edição especial de Ano Novo
01/01/2008
dcpv – Ano Novo Turco? Ôba!
A família do Mingão vem sempre passar o Ano Novo aqui. Saímos, conversamos, fomos ao sex-shop (Casa Santa Luzia), passeamos, fomos ao cinema e por fim, cozinhamos o almoço do Ano Novo.
Além das nossas famílias, sempre convidamos a D. Anina (a minha mãe) e o Sr Antonio e a D. Vera (os pais da Dé e consequentemente, meus sogros). É uma tradição!
O menu fica sempre por nossa conta (minha e do Mingão). Por influência direta das nossas últimas experiências, optamos por fazer um … Menu Turco. Queríamos uma comida diferente, com temperos e cheiros agradáveis. É, tinha que ser a comida Turca.
Apelei pro blog Cozinha Turca da Lídia e quase repetimos a nossa experiência do dia 30/10/07, pois fizemos pequenas alterações. Vamos ao menu:
I – Bebidinhas – Caipirinhas (Raspadoskas) para o aquecimento
Começamos o dia com a nossa (minha e do Mingão) última criação, batizada de raspadoska que nada mais é do que fazer uma bela raspadinha na sorveteira e colocar a vodka Absolut que você preferir. Neste caso fizemos de groselha e Absolut Pepper e limão com Absolut Vanilia ….. Belo start!
II – Entradas – Sarmas e Sopa de Lentilhas Vermelhas
Repetimos a Sarmas, os rolinhos de couve recheados com arroz e neste caso, usei arroz Basmati pra dar um acabamento mais refinado. E ficou uma delícia!
E substituímos a sopa Ezo Gelin por uma bela sopa de lentilhas vermelhas já que a tradição diz que é interessante comer lentilhas no Ano Novo.
O Mingão a preparou completamente e ficou excelente.
III – Principais – Pilaf de Bulgur , Cordeiro em Cama de Pão e Kafta ao Forno.
Fizemos de novo o Pilaf de Bulgur , que é parecidíssimo com o nosso trigo pra quibe.
E o Cordeiro em cama de Pão e Molho de Iogurte.
Todos muito bons! Aproveitamos que a quantidade de pessoas era bem maior que o normal da Confraria (10) e fizemos mais um prato principal, um Kafta ao Forno com Batatas e Tomate que resultou num belíssimo almoço Turco.
Todo mundo adorou e pra não dizer que não sobrou nada, sobrou um pouquinho de Bulgur, pois o rendimento dele é bastante alto e porque com a sobra de arroz Basmati ainda deu pra comer um pouquinho como acompanhamento.
E sabe como é: Basmati na mesa, todo mundo ataca !
IV – Sobremesa – Rabanadas com calda de açúcar e pistaches.
Pra continuar o espírito Natalino (e festivo) fizemos rabanadas acompanhadas por um belo sorvete de iogurte com amoras feito aqui mesmo na minha sorveteira. Delícia!
V – Vinhos
Como os vinhos foram servidos aleatoriamente fica o registro deles, com belo destaque pra Viuvinha que foi devidamente degustada na noite anterior:
E pra terminar a farra, tomamos alguns licores (Frangelico, Amarula, etc) e entre eles um Licor de Anis que a minha vó Fiorina (não precisa nem dizer que ela era italiana!) fez há um tempão.
Pois bem, o licor estava maravilhoso e extremamente digestivo!
É isso aí. Feliz Ano Novo pra todos e pra nós que fizemos e comemos esta comida Turca.
Fica a certeza que, pelo início, este ano será muito bom mesmo !
.
Há 13 comentários
Este Pilaf e o cordeiro estão com uma cara ótima! Preciso ter um teclado de papel absorvente…
Olá! Recentemente você deixou um comentário em meu blog, e agradeço a opinião. A recíproca é verdadeira; também gostei bastante de seu blog!
Luiz, o Pilaf e o cordeiro realmente estavam ótimos! Quanto ao teclado, aí não tem jeito !
Vi o Vinho, grato pela observada e linkarei o teu blog por aqui .
Olá Eduardo,
Quero também cumprimentar o Mingão, a Débora e todos quantos partilharam o menu turco. É realmente uma honra para mim saber que gostaram das receitas. É tão interessante e gratificante ver as receitas que divulgo, serem apreciadas a tantos quilómetros de distância. Fico muito contente por ter contribuído para uma reunião tão feliz à mesa e num dia tão especial! Obrigada e Feliz Ano para todos!
Lídia, é o que eu já disse um monte de vezes. Quando a comida é boa, o que nós temos que fazer é repetir à exaustão.
E a continuar assim, brevemente faremos uma segunda Noite Turca.
Oi, Eduardo!
Como estou pensando em ir para a Turquia em setembro, o menu me animou! Aliás, adorei a cara desse cordeiro em cama de pão, não quer me dar a receita, não? 😉
Aqui em casa adoramos cozinhar coisinhas especiais, só não estamos fazendo mais porque entramos no ano novo prometendo uma dieta braba 😀
Um abraço e esperamos os relatos da viagem!
Emília, eu te mando por email a receita do cordeiro ( a Lídia do Cozinha Turca não vai se importar) que por sinal é muito boa ! Aguarda só um pouquinho pois a poeira da viagem ( literalmente porque Dubai e Petra é só poeira!) está baixando agora ! E a Turquia está na minha lista e esperarei os teus relatos também !
Ola querida, estou me casando com um Turco legitimo de Ankara, e preciso de umas receitas de comida turca para agradar meu homem, me mande por favor, preciso muito aprender isso! Abraços!
Mara Estrela, pra cima de moi ? Eu já estou casado com uma libanesa/italiana de primeira linha e se você quiser aprender algumas receitas turcas vá até o http://cozinhaturca.blogspot.com da Lídia onde o arsenal de receitas turcas é imenso !
Nossa, que comida linda, deve ser deliciosa!!!
Onde eu consigo comprar bulgur em São Paulo?
Você tem a receita dessa Kafta ao forno com batatas?
Abraços,Simone
Simone, a comida estava muito boa. Na verdade, eu acho, pois já se passou um tempão !! rs
Quanto ao Bulgur, comprei no sex-shop, no Santa Luzia.
Já a receita, vou procurar nos meus alfarrábios e te mando.
Abs.
EStimado,
Bonitas fotos, so que o trigo para quibe nao tem nada a ver com o bulgur.
O trigo para quibe e trigo partido, cheio de pithates, sao muito maus para a saude ja que se ligam aos minerais dos alimentos impedindo a sua absorsao pelo corpo. O bulgur e trigo partido e pre-cozinhado ao vapor que nao tem quase pithates e e muito bom para a saude, muitissimo melhor que o pao.
Que tenha um bom ano!
Daniel, grato pelas informações. Mas continuo achando o bulgur muito parecido com o trigo pra quibe! 🙂
Abs bulgurianos pra vc.