número 94 09/11/05
Gorgonzola : Doce e Salgado !
Introdução – “Batatinha quando nasce, esparrama a rama pelo chão; quando a comida (as quartas) vem no prato; não sobra nada não !!!
Exercendo o sacrossanto direito de livre arbítrio literário !!! Tava com vontade de escrever abobrinhas nesse TG’s day !
Bebida
Hi-Fi
Vinhos
Pinot Noir Dal Pizzol Brasil
Chardonnay Errazuriz 2004
MENU
Entrada – Emulsão de gorgonzola (JT)
Crepaze de agrião com queijo gorgonzola (Toigros)
Principal – Salmão caramelizado com gergelim e arroz integral (Troisgros)
Sobremesa – Maçãs condimentadas com aniz (Boticário)
Observações finais
Doce + salgado + suave + amargo = muito bom ! (Eduardo)
Salmão imperdível !!! Sobremesa maravilhosa . (Mingão)
Melravilhoso o salmel ! (Déo)
Fotos do interior do Burj Al Arab em Dubai, visto de baixo para cima; repare que cada um dos pontos coloridos corresponde a um andar e que tudo que aparenta ser ouro, realmente é . E de prato que a Débora comeu no almoço do Al Mahara, o restaurante submarino do Burj. Repare que tudo que parece ser ouro no prato, é ouro ! Ela comeu um risoto de cogumelos, aspargos, trufas e …. folhas de ouro ! Brega ? Talvez , mas a comida estava uma delícia !!! E a saga continua no próximo post !
Explicação – Mistureba danada. Gorgonzola + maçã condimentada + aniz + salmão + agrião + gorgonzola. Uma verdadeira “ONU” dos alimentos !
E olha que eu não sabia que seria convidado (mesmo porque o post é de nov/05!!) pra assistir à pré-estréia do Estômago, o filme, pois sem querer estava prevendo que um dos ingredientes marcantes da película seria o… Gorgonzola !
A HORA DA ESPECIARIA
Zimbro – É ótimo para temperar carnes de caça, além de molhos, patês, conservas, refogados de carne e receitas com batata. Estimulante do sistema digestivo, é usado no chucrute ( com salsicha?), para aromatizar o gim inglês e uma cerveja sueca. Experimente no cozimento do feijão. ( Ainda não experimentei mas vou experimentar !)
.
Há 6 comentários
Trufas e ouro! Um luxo!
Gosto de cozinha maçã com um pedacinho de zimbro, fica perfumado.
bjo.
O prato está mesmo um luxo, Eduardo! Qual brega, qual quê! :o) Nunca usei zimbro e nem conhecia, antes de ver lá no blogue da Marizé. Penso que ela tem uma receita de carne com zimbro. :o)
Beijo
È isso mesmo Migas, (isso é que é memória), está lá no Tachos uma pá com zimbro.
Eduardo, eu e para não variar, fiquei vidrada com a maçã e anis, o salmão com sésamo também “é musica para os meus ouvidos”.
Parabéns mais uma excelente refeição.
Achei muita graça ao verso do inicio, sobre as batatas.
Beijocas
Ê gente que se alimenta bem essa hein!!!
A quarta destemperada está se aproximando. Aguarde!!!
Abração
Dubai!!! Ela foi longe.
Nina. a nossa consultora pra assuntos gastronômicos, eu tenho zimbro mas devo confessar que nunca usei. Feijão e maçãs são boas dicas. Agora, trufas e ouro ficam em outro andar…
Migas, como a própria Marizé disse, que memória! E voltando ao Burj, eu não achei brega, não. Achei é espetacular demais !!
Marizé, esta maçã com aniz também é do livrinho do Boticário (já estou te mandando !). E os versos são de autoria do poeta Déo, o meu irmão.
Diogão, à disposição. Qualquer notícia é só avisar.
Agdá ! Espero que esta ela seja a Débora pois é claro que eu também estava lá e comi um belíssimo pot au feu !