Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – o último dos moicanos!

dcpv – da cachaça pro vinho – o último dos moicanos!

dsc04627.jpg

número 98
28/12/05

 dcpv – O Último dos Moicanos!

Introdução – La derriére reunion ! Claro que de 2005, mas fazendo cócegas na imaginação do que há por vir! Falando sério, dia de agradecer ao GADU pelos momentos bons que nos revigoraram e também pelas aflições vividas que servem de aprendizado, depuram o espírito e nos fazem voltar à simplicidade, à realidade e o propósito de estarmos vivos!! Que tenhamos um novo ano com o que nos é destinado!

Vinhos

Rosé Crios

Sauvignon Blanc DO

Moscatel Fornasier

Menu 

Entrada – Salada de lentilha (Rita Lobo – pag 85)

Principal – Arroz frito (Kyle Kwong – TL)

Espetinhos de frango ao curry com chutney de manga (Receita)

Sobremesa – Panetone e pudim com manteiga (J. Oliver e Mingão)

Observações finais

Comida muito boa! Cheirosa! Saborosa! Sensorial! (Edu)

Excelente refeição (Déo)

Maravilhoso! Obra prima, a sobremesa estava deliciosa. (Mingão)

Delicioso. Tudo muito bom inclusive a companhia! (Regina, esposa do Mingão)

dsc04639.jpg

Fotos de pratos do menu degustação no restaurante Nina do hotel Arabian Court em Dubai. Restaurante indiano de primeira linha com pães, arroz basmati, camarões, temperos, especiarias e tudo o mais que se pode imaginar. Só faltou comer com a mão direita, mas aí seria um certo exagero pois os dubaianos (ou dubaienses !!) certamente não aprovariam!

Explicação – A última reunião de 2005 ( puxa, ainda tenho 2 anos e 3 meses pra postar. Pensando melhor, puxa, ainda bem que tenho todo este tempo pra postar!). Aproveitei pra fazer uma receita do livro da Rita Lobo (atual Panelinha) além de misturar algumas coisas indianas muito legais. Ah! Ressalte-se o corporativismo do Mingão que achou maravilhosa a sobremesa que ele fez!

A HORA DA ERVA GASTRONÔMICA

dsc06335.jpg

Cebolinha francesa – Digestiva e com sabor mais delicado que o da cebola, ela vai bem em saladas, molhos, sopas, tortas, queijos fundidos, batatas assadas, moluscos, legumes e pratos à base de ovos, ricota ou iogurte podendo substituir o alho e a cebola. Deve ser usada somente no final da cocção para não perder aroma e sabor. Combina com estragão, cerefólio e salsa. Ela também serve pra amarrar buquês (não de noivas se bem que …) de ervas e as suas flores, para decorar os pratos.

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 8 comentários

  1. Essa ervilha é um tesouro de aroma. Por aqui chama-se cebolinho.
    Desconhecia a faceta de doceiro do Mingão, os meus parabéns.
    Ainda bem que tem 2 anos e tal de “reportagens” para nos mostrar. Eu cá para as conssumir ávidamente.

    Bjs

  2. “Espetinhos de frango ao curry com chutney de manga”? Dá fome só de ler! :o) E como dizem os manos brasileiros: oba! Tenho mais uns aninhos para babar com seus posts! :o)

    As informações sobre as plantinhas, vou “beber” todas, para um dia destes (quando encontrar as sementes por aqui), colocar em prática. Isto de ser menina da cidade e ter sempre vivido em apartamento, dá nisto! Tenho aqui um jardim e já começo a inventar moda! :o)

    Beijinhos a abraços para todos!

  3. Marizé, ainda bem que você corrigiu pois fiquei procurando a ervilha e não achei ! Se bem que tinha lentilha, né ?

    Diogão, a fotógrafa ( a Débora ) é de primeira e tá dentro do orçamento do DCPV ! Agora, recebi o guia Destemperados Serra Gaúcha e está sen-sa-ci-o-nal . Pô, conseguiu ficar melhor que o de Punta com aquela descontração característica de vocês e extremamente informativo. Parabéns mesmo ! Estamos esperando o de São Paulo !

    Migas, plantar, colher e comer as suas próprias ervas (gastronômicas) é demais! Qualquer dúvida é só perguntar pois hoje já entendo um pouquinho do assunto !

    Abs a todos !

  4. Eduardo, as fotos estão um escândalo… de deixar qualquer um aguando (como eu nesse exato momento).
    E ainda por cima quase desmaei com o menu (gente gulosa é tenso! Passa mal só de ler… hehehhe)

    Em casa tenho uma hortinha com o basicão, mas as cebolinhas não vingaram… acho que é o calor excesivo daqui… as pontinhas sempre ficavam queimadas, e ao invés desse verde bonitão, as ebolinhas ficaram amareledas… tive que abri mão das danadas.

    Bjundas

  5. Olá Eduardo

    Fiquei com inveja (também) desse Arroz frito.

    É uma grande injustiça, falar, mostrar, apreciar e… não dizer como se faz!

    Um abraço

    Luís Pontes

  6. Aline, as vezes temos que ser teimosos com as ervas. Já plantei salsinha um montão de vezes e agora estou começando a pegar o jeito. Eu acho que você deveria insistir mas verificar se o local que elas estão tem ou não uma insolação legal ! Eu plantei numa jardineira e o resultado é o que está na foto ! Grato pela passagem e sou fã do (e de)Moqueca !

    LPontes, este arroz frito é uma receita da Kyle Kwong que tem um programa sobre comida chinesa no Disvovery Travel and Living. Pelo que eu me lembro, você faz uma base de gengibre, cebola e alho num wok. Junta arroz pronto e deixa um buraco no centro onde você vai fritar os ovos e misturar com o arroz. Finaliza com cebolinha francesa (é só pegar da foto!) e se gostar coloque um pouquinho de shoyo ! Fica muito bom ! E tenho dito !

    Abs a todos !!

Dê a sua opinião, please!