número 121
30/08/06
dcpv – Qualés la Pregunta?/II Festival de Macarons da Sódoces
Introdução – Economicamente: … o estado geral … a veia escritural … a prostração diante dos absurdos … e desalento frente à mediocridade … cazzo, devia ter sido candidato … rs …
Muita divagação! Vamos ao melhor!
Bebidinha – Caipiroska de morcoti e canela
VINHOS
Tinto Marco Luigi Especial Brasil
Tinto Priorat Clos Gebrat Espanha
Menu
Entrada – Torta de mini-legumes e especiarias
Principal – Supremo de frango com figos frescos (Especiarias e ervas aromáticas – pag 217)
Arroz Basmati ( com caldo de galinha)
Chucrute com wasabi
Sobremesa – Laranjas em calda (Sabores da Tailândia – pag 50)
Observações finais –
Tudo bom e condimentado. A entrada é sublime! (Edu)
Espetacular!! Adorei a entrada e a sobremesa (Mingão)
Não dá pra reclamar! Exuberante!(Deo)
Sequencia da (longa) série de fotos de hotéis maravilhosos e vistas dos quartos mais ainda. Estas são do Shamwari Game Reserve, um centro de hotéis próximo de Port Elizabeth no centro da África do Sul. Eles ficam no meio de uma reserva florestal privada (vimos uma batalha de elefantes e leões por lá que foi memorável) e a vista do quarto é a das piscinas, mas as cheetas (o animal mais rápido do mundo, mais do que o jamaicano Usain Bolt) estavam bem pertinho! Ficamos no Riverdene Lodge.
Comentário: Especiarias, mini-legumes, basmati, figos frescos, wasabi, laranjas. Esta noite foi das boas.
E de quebra,o grande Carlitos Tevez demolia tudo no Timão nesta época! Será que não é um pressentimento já que Matias Defederico parece ser melhor que o Carlitos? rs
Dicas de Mark Bittman
O que você deve ter sempre na sua geladeira :
Leite de Coco – experimente cozinhar algumas cebolas, com um pouco de óleo e curry. Misture o leite de coco, frango, peixe, tofu ou qualquer tipo de carne. Sirva sobre o arroz (de preferência Basmati).
###########################################
II Festival de Macarons da Sódoces
PS – Não esqueça! Começou ontem (18/set) e vai até o outro domingo(27/09), o II Festival de Macarons Sodoces (Al. Arapanés, 540 – Moema – tel 50515277).
O grande Flávio Federico da Sódoces está fazendo os mais diferentes tipos de macarosn tais como foie gras com caju e flor de sal (a proibida!!), champanhe, pudim de leite condensado, lavanda, Ovomaltine, cheesecake de cassis, passas ao rum, chá de jasmim com semente de papoula (este, dá barato!! rs) e muitos outros além do já famoso “Zequinha” (em homenagem ao filho da Dona Jô Clemente, fundadora e presidente de honra da APAE São Paulo) cuja venda será 100% revertida pra tão confiável instituição e que vem recheado de ganache de chocolate branco no sabor “bicho de pé” (morango e framboesa).
Como diz o próprio Flávio (e eu endosso), “vamos todos nos divertir e fazer uma boa ação ajudando a quem tanto precisa ” (e acariciando o seu estômago).
Vamos lá!
Em tempo, fomos lá ontem (domingo, 20/09) e fizemos a nossa cota de sacrifício: comemos e levamos pra casa um montão de macarons. O Zequinha (o primeirão da foto abaixo) é um espetáculo!
Fomos e voltaremos!
.
Há 15 comentários
Edu,
Adorei os gatos crescidos rs. Boa semana para voces, abracos,
Maria
Vou colocar na agenda agora! Preciso arrumar um tempinho para passar por lá. 🙂
Boas Edu;
Qualés la pergunta eu não sei, mas a resposta é, com certeza:comidda simples, saborosa e divertida….. sepmre! A vida é muito curta para comer porcarias e tomar vinhos ruins
Obrigado pela tão agradável visita e pelo apoio ao nosso festival. Espero vê-los mais vezes em breve.
Abraços a todos
Adorei a dica, eu tinha ensaiando de ir ao Eñe qndo eles estavam no RW, mas eu não entendi direito, eles não escolhem participar?? Ou tem uma seleção dos organizadores???
Adoro o blog de vcs, sempre acompanho, quase nunca me manifesto, queria entender muito de gastronomia e vinhos como vcs… admiro pra caramba!!
bjos
Maria, e estes gatos sâo bem rápidos. Se você der uma bobeira, ele te pegam.
