atrás daquele morro tem um pé de …
17/01/2010
dcpv – Fim de Semana na Praia – Parte II : Chuva e Manacá.
O fim de semana na praia (a de areia) prometia. Fez sol na sexta e no sábado (apesar da opinião contrária da previsão do tempo. Incrível como esses caras erram, né não?).
Aí, acordamos no domingo, pensando em como faríamos pra fugir um pouco do sol abrasador. Ledo engano: o domingo amanheceu chuvoso! (pra variar, ao contrário da previsão do tempo) e ficamos na cama tramando os planos.
Enquanto o sol surgia timidamente, já estávamos preparados pra voltar ao nosso restaurante preferido em todo o litoral: o Manacá.
Ele fica em Camburizinho e o Edinho Engel (chef/proprietário) capricha na comida e no ambiente pra que você se sinta viajando mesmo (lembra daquela máxima Riqniana que diz que comer num restaurante é o mesmo que fazer uma pequena viagem?).
Só a chegada já vale a pena: jacas te esperam (nos pés, óbvio) no estacionamento.
Que, por sinal, é inusitado: afinal de contas, em qual restaurante você deixa o seu carro estacionado, entra numa van e vai até um ambiente legitimamente asiático-praiano?
Jardins suspensos, palafitas, vegetação exuberante, decoração fantástica. E ainda por cima, a comida é soberba!
Começamos com o couvert que aliado ao clima/ambiente, te faz sonhar.
Abobrinhas à escabeche, ricota com pesto de salsinha, creme de camembert. Tudo isto com pãezinhos frescos e quentinhos.
Duas taças dum vinho branco chileno e estávamos prontos pra fazer os pedidos.
Antes disso, mais uma bela “curtida” no lugar. Aproveitamos pra conversar e ouvir uma trilha sonora ao fundo de muito bom gosto. Dá vontade de ficar um tempão por lá.
O Edinho sempre manda uma saladinha pra você apreciar o verde em todos os sentidos.
Agora,sim, vamos aos pedidos: a Dé foi de Peixe Caiçara, uma garoupa levinha com pirão de pimentão, coentro e banana da terra além do arroz de coco. Fantástico.
Eu, o Mr Camarão (literalmente), abusei do crustáceo mais uma vez. Eles vieram flambados, acompanhados de cuscus marroquino e molho de gengibre. Leves, delicados e saborosos.
Curtimos bastante os sabores e toda vez que vamos lá, fazemos a mesma indagação: como é que foi que o Edinho teve a ideia de fazer um belo restaurante justamente naquele lugar?
Num arroubo gastronômico, ainda pedimos uma sobremesa: a Mousse Cítrica com molho de limão siciliano e renda de amêndoa. Manaquense, ou seja, ótima!
Cafezinho, bolinho e …
… finito! Viagem terminada; passagem de volta pelos jardins suspensos; van até o estacionamento; automóvel e volta pra Juquehy, que por sinal é bem pertinho de lá.
Ah! Ainda deu tempo de comprarmos duas belas cambadas de galinhas-do-mangue pra garantir o jantar de segunda.
Crise? Que crise?
Abs salgados, doces e marinhos!
.
Há 8 comentários
Que beleza luxuriante! E a comida parece ao nível!
Saudações!
Ainda bem que ficou chuvoso, com muito sol eu fico a Miss Camarona, com aquele “bronzeado” queimado que passado uma semana desaparece e fico a fazer propaganda a lixívia outra vez 🙂
Prefiro camarão no prato! Não gostei da foto dos bichinhos… peludos, deu medo he he
Ah… o bom e velho Manacá.. fiquei com vontade de voltar lá! 🙂
Bom saber que o Manacá continua uma delícia! Preciso marcar um final de semana em SS para mostrar esse trecho do nosso litoral ao Arnaldo…e reservar um almoço lá!
Galinha do mangue? Aqui se chama caranguejo.
Liliane
Que lugar mais lindo! É justo o que eu gosto…
Grande Scalabis, é bonito e reconfortante. Ainda mais pra vocês, com o frio que está fazendo por aí.
Ameixa, os bicho são peludos e justamente por isto são deliciosos. Imagine o molho bem feito pela Dé bem no meio dos pelos!! Delícia!!
Luciana, o Manacá é um espetáculo. Faz a praia de areia ficar bem mais divertida!! rsrs
Emília, a proposta continua de pé!! Manacá na veia!!
Liliane, aqui também. Galinha do mangue é só um apelido carinhoso!! rsrs
Carmen, é lindo mesmo. Especialmente o Manacá!!
Abs a todos.