número 95
16/11/05
dcpv – Ó Xente, Bixim!
Introdução – Meio sem “voglia”, porém cumprindo o dever assumido, registramos mais um prazeroso encontro “quartafeiral”. Grafar “maravilhas esperadas” seria um pleonasmo exaustivamente usado! Melhor brandir os talheres e “virar os olhinhos”!
Vinhos
Rosé Mont Gras
Tinto Monte Viejo
Menu
Entrada – Espaguete de tapioca ao pesto nordestino (Prazeres da Mesa Nov – pag 108)
Principal – Filé trançado de presunto com ervas (Prazeres da Mesa – Out)
Sobremesa – Manga + Abacaxi + Sorbet de limão com ervas gastronômicas(Edu)
Observações finais
Comida boa. Timão péssimo! (Edu)
Adorei a noite!! (Déo)
Time f.d.p.! (Mingão)
Fotos da decoração da mesa do restaurante Al Mahara do Burj Al Arab (é claro que as fotos eram proibidas, mas demos um jeitinho (viva o Brasil) e de um pot au feu de frutos do mar espetacular que eu tive o prazer de comer completamente acompanhado de um belo Chablis que eu não lembro o produtor. Preste atenção na crocância dos legumes e na maciez do peixe, da vieira, do marisco …. Deu pra eu me sentir um verdadeiro sheik !!!
Explicação – Fiz um espaguete de tapioca que ficou bem diferentão e bastante saboroso. E a mistura de frutas (abacaxi e manga) com ervas gastronômicas (manjericão e tomilho) e azeite continuava fazendo muito sucesso. Agora o Timão… estava a mesma bomba de sempre !( e olhe que ainda não imaginávamos o que viria pela frente!)
A HORA DAS ESPECIARIAS
Gengibre – De sabor picante, ele é ricamente usado pela cozinha oriental.Na África, aromatiza o cuscuz. Os jamaicanos usam em biscoitos. No Brasil, o gengibre está na cocada nordestina e no quentão. Use também em geléias e combinado com cravo e canela.
E em algumas caipiroskas (a de abacaxi com gengibre é um espetáculo)!
.
Há 11 comentários
Eduardo, esse prato com o peixe e os legumes está um escândalo de texturas… Quase que consigo imaginar a combinação… Quase, apenas! :o)
Beijos a todos
Olá Eduardo,
Fico a torcer daqui, por esse jantar.
Abraço Português
Luís Pontes
Este pot au feu devia estar muito bom! Prato gde!
Os japoneses usam o gengibre para “marinar”/amaciar carnes vermelhas e de porco.
abs.
Edu, falando em fotos, as suas sao de arrasar Paris em chamas, tah?
Essa da mesa esta linda. Ja fiquei de olhao nesses pratos de vidro, que coisa linda! E capiroska de abacaxi e gengibre vou ter que testar.
abracao!
O Timão ainda vai dar azia.
A caiposka realmente vou ter que testar.
Abraços
Espaguete de tapioca? Gengibre? Mas isso está é bom demais! Parabéns pela mesa!
Em tempo: segue o Douro, em nova postagem.
Grande abraço.
Sem palavras…
Tenho que confessar… Enquanto me decidia para qual “delivery” ligar, depois de um dia de muito trabalho na universidade, lembrei-me: hoje é quarta-feira! O que eles estarão comendo? 🙂 Qual será o último post do “Da cachaça pro vinho”?
Hum… Logo manga e abacaxi, minhas duas frutas preferidas, por seus sabores e lembranças. As mangueiras, do pomar do sítio próximo a Belo Horizonte, sombra perfeita para as leituras da adolescente, que devorava um livro de Agatha Christie a cada fim-de-semana. O abacaxi com sorvete de creme, no fim da tarde, em Cabo Frio, admirando o infinito azul, que tanto encanta as moças das montanhas.
Disto somos feitos: lembranças… Não… Lembranças, amigos e sabores…
Segunda confissão da noite: essa alquimia tem começado a despertar meu interesse e ontem me peguei no setor de especiarias do supermercado. Mas continuo não sabendo fritar nem um ovo. Mais… Não sei nem quebrar o ovo! 🙂
Ganharam uma nova leitora…
Abraços,
Drix
Essas fotos estão o máximo, ainda bem que “deram um geito”, hehe…
Gengibre: Adoro, nos pratos salgados, em xaropes, em biscoitos e no chá.
Bjs
Migas, o prato é dos bons mesmo. E o lugar também ajudou bastante !
LPontes, o jantar foi espetacular. Já te mandei um e-mail !
Prof. Nina, o pot au feu de frutos do mar estava um espetáculo ! E gengibre é bom em tudo mas na caipiroska ….
Fer, esta foto está linda mesma e foi tirada pela Débora ( ainda bem que eu não tenho que pagar copyright !!rsrs). E a caipiroska é só fazer, beber e ajoelhar!!
Michel, o Gastran deveria patrocinar o Timão ! E caipiroska de gengibre e abacaxi não é um Green Apple Martini mas é bom tomar nove delas !
Luciana, grato pela passagem. A tapioca ou melhor o spaghetti surpreendeu bastante. Bom não vou falar da caipiroska de gengibre de novo senão vão achar que eu estou viciado …
Agda, você, sem palavras ! Não vai me dizer que foi a caipiroska ?
Adriana, grato pela passagem e pela pequena e singela crônica. E um segredo também : eu detesto quebrar o ovo ( e quebro mal demais!!) mas o raciocínio é ” tenho que quebrar” portanto …
Marizé, o jeitinho foi dado. E, finalizando a campanha, gengibre é o máximo na …. caipiroska !
Abs a todos !
Hum! Desperta novos desejos! E quer coisa mais legal do isso? Agora o que eu bebi prazerosamente, foi a frase “brandir os talheres e..”
abraços