número 68
23/03/05
dcpv – Mar: Tudo Azul e Salgado!
Introdução – Semana onde os que se permitem à reflexão deveriam questionar os rumos que os homens estão impondo à Humanidade e à Natureza. Talvez algo muito impactante os fizessem voltar à razão, buscar nas coisas simples, singelas, triviais, a essência da vida e do viver!
Bebida
Ruina – whisky, drambuie, gelo – ¨bão¨demais.
Vinhos
Branco Chardonnay Angoves 2002
Espumante Casa Valduga Brut
Menu
Entrada – Queijo de cabra com presunto de Parma (Jamie Oliver)
Salada thai de lulas (Carlota)
Principal – Bacalhau a madre Paula (Gula 149-pag 69)
Gravatas ao molho de maionese e caviar (Edu)
Sobremesa – Creme refrescante de uva
Observações finais
Hoje foi de cinema! Tudo muito bom e a salada thai foi inesquecível! (Edu)
Obra prima!!! Maravilhoso em todos os sentidos. Comer ajoelhado. (Mingão)
Lindo! Adorável! Inesquecível! Top 5! (Déo)
Fotos de obra do Miró no museu do próprio em Barcelona e de placas que ficam nas calçadas de Barcelona indicando a rota do Modernismo que é muito interessante. Também fizemos uma rota gourmet que foi excelente e com um tremendo final feliz: comendo presunto e tomando uma belo cava.
Explicação – Outra semana santa. Bacalhau, salada thai (da Carla do Carlota) e macarrão gravata com caviar (na verdade, ovas de salmão !). Dois vinhos brancos e aí, só orando mesmo!
A HORA DO VINHO – (Já que falamos em bacalhau …)
Bairrada – A região de Bairrada tem como limites naturais a costa oceânica e as cadeias montanhosas do Buçaco e de Caramulo. O solo é formado principalmente por argila ¨bairros¨ (argila preta), solo este que deu origem ao nome da região. As características climáticas também são ideais para a elaboração de vinhos e tornaram-se um dos principais atrativos pro início da produção vitivinícola. Como principais variedades de castas temos a tinta Baga e as brancas Arinto e Bical.
.