eita brasilsão
23/10/09
dcpv – Dá gosto ir ao Brasil a Gosto
Domingão! Nós 3 (eu, a Dé e a Re) na praia (SP). Dia broncolhaço! Hora do almoço!
Onde almoçar? Oh! Dúvida cruel!
Pensei num montão de lugares que ainda não conhecemos: Dui, Dois, Nou, Chou, Roux … (Nooossa, como tem restaurante com nome pequeno!!!)
Aí veio a luz (olha a redundância!): Brasil a gosto. Isto! Comida brasileira autêntica e com toques modernos.
10 minutos depois estávamos lá!
Fazia uns dois anos que não íamos nos divertir com a comida saborosa que a Ana Luiza Trajano faz.
Lugar lindo, espaçoso e com vários maneirismos. Super bem-decorado; sempre com fotos sobre alguma região/estado do Brasil (desta vez eram do festival RS e consequentes pratos especiais sobre a culinária gaúcha!) …
… e com um cardápio regular com informações interessantes que descrevem muito bem os pratos e melhor, é muito bem escrito (adoro cardápios informativos e que não denigram o nosso querido idioma!).
Vale à pena despender uma meia hora só pra absorver todas as informações contidas nele. E de preferência, faça como nós, acompanhadas do couvert (com pãezinhos deliciosos, biscoito de polvilho, chips de batata doce e 3 tipos de creme)…
… e uma seleção de petiscos com um pouquinho de cada coisa: pastéis de pirarucu; canapé de banana-da-terra,queijo cremoso e geleia de pimenta; barquinha de beiju crocante, creme morno de siri e coco; bolinho de arroz e queijo de coalho na chapa, melaço e pesto de cheiro verde.
Dá gosto comer e ainda mais acompanhar com uma caipirinha de carambola e morango pra mim, um martini de cachaça e licor de jabuticaba pra Re e um mojito de cachaça pra Dé.
Já tínhamos comido bem, mas os pratos principais nos esperavam. Pedimos o histórico 2×3 dos Luz.
E esta combinação tinha que ser perfeita já que a Dé não come carne.
Portanto, filezinho de porco com molho de jabuticaba, purê de inhame e batata da terra grelhada pra mim e pra Re .
O molho é adocicado e o purê harmoniza perfeitamente. Destaque pras cascas de jabuticaba que são fininhas, doces e pasmem, comestíveis!
O outro prato teria que ser peixe, pois a Dé e eu o comeríamos (percebam que comi os dois!).
E escolhemos a Tainha com maçã gratinada, paçoca de pinhão e bergamota montenegrina, um prato do festival do RS.
Frise-se que esta bergamota está em processo de extinção, mas estão fazendo um projeto pra recuperação da espécie. Ou seja, comemos e contribuímos pra ajudar a preservação da bergamota montenegrina. Que ela se salve e esteja sempre nos nossos pratos.
Finalmente e pra não decepcionar ninguém, um sobremesa (1×3): a cocada de forno, sorvete de limão e calda de melaço.
Esta é conhecida da família e tida como um dos doces que mais nos confortam.
Ainda contamos com a benevolência da Ana que nos brindou com sorvetes e telhas extras.
Já íamos embora quando lembramos da máquina de sorvete que fica na entrada do Brasil a gosto.
Sabe aquelas máquinas antigonas em que o sorvete é feito com uma cremosidade intensa e gosto groselhal? Pois bem, é ela mesma!
E é claro que tomamos 3!
Foi uma farra e mais uma vez, saímos com a sensação de que a Ana e o Brasil a gosto estão evoluindo (ainda mais) a olhos vistos!
Dá cada vez mais gosto ir comer lá!
Até!
PS – A partir de novembro o estado escolhido pro menu especial é o Pará, que está tão na moda. Bolinho de Piracuí, Costelinha de Tambaqui, Pato no Tucupi e Pudim de Bacuri são alguns dos pratos .
Acho que daqui pra frente o estado deveria mudar o nome pra Pari!! rs
.
Há 13 comentários
Da gosto de ver também.
Bom dia Edu.
ADOREI!!!!!!!!!!!!!!!!!
Dica anotada, vou lá experimentar!!!!
Amoooooooooo! Adorei as fotos, muito apeitosas 🙂
Além do aspecto da comida, adorei a loiça 🙂
Super boa a apresentação, imagino o sabor!!!
Comemos esse mesmo filet de porco ao molho de jabuticabas durante a SPRW e estava espetacular! Amamos o restaurante. Pena que a máquina do sorvete estava desligando, eu amo esse sorvete!
Eu preciso voltar lá. Fui alguns meses depois da abertura, achei OK, mas não me apaixonei. Teu post me mostrou que preciso de uma segunda impressão do BG. Ótima resenha, ótimas fotos! Abração.
Que comida boa!
A máquina de sorvete me fez viajar no tempo, Edu!
Julio, dá sim! Mas de comer, dá mais!! rsrs
Carol, experimente pois não se arrependerá!! E peça pra ligar a máquina de sorvete quando chegar pois ela demora pra “esquentar”!
Luciana, taí um lugar bom pruma mini ConDCPVenção!!
Ameixa, tudo lá no Barsil e gosto é de muito bom gosto. A Ana tem muito cuidado com as coisas. Se tiver oportunidade, entre no site e terá uma boa idéia.
Debora, o bifinho e o molho são muito bons, né? E como eu falei pra Carol, tem que pedir pra ligar a máquina com antecedência porque ela só pega no “tranco”!! rsrs
Introspective, a nossa opinião foi parecida. É a terceira vez que vamos e sempre a última é melhor que a anterior. Vá!!
Patrícia, aconteceu o mesmo conosco. Lembramos da infância e aproveitamos pra mostrar pra Renata como aquele sorvete era gostoso!
Abs a todos!!
Edu,
O Brasil a Gosto ainda não deu para conhecer. Pura falta de lembrança. Faz algum tempo que o cardápio internacional da TAM é assinado pela Ana Luiza Trajano. E ela acerta muito! Coisa difícil é fazer bem feito comida de bordo…
Abraço
Rogério
Edu. Não tem o que vc descreva que não dê vontade de experimentar. Parabéns mesmo! Você escreve com arte!
bjão
Gi
Rogerio, sabe que você tocou num ponto interessante?
Porque que as cias de aviação ainda não aprenderam a fazer uma comida leve e confortável pra nós que enfrentamos aquela viagem um tanto quanto desconfortável, né mesmo??
E concordo com o cardápioTAM da Ana Luiza. É bem bom (pruma cia de aviação!! rs)
Gratíssimo, Gisele.
Abs a todos.
Só para acrescentar para Ameixinha, as louças de cerâmicas são de uma amiga chamada Gisele Gandolfi do Muriqui cerâmica(http://www.muriquiceramica.com.br/portugues/ceramistas.html) que sempre está representada nos eventos dos PRAZERES DA MESA.
bj
claudia
Claudia, vou aproveitar esta informação também pois já vi um montão de cerâmica da Muriqui nos restaurantes e elas são muito bonitas .
Abs.