número 72
27/04/05
dcpv – Romário e Mingão: despedida!
Introdução – Frio! Suportável, até gostoso; como ótimo efeito colateral, o dito cujo incita, exacerba o apetite! Eta coisa boa; que venham frias quartas feiras. Faremos tantos quantos forem necessários os sacrifícios!! Em prol do aprimoramento sócio-gastronômico do chef Dudu e asseclas!
Vinho
Duetos Rosé
MENU
Entrada – Paté de atum e pizza frita (Edu)
Principal – Farofa axé (Mudanças – pag 247)
Salmão e macarrão com ervas (Edu)
Macarrão com molho de alecrim e azeite (Molhos – pag 47)
Sobremesa – Morangos com sabayon de chá verde (Mudanças -pag 47)
Observações finais
Comida mediterrânea. Muito azeite! Muita erva (aromática, é claro!). Muito boa! (Edu)
Sensacional!!! (Mingão, apesar de não ter comido)
A nossa senhora da Santa Ausência “Mingonal” baixou e abençoou a lauta refeição; soberba. (Déo)
Vamos iniciar uma série de fotos sobre o restaurante Sophia. A foto lá de cima é pra provar que os vinhos também brilham e foi tirada lá mesmo. A foto acima é do prato que a Re pediu: frango ao molho tandoori com batatas dauphinne.
Explicação – Uma das poucas “baixas” do Mingão. Não lembro o porque, mas ele avisou na última hora e não apareceu. Eu, a Dé e o Déo “tristíssimos” cumprimos com o nosso dever. Não sobrou nada!
A HORA DO VINHO (E eu nem sabia que tinha vinho lá?)
Turquia – A Turquia é o quinto maior produtor mundial de uvas e produz vinhos há 6000 anos. No entanto, só há cerca de uma dezena de anos é que a produção vinícola tem adquirido maior prestígio e qualidade. Através deste prestígio, aumentou-se a produção e a consequente criação de um espaço maior no mercado global de vinhos. Note-se que somente 2% das uvas produzidas na Turquia são utilizados no fabrico do vinho. O consumo anual interno de vinhos na Turquia é de 50 milhões de litros, ou seja, menos de um litro por pessoa. (Fonte : Blog Cozinha Turca http://cozinhaturca.blogspot.com )
Explicação final – Se você se interessou por alguma receita, não se acanhe! É só pedir, pois todas estão catalogadas e eu as enviarei com o maior prazer!
.
Há 10 comentários
Mas isto é Mendoza! HAhahaha. È o Catena Zapata, ou não? Não é na Turquia. A questão é que a Turquia produz uvas de mesa e não viníferas. Já a Grécia…foi a surpresa do ano para mim.
Luiz, prazer imenso ter um especialista passando por aqui. E nada como um especialista pra perceber que realmente a foto é de Mendoza e da Catena Zapata. A idéia de colocar as fotos é simplesmente ilustrativa e como utilizo as do meu arquivo, não iria achar uma foto vinícola da Turquia nem em um milhão de anos pois ainda não fui pra lá. Se bem que pretendo ir um dia e quem sabe tomar um belo vinho turco.
E quanto a Grécia, fizemos uma noite grega ( e que postarei brevemente) em que tomamos um belíssimo vinho branco grego ( por sinal, sugestão do Márcio do blog A Janela Laranja) .
Desculpe Eduardo, eu entendi que era só uma imagem, mas não resisti. Pode me puxar a orelha se quiser. Abraço, L
Luiz, eu não posso puxar a sua orelha de jeito nenhum pois não fiquei magoado, não. Pelo contrário, achei a tua tirada muito boa ( Catena Zapata na Turquia ?. AH! ah! ah !) como a maioria das coisas que você escreve. Agora lembra do Vicente Matheus quando disse que agradecia a Brahma pelas Antacticas que tinha mandado. Quem sabe a Catena não está comprando alguma vinícola turca ?
Abs.
ia ser otimo para a Turquia, tenho certeza, o Catena não dá ponto sem nó.
E pensando bem, seria uma ótima jogada de marketing pra Catena. Imagina o glamour de um Catena turco ?
Eduardo,
Já vi a parte do meu post sobre os vinhos turcos. Claro que há vinho aqui! Aproveito para retribuir a crítica 🙂
Gostaria que para além da menção da fonte constasse o link para o blogue Cozinha Turca. Acho que seria simpático 🙂
Boas Festas!
Eduardo,
Já vi o post sobre os vinhos turcos e aproveito também para fazer uma crítica. É só para retribuir a sua 🙂
Não teria sido simpático colocar um link para o Cozinha Turca?
Boas Festas!
Agora até comento em triplicado! Não era minha intenção mas fui obrigada a escrever nova mensagem e, afinal, sem necessidade 🙂
Lídia, vamos por partes.
Eu, antes de ler ao teu post, não imaginava que existia vinho fino na Turquia.E olha que o Luiz Horta, que é um especialista, também não.
E só não coloquei o link porque além dele já estar no blog-roll, acredito que a maioria das pessoas que passam aqui já conhecem o Cozinha Turca há anos. Mas como a sua crítica é construtiva ( assim como a minha ) já está colocado !
E eu jamais imaginava que este post seria um gerador de polêmicas! ( é brincadeira !).
Boas Festas a todos !