Início » Arquivos » dcpv – da cachaca pro vinho – 4º interblogs – chucrute com salsicha … pro vinho!

dcpv – da cachaca pro vinho – 4º interblogs – chucrute com salsicha … pro vinho!

numero 176
16/04/08

dcpv – 4º interblogs – Chucrute com Salsicha… pro Vinho!

Chique! Informativo! Paisagens (fotos) deslumbrantes! Simples! Radiante! Saudável! Bonito! Saboroso! Ensolarado!
Todas estas palavras podem ser usadas pra descrever tanto a Califórnia como o blog Chucrute com Salsicha da Fer, a brasileira que mora lá, mais precisamente em Davis, uns 200 km de SF e que indicou pra nós do dcpv um menu californiano “básico”.
E este básico incluiu uma pesquisa nos seguintes livros: West Cookbook da Helen Brown e Ches Panisse Café Cookbook e o Ches Panisse Menu Cookbook, ambos da consagradíssima Alice Waters.
Bem básico, não?

Como todo mundo (que passa por aqui) sabe, este é o nosso 5º interblogs onde os big bosses de conhecidos blogs sugerem um menu completo pra que ele seja feito e devidamente degustado.
Já tivemos um experiência Turca com a Lídia do blog Cozinha Turca no  ; uma Angolana com a Migas do blog Migas com Gindungo  no  ; uma Portuguesa com a Marizé do blog Tachos de Ensaio  no   e outra Portuguesa com o LPontes do blog Comidas Caseiras no Encontro.

     
 Lídia                  Migas               Marizé              LPontes

Continuamos portanto , o nosso giro pelo mundo ao encarar este desafio que vem da belíssima Costa Oeste Americana.
E como a própria Fer escreveu no perfil dela lá no Chucrute ” Não tenho paciência de fazer receitas complicadas e cheias de passos. Gosto de coisas super práticas, uso legumes e verduras orgânicos, ingredientes de qualidade mas não tenho tempo de esquentar a barriga na beira do fogão“. Bendita filosofia da Fer!
Ah! Ela esqueceu de dizer que as informações, fotos e as apresentações de tudo no Chucrute são imperdíveis! Vamos ao sacrifício!

ENTRADAS

one Epicurean Butter (Helen Brown)

Filés de aliche misturados com cebolinha, estragão fresco, gemas de ovo cozidas, manteiga e sal. Servi em pão pita torrado. Esta receita foi retirada do livro Berkeley Cook Book pela Helen Brown e é de 1884.  Não precisa nem dizer que o resultado foi atual, fresquíssimo e informativo! Very good!

two Cheese Danielo (Helen Brown).

Era pra usar um queijo tipo Sierra que é feito na cidade de Novato na Califórnia que eu, obviamente, não achei nem no Santa Luzia (o sex shop). A Fer me autorizou a usar um Camembert que foi amassado junto com azeitonas pretas picadas e páprica picante numa tigela que teve no seu fundo (o da tigela!!), um dente de alho esfregado. Saboroso e muito!

three – Salada de Alface com Queijo de Cabra Assado (Alice Waters)

Receita básica do Chez Panisse da Alice Waters( pra quem não sabe, um dos melhores restaurantes do mundo que fica em Berkeley, muito próximo a SF) e onde ela realiza uma cozinha onde predominam ingredientes frescos de procedência.
O  prato consiste em cortar um tubo do “melhor queijo de cabra que você puder encontrar ” em rodelas de 3 cm, colocar num recipiente com tampa e temperar com sal, pimenta, ervas frescas e cobrir com azeite.

Deixar descansando na geladeira por pelo menos 2 horas. Depois, é só empanar estes pedaços de queijo numa farinha de pão ralado (eu usei um italiano dos bons. Ó o corporativismo !), colocar numa forma e assar num forno a 205 ºC até que o queijo fique mole por dentro e dourado por fora. É praticamente ensolarado!

Aí, é só fazer uma salada com as melhores folhas de alface frescas (peguei as da minha horta ou seja, mais frescas impossível!).

E temperar levemente com uma vinagrete composto de vinagre (damm!), sal, azeite e um pouquinho de mostarda de Dijon. Sirva com esta salada (simples), o queijo de cabra assado colocado bem no centro. Saudável e saboroso !

Tudo isso acompanhado por um vinho tinto Zinfandel Wente 2005 CA que se mostrou “personal, musculoso, tomografia, strong” segundo os surfistas, nós mesmos.
Cabe lembrar que a uva Zinfandel é típica da Califórnia e é semelhante a italiana Primitvo. Ela perdeu muito prestígio na década de 80 e foi salva pela invenção do vinho rosé. Alguns dos vinhedos de Zinfandel são feitos de videiras que tem décadas de idade. dcpv também é cultura !

four – Principal – Bacalhau Salgado do Atlântico com Tomates (Alice Waters)

Ôpa! Olha o bacalhau de novo aí! Só que desta vez, a Fer indicou uma receita em que o peixe é fresco (só o peixe!!) e ligeiramente desidratado na geladeira. Como? Basta polvilhá-lo com sal grosso, colocar ramos de tomilho, folhas de louro , enrolar num pano e deixar refrigerando por dois dias. Não se assuste; o pano irá ficar bastante encharcado!