Débora, vá lá! Os macarons (na verdade,tudo da Sódoces!) estão demais. E é muito confortável comprar e comer o Zequinha ( o macaron !)
Fala Flávio, o grande mentor deste II Festival. Vida boa pra todos nós ! Sempre !!
Foi o maior prazer conhecer vocês pessoalmente !!
Carol, este post não é o do eñe, mas de vez em quando o wordpress prega essa peça !!
Pelo que eu entendi, alguns donos de restaurantes escolhem não participar e parece que eles tem que pagar uma taxa pela tal participação.
Grato por gostar do blog e vou colocar o seu no blog-roll. Certo?
Abs a todos.
Obaaa! Festival de macaron! E ainda dá tenpo!!!
Fui!
rsrs
bjus
Guta, espero que você tenha conseguido ir. Se bem que o Flávio me disse que os macarons especiais ainda continuam no cardápio da Sódoces por um tempinho.
Abs.
Edu
espero que vc leia comments em posts antigos, pois hoje quero deixar meu agradecimento a vc. pela indicação da Só Doces que eu não conhecia, apesar de passar pertinho dela a cada 15 dias! Pode uma coisa dessas?! Verdadeiro ‘onde está Wally?’!
Estive no sábado, comprando uma bela caixa ‘arco-íris ‘ com direito a um macaron zequinha anêmico na cor mas poderoso no paladar do III Festival de Macarons.
Um abr.
Kika, e você que é “chocóloga” não pode deixar de comer o macarron de chocolate noir do Federico (Sódoces). Os macarrons dele sao todos ótimos. Mas o de chocolate noir, fresquinho..humm que inveja boa de vocês que moram ai em SP.
Eymard
e eu achando que estava aqui escondida…
Obrigado da sugestão . Eu só experimentei o sorvete de chocolate noir . O macaron não tinha mas na próxima ( muito em breve) será devidamente degustado.
Imagino o suplício de apreciar coisas boas e não te-las à disposição … Mas peguei um flyer com cursos, um deles de macarons! Será que saem direitinho feitos em casa? Se vc. for hábil na cozinha, não vai passar tanta vontade assim…
Um abraço.
Kika, voce nao acompanhou a nossa saga do ISB com o edu luz? Eu nao tenho nenhuma habilidade na cozinha (rs). So com os garfos, facas e copos! De qualquer forma estou sempre em SP e sou salvo pelos amigos e pelo socio Edu!!!
Eymard
acompanhei sim mas achava que vc. poderia se animar e superar-se…
Mas tudo bem, deixe para o sócio magnífico que vc. tem e esses outros amigos!
Surprise! Eu também só ensaio adentrar a cozinha, mas fico mesmo é com os pratos , talheres e copos também! Mas por pura preguicite!
Kika, eu demoro pra responder, mas leio, sim.
E parece brincadeira, mas o Flavio me disse que um pessoal tinha passado lá na Sódoces e citado o meu nome. Foram vocês? A que horas estavam lá?
Sócio, vou levar alguns pra comermos na viagem. 🙂
Kika, acho que é mais fácil eu mandar alguns macarons pro Eymard.
Abs a todos e não se esqueçam que o III Festival de macarons da Sódoces vai só até este final de semana!
Edu,
estive sim no sábado perto da hora de fechamento , entre 19h15 e 19h30 e fui sozinha. Portanto há outros fãs seus que ainda não se manifestaram. Tive a oportunidade de falar com o Flávio que é uma simpatia e eu comentei que soubera da Só Doces através do seu blog. ‘ Mas há pouco o Edu esteve aqui!’, comentou o Flávio. Ou seja: não foi desta vez que o destino quis que eu conhecesse vc e a Dé, mas não faltarão oportunidades. É claro que se vc estivesse na loja eu me apresentaria e não deixaria passar a coincidência. Realmente foi uma pena, acho até que questão de minutos!
Comprei não só macarons ( devorei a caixa em dois dias, pode isso ?!!) mas ossi di morti, maravilha de laranja, mini cantuccini… Delícias, só delícias! Com vc e seu blog estou ampliando incrivelmente o que já conheço de São Paulo, e que não é pouco!
Muitíssimo obrigado por toda sua generosidade em dispor a público tantas informações e impressões preciosas!!
Um abraço.
Kika, estivemos por lá um pouco mais cedo (por volta das 17:00 hs).
Foi por pouco, mas não faltarão oportunidades.
Abs macarônicos.