Início » Arquivos » você ja viu um javali? num piquenique?

você ja viu um javali? num piquenique?

29/08/09
Asterix, Obelix

Você ja viu um javali? Num Piquenique?

Olha! Nós acabamos de ver um montão de javalis. E mortos!

DSC00814-2

E antes que o Greenpeace baixe por aqui, calma. Deixa eu explicar melhor!

javali1

Tudo começou quando li uma reportagem na Folha que informava sobre uma ideia (por sinal, genial) do chef Sauro Scarabotta do restaurante Friccó. Ele tinha levado um grupo de clientes/curiosos (grupo no qual me incluo) pra conhecer um fornecedor de cogumelos e ao mesmo tempo, fazer um belo piquenique com as guloseimas que ele, o Sauro, preparou. E pasmem: o local era Mogi das Cruzes, uma cidade satélite de Ferraz de Vasconcelos!

DSC00852-2

Me interessei e óbvio, nos inscrevi (eu e a Dé) pro próximo. E seria justamente sobre a TEMRA, uma empresa familiar e um frigorífico especializado em comercializar a melhor carne de javali (além de cordeiros também).

DSC00817-2

No sábado e no horário (9:30 hs), estávamos lá no Friccó pra partirmos pro nosso convescote javaliano. Todo mundo num ônibus (lotado!) e com a perspectiva de passar um (belíssimo. Grazie!) dia conhecendo e comendo javalis.

DSC00791-2DSC00792-2DSC00840-2

TEMRA fica em Araçariguama e no caminho, a Rita, a esposa do Sauro, nos explicou o que veríamos. Falou sobre o trabalho que eles, donos de restaurante, tem pra conseguir fornecedores que entreguem produtos de qualidade. E falou também da dificuldade que estes fornecedores, particularmente a Teresa e o André, donos e T e A do TEMRA respectivamente, também tem em explicar o porque de seus produtos terem um preço acima da média apesar da qualidade ser excepcional.

DSC00826-2

Eu prometo que daqui pra frente, jamais reclamarei do preço quando comprar uma paleta de javali TEMRA no sex shop. rs
Chegamos lá por volta das 11:00 hs e nos dividimos em dois grupos. Um (o nosso) foi assistir ao áudio-visual onde a Teresa e a Mara, nos explicaram várias particularidades sobre tão estranha figura: do quão destruidores eles são; qual o tamanho e idade ideal para abate; dos seus hábitos; da alimentação especial e mais um montão de coisas.

DSC00799-2

Também aprendemos como chamar a família toda :

DSC00795-2

DSC00796-2

DSC00797-2

Aí fomos pra segunda parte: visitar o frigorífico, onde o  Sauro e o André falaram sobre o aproveitamento dos pobres (e saborosos) bichinhos.

DSC00801-2

Vimos uma desossa completa…

DSC00805-2 DSC00807-2

… e cada um dos cortes que são obtidos.

DSC00802-2 DSC00822-2

Sabia que um filé mignon de javali pesa em torno de 120 gramas (por sinal, este pedacinho vermelho que está em cima do carré)? E que a bochecha (abaixo) é considerada uma iguaria?

DSC00823-2

Interessante ao extremo! Depois viria a parte mais saborosa: o piquenique.

DSC00849-2

Mesas foram montadas à sombra, num tremendo bosque. Os vinhos já tinham sido escolhidos, comprados por nós mesmos (um Montaperto IGT 2004 Carpineta Fontalpino, um belo Supertoscano e outro, um Rosso Piceno Superiore Il Brecciarolo 2004 pelo Ricardo e sua esposa,a Neyara, um casal muito simpático que gentilmente sentou conosco) e devidamente compartilhados por todos da mesa.

DSC00833-2

Começamos com uma harmoniosa entrada. Terrina de javali, escarola assada, espeto de queijo de coalho e linguicinha de javali com melaço e o pão da Rita ( um segredo do Friccó).
Gostoso e casando espetacularmente com o clima de piquenique.

DSC00835-2

Como principal, o único javali que nós vimos inteiro (nota : eles são criados em outros lugares devido à exigências sanitárias). E ele estava no rolete!

DSC00830-2

Foi devidamente destrinchado e servido com uma polenta ao sugo pomodoro com ervilhas e linguiça moída num formato bastante charmoso: numa marmitinha!

DSC00845-2

Delicioso e pra quem nunca experimentou, o javali tem um gosto de porco só que mais light. Tão light que a Dé comeu e adorou!
Ah! O couro dele assado é uma delícia e parece um torresminho.

DSC00844-2

A sobremesa foi uma crostata com geléia de laranja e ricota

DSC00851-2

… e um vin santo.

DSC00848-2

Pra encerrar,  um café barcarola com um pauzinho de canela que encerrou o fabuloso dia.