Para fazer a base, corte tomates em brunoise. Refogue cebola em azeite sem deixar pegar cor e adicione alho cortado em fatias finas.
Agora é só montar pra ir ao forno: coloque numa forma refratária a mistura cebola+alho, o tomate, uns ramos de tomilho e folhas de louro. Coloque os filés de bacalhau, regue com azeite e coloque um pouco de vinho branco. Asse por uns 25 min até o peixe ficar com uma casquinha  crocante nas bordas. Saudável e deslumbrante!
Ainda mais acompanhado de aioli ( uma maionese de alho) e de baguete pincelada com azeite (eu usei o do queijo de cabra) e tostadas no forno. Bonito demais!

E com o Mingão tomando Coca-Cola (está proibido pelos médicos de tomar qualquer bebida alcoólica nos próximos 3 meses. Coitado!!), abrimos com muito pesar, uma garrafa dum vinho branco Chardonnay Riva Ranch Wente 2005 que era “siciliano, bacalhoso frescoso, marmelada, lulu“, segundo os lulus santos, nós mesmos. “Garota eu vou pra Califórnia … ”


Que bela foto, heim, Dé?

five – Sobremesa – Comice Pear Crisp (Alice Waters)

Puxa, estamos próximos do “the end”! Mas o final promete ser empolgante.

Esta sobremesa é quase uma cuca, mas como é indicada pela Fer,  é da Alice Waters e é da Califórnia, é claro que é uma “quase-cuca” chique! Ela é formada por peras (a Comice é uma variedade de pera!) descascadas e cortadas em fatias que são colocadas numa vasilha junto com açúcar e farinha. Elas são colocadas na parte de baixo duma forma refratária. Por cima vai uma mistura de de amêndoas, farinha de trigo, açúcares mascavo e branco, canela, sal e manteiga.
Radiante e ainda mais acompanhado de chantilly aromatizado com Armagnac.  The happiest end!

E continuando com a nossa tradição, aqui vai o nosso presente virtual que só poderia ser um belo…

… por do sol! Que representa tudo o que a Califórnia é, um verdadeiro espetáculo com paisagem deslumbrante!

Grato, Fer ! Pela colaboração, simpatia, presteza e por ter passado pra nós a filosofia da cozinha californiana (e da tua cozinha também!).
Boa viagem, já que você está em Portugal e que aproveite muito a companhia dos nossos queridos amigos lusos!

Até o próximo encontro que será com a boa praça Márcia (kkkkkk) do Le Fouet diretamente do Récifi! Uêba!

E pra terminar, como a própria Fer escreveu lá no Chucrute com Salsicha: Boa Noite, John Boy!

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 18 comentários

  1. Que inciativa fantástica. Um primor. A Fer consegue ser simples e chique ….. que luxo. Como a Fer diz: “O fino da bossa”.
    Parabéns….ficou tudo perfeito.
    Quem sabe não teremos em breve a Tunísia ou a província do Quebec….. ahahah
    Grande bj…

  2. Deslumbrante! Que pratos tão elegantes! Fiquei de olho nas entradas… ai aquele queijo de cabra assado!!! My god…

    Para os que pensam que os Estados Unidos têm pouco de comida saudável e de cultura gastronómica, aqui está a Fer a mostrar que este tema não será tassim tão linear. Muitos parabéns à Fer e a vocês que conseguiram recriar tão bem essas obras-primas (a apresentação do bacalhau está digna de chefe!!!).

    Ao Mingão: força aí, hein? Não deve ser nada fácil acompanhar essa “turminha” a beber coca-cola!! :o)

    A todos e em especial à fotografa de serviço (que tem tirado umas fotos lindas), um abraço!

    À Fer, uma boa viajem lá pelo meu país do coração! :o)

    E que venha a Márcia!!!

  3. Vindo da Fer esse encontro de hoje só podia ser assim: delicioso, lindo, sofisticadoe a primar pela frescura dos ingredientes.
    Vou ter de testar esse bacalhau, pena é que por aqui não é fácil de encontrar o “bicho” fresco.

    Bjs

  4. Agda, o jantar foi muito bom e saudável. E foi difícil achar vinhos californianos por aqui. pelo que eu entendi, a produção está ficando toda no mercado interno. Nem no sex-shop eu achei. Ainda bem que o teu vizinho, o Mr Wente me quebrou o galho…

    Fabrícia, o Chucrute e a Fer são excelentes! E a iniciativa só é boa quando tem blogueiros legais do outro lado. Está marcado, em novembro comida tunisiana do Sopa Vermelha ( Dê uma visitada lá. É muito bom !!)

