima Páscoa para vocês três!

  5. Fã de todas as pimentas, adoro misturar as menos picantes, as nada picantes e um pouc das mais piucantes. A produção, como sempre, da aguana boca.
    Boa Páscoa para voces!!

  6. Ameixa, a biquinho, na verdade não é uma pimenta. É quase um pimentão, mas é viciante !!

    Nina, e como ela é bonita, né ?

    Sylvia, infelizmente não estaremos na ConVNVenção do Rio pois iremos pro Rio americano! Fica pra próxima .

    Emília, os mineirinhos compraram ações do DCPV e estão tomando conta do negócio. Avise ao Marc que se ele estiver a fim de fazer a esferificação, é só falar! rsrs
    E já que não consegui responder a tempo, feliz feriado de Tiradentes!

    Márcia, pimenta é conosco mesmo. Sabe que eu até já pensei em fazer uma degustação de todos os tipos de pimentas por aqui?
    Boa viagem.

    Abs a todos.

  7. Já engordei 5 quilos só de ver esta página! Santo Deus eh coisa boa “dmais sô”, rsrsrsrs

  8. Gostaria de saber se é verdade que uma pimenta biquinho tem vitamina C equivalente a 60 laranjas. Se realmente for verdade, será o melhor preventivo contra qualquer tipo de gripe, basta comer um biquinho por dia. Se alguem souber, me informe por favor. Obrigado.

  9. Comprei, no mercado central de BH, um quilo de pimenta de biquinho, porque adoro. Sempre comi como pimenta que não arde e fazia propaganda, mas me deparei com uma que ardia, e muito. Meu marido não acreditou em mim e depois também encontrou a “marvada” no meio das doces meninas. Cuidado, heim. Talvez seja uma mutação. O que me dizem?

  10. Edvania: ha possibilidade sim de ter encontrado no meio das “inofensivas” pimentas biquinho uma espécie com maior ardencia. Existem algumas experiencias que misturam biquinho com malagueta. Fica uma malagueta mais gordinha (ou uma biquinho com vermelho mais intenso). Podem ter misturado. Eles tem chamado essa pimenta mais picante de “pimenta de bico”.

    (sócio, nao resisti e acabei vindo dar meu pitaco!)

  11. Edvania, o sócio já respondeu, mas também acredito que você encontrou algum outro tipo, já que existem muitos parecidos.

    Sócio, tô com você e não ardo, ops, abro.

    Abs ardentes pra todos.

Dê a sua opinião, please!