DSC00855-2

Pronto! Estávamos devidamente informados, alimentados e preparados pro sono reparador que o chacoalhar do ônibus acarretaria. E não deu outra!
Quando demos por nós, já estávamos em São Paulo.

DSC00861-2

Dormimos a valer e felizes pelo belo sábado no campo!
Só faltou cantarmos: “eu quero uma casa no campo!”

Baci.

DSC00859-2

PS – O Sauro vai fazer uma nova edição do Piquenique pra conhecer os cogumelos em Mogi. Será no dia 26/09. Informações no tel 5084-0480.

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 15 comentários

  1. Que passeio mais legal, a idéia é genial! Cada vez mais as pessoas se interessam pelo “como fazer”, não querem simplesmente o produto final, mas conhecer todo o processo até que ele chegue nas nossas casas.

  2. Confesso que não dava para mim, já provei javali e gostei, mas ver os bichos vivos e depois serem abatidos e trinchados na nossa frente… não dá mesmo 🙂
    Sou uma falsa moralista. O bichinho é bom mas vê-lo na estaca é demais he he

  3. Olá Eduardo,

    Pois é, eu já vi um javali e num piquenique! Com a diferença que era um javali mesmo selvagem (Em Portugal é ilegal criar animais selvagens)que se lembrou de passar por ali, talvez para ir beber pois estávamos ao pé de um lago. O bicho fugiu logo mas posso garntir que é uma experiência assaz curiosa!

    Por aqui os javalis são uma praga para as culturas mas a proibição total de criação garante um sabor selvagem a “caça” que eu adoro. Esse assado inteiro só me fez lembrar o Obélix!!!

  4. Edu!
    O sobrenome da família Luz deveria ser Aventura… hahaha
    Meu escritório é quase colado ao Fricó, na mesma rua, a menos de 1 quarteirão… vou sempre lá… e também quase fui nesse piquenique… iríamos nos trombar “par hazard”… ia ser engraçado.
    Abs!

  5. Patrícia, é muito interessante saber como alguns fornecedores tratam o que você vai comer!
    O Sauro do Friccó, tem mais algumas idéias pra fazer os tais piqueniques : verduras e legumes especiais, aves, frutas, vegetais, etc.

    Luciana, foi uma pena, mas aproveitamos bastante o Le Marais, né mesmo ??

    Ameixa, falar que eu gosto de vê-lo vivo e depois morto, também não gosto! Mas como não vimos nenhum vivo ( só em fotos e olhe lá!!), vê-los em formatos de filés, lombos, carrés, linguiças e depois comê-los foi muito bom !! rsrs

    Caro Y Luís, pelo visto você foi o único que respondeu a pergunta-título e melhor, afirmativamente !!
    Aqui, de acordo com as leis do Ibama, ele só pode ser criado em cativeiro e o criador é responsável por qualquer dano que ele venha a causar!
    Me senti como um verdadeiro gaulês !! rs

    Sócio Gourmet, que pena que você não foi, pois assim faríamos o lançamento da pedra fundamental do nosso OT em plena Araçariguama. Vamos marcar !! ( te mandei um e-mail).

    Abs a todos.

  6. Foi um passeio muito legal sim e o tempo ajudou muito. Edu dia 26 estaremos em Mogi. Depois te falo como foi

    Um abraço

    Neyara

  7. Neyara, conta sim, porque, infelizmente não iremos.
    E olhe que é pertinho aqui de casa. Mogi é praticamente um bairro da grande Ferraz de Vasconcelos.rs

    Abs.

  8. Foi muito bom o piquenique em Mogi. Nos divertimos muito.
    O próximo agora vai ser novamente em Araçariguama sobre cordeiro.

    abraços

  9. Quero agradecer todos que participaram e ou postaram comentários a respeito do Piquenique do Friccó. Sempre muito bom ter a satisfação dos clientes e poder contar com o efeito multiplicador de vcs clientes/consumidores mais atentos.
    Convido todos a participar do ultimo Piquenique 2009 que será em Araçariguama sábado dia 28 de novembro. Maiores informações no nosso site http://www.fricco.com.br ou pelo tel.0xx11-5084-0480.
    Atençiosamente
    Sauro Scarabotta

  10. Sauro, é um grande prazer tê-lo por aqui.
    E, coincidência, acabei de postar sobre o Friccó.
    Infelizmnete, não poderemos ir a este picnic ( É sobre cordeiros, né?) ,mas conte conosco pros do ano que vem. Aguardamos o de ervas gastronômicas!!

    Abs

  11. desejo comprar carne de javali, onde posso encontrar perto da minha região, moro em Pedreira – SP, aproximadamente a 45 km de Campinas, muito obrigado

  12. José Polidoro, a TEMRA sempre tem os seus produtos nos Pão de Açucar.
    No Santa Luzia, o sex shop, eu tenho certeza que tem!

    Abs.

Dê a sua opinião, please!