    Migas, vamos por partes. Como eu já disse foi um menu muito saudável e fresco. E o queijo de cabra assado com a crosta de pão é o que parece : uma delícia !
    Quanto ao Mingão, ele está muito bem! Inclusive, deixei uma Coca Zero safra 2008 guardada pra ele tomar hoje a noite ! (rsrs)
    A Dé agradece pelos elogios ( As fotos estão muito boas mesmo !!)
    E a Márcia tem que dar uma aparecida e mandar as receitas que já foram escolhidas ( Como ele mesma diria, kkkkkkkk!)

    Odete, grato pela passagem. Gostei basatnte do Páprica com Feijoada ( bonito nome!) e vou linká-la por aqui. Ok ?

    Marizé, foi uma frescura só ( de alimentos e receitas. Também : Alice Waters !). E a Fer disse que o bacalhau poderia ser salgado mas, a graça tá em desidrtar o peixe fresco. É muito interessante e com um resultado mais ainda !!

    Moderação dos blogs : uma vez Flamengo, sempre Flamengo !!

    Márcio, se for pra testar aí na Holanda, pode contar comigo !!

    Abs a todos !!

  5. kkkkkkkkkk
    Acebei de mandar o e-mail com o cardápio, e acabo de ver que recebi um puxão de orelha! Ui!!!
    A culpa é de Guilherme OU Maria Clara, Edu, que não me deixa ficar muito tempo fora da cama, e me impede de cozinhar e até memso de ficar no computador. Sono, indisposição, enjôos…
    🙂
    Mas já mandei – antes de vir aqui, ainda bem, para não em sentir mais culpada!
    Quanto ao cardápio da Fer: eu sou fã assumidíssima dela, e sonho uma dia degustar de seus preparos mágicos!!!
    Aliás, que queijo de cabra empanado lindo, hein? Acabei de encomendar um aqui em Recife, quem sabe não tento faezr tb?
    Abraços!

  6. Lindo! Lindo! lindo! Está refeição está duc….

    Esta semana fui ao sex shop e comprei uma geléia de champagne com ouro. Estou em êxtase.

    Abraços

  7. Mais um menu interessante e delicioso. Gostei da dica para desidratar o peixe. Foi bom ficar a saber mais sobre a culinária da Califórnia.

  8. Olá Edu,
    Acompanho seu blog há algum tempo mas nunca havia postado um comentário mas resolvi pedir um help pra vc!! Estou me rendendo a um grande capricho meu e readequando meu negócio, resultado: vou vender vinhos. Poucos, mas gostaria que fossem verdadeiros “achados”. Vc poderia me dar algumas sugestões de rótulos que tenham um bom custo x benefício? Seria uma gentileza enoooorme da sua parte!! Obrigada!!!

  9. Renata, que belo nome!( é o da minha filha também). Grato pela passagem e pelo elogio. E fui ontem ao Gastro Pop com o Edinho (Manacá) como convidado. Foi excelente ( como sempre) e devo postar brevemente.

    Michel, estive com esta geléia na mão ! Parabéns pela compra. Agora me diga uma coisa : você fala pra alguém que comprou uma geléia com ouro e que está extasiado! É ou não é o verdadeiro sex shop !

    Lídia, você (como eu) que gosta de coisas diferntes deveria experimentar este bacalhau. É muito bom !!!

    Andreia. Eu gostaria de ajudar mas o teu pedido é difícil de atender. Primeiro que nem sou tão comprador e muito menos tão expert assim. E “achados” com execlente relação custoxbenefício você só vai achar em importadoras pois quando existe alguma coisa deste tipo em supermercados, normalmente algum problema o vinho está apresentando. Mas de qualquer maneira, aparecendo alguma coisa eu aviso. Só não sei onde e nem que faixa de preço que você quer negociar ?

    Abs a todos.

  10. Fer sempre arrasa… sou fã declara dela!!! amo o chucrute!!!

    Os pratos estão perfeitos. Tão chiques e tão simples ao mesmo tempo. Cosa que só a Fer consegue!!!

    O evento como sempre é um sucesso!!!!

    Bjundas

  11. Edu, ficou tudo tao lindo que estou sem palavras…. Qdo coloquei o menu no papel, nao pensei que pudesse ficar tao delicado. Voce acrescentou um extra, com seu toque de classe. As fotos ficaram otimas, agora sera minha vez de testar esse bacalhau. Abracao para todos da confraria, para Debora e voce. 🙂

    *ah, parabens pelo 25th! aqui ja estamo caminhando para o 27th! dearlord! 🙂

  12. Fer, gratíssimo pela passagem e principalmente pela indicação de tão saboroso e chique menu. E faça o bacalhau mesmo pois ele ficou bastante diferente e saboroso.

    E parabéns pra nós ! Abs.

Dê a sua opinião, please!