número 178
07/05/08
dcpv – dcpv… estemperados!
Sabe aqueles filmes em que o personagem sai da tela e vem conversar com você? (Vide “Rosa Púrpura do Cairo”).
Pois bem, aconteceu por aqui! Como?
É o seguinte: todo mundo que acompanha o dcpa sabe que o Diogo dos Destemperados é um ativo (nada a ver com o Ronaldinho Dentuço ,rsrsrs) participante com os seus comentários hilários e interessantes. Pois bem, sempre trocamos mensagens com aquelas frases que todo mundo diz: ” qualquer dia, eu passo aí !”; ” é só avisar“; “olha que eu vou mesmo“; “opa, tá tudo acertado !” e assim por diante.
Há duas semanas o Diogo deixou o seguinte comentário: “Eduzão, te prepara que estamos indo pra Sampa …”
Foi isso o que aconteceu: o Destemperado Diogo (o Diego veio a SP, mas tinha um compromisso por lá !) se materializou e chegou aqui em casa pra realizarmos o que eu considero o 1º interblogs ao vivo e em cores (com transmissão digital!).
E com direito a seção de autógrafos dos Guias Destemperados de Punta del’Este e da Serra Gaúcha. Podemos considerar este evento como o lançamento oficial dos Guias Destemperados em SP ou melhor, em Ferraz de Vasconcelos, cidade paradisíaca da Zona Leste paulistana .
O resultado foi o seguinte: muitos guias autografados, muita conversa jogada fora (as famosas abobrinhas agora em versão gaúcha!) e uma noite pra lá de gostosa.
Unindo o útil ao agradável (já que, como nós, ele disse que come tudo também e que repete !) aproveitei que tinha planejado uma noite sobre a comida brasileira da chef Morena Leite do rest Capim Santo (SP e Trancoso-BA), pois tinha acabado de comprar o belíssimo livro dela, o Brasil Ritmos e Receitas que além de ter um projeto gráfico espetacular ainda traz um CD especialmente gravado pela Mariana Aydar.
Ah! Também fizemos ( eu e Dé) um work-shop (chique, não ?) com ela, na Spicy, chamado Sarau Gastronômico onde ela executava um menu ao som de musicas brasileiras que tinham comida como tema. Muito bonito (e gostoso!).
Portanto, receitas na mão + jogo de futebol na TV + conversa rolando + degustação + visita ilustre= Sarau Gastronômico DCPV…estemperados. Vamos lá:
Pro aquecimento ( se bem que parecia que todos já nos conhecíamos há muito tempo, tamanha a descontração), uma boa dose da nossa queridinha Absolut Vanilia com um zest de capim santo. O Diogo disse que era bom mas que “essa vodka é pra mulher“! Perdoai-o , Senhor! Ele não sabe o que fala! (rsrsrs).
Bah ! Entradas
Tortilla desconstruida (Ferran Adriá)
Vatapá de siri com caranguejo embrulhado.
O Diogo me desafiou no post sobre o jantar Atala/Bottura: Qual será o próximo feito? Pois bem, resolvi fazer a minha primeira experiência com cozinha molecular, uma Tortilla que é basicamente echalote frita e deglaçada, um zabaione e uma espuma de purê de batata. Pra montar é só colocar uma colher da echalote, cubrir com o zabaione, terminar com a espuma quente de batata e um fio de azeite. Levíssima, molecularíssima e temperada !
Entrando no tema da noite, fiz um vatapá de siri (não vou explicar a receita porque vai uma montanha de ingredientes) com umas patinhas de caranguejo no cartoccio que é o seguinte: faça um pesto com xerem de castanhas de caju, azeite, suco de limão, folhas de capim santo e pimenta do reino. Deixe as patinhas marinando neste pesto por 30 min. Faça envelopes de papel alumínio e coloque o caranguejo junto com o pesto. Leve ao forno por 10 minutos e …. é só comer! Muito refrescante e saboroso.
Tudo isto acompanhado de duas garrafas (!!) do vinho Branco Torrontes Finca Los Lirios 2007 Mendoza que foi “erva, albino, vestido de noiva, diogosco, tenro” segundo os azeitados, nós e o Destemperado, o Diogo.
Tchê ! Principal
Carre de Cordeiro com Molho de Café e Rosti de Aipim.
Um belo carre temperado com sal, pimenta, alecrim, frito nos dois lados (seriam quatro?) e levado ao forno pra descansar . Acompanhado de um molho de café (caldo de carne, café fraco, mel, sal e pimenta) com alguma personalidade já que o café estava bem fraquinho mesmo!
E um rosti de aipim que se diferenciava por ter queijo meia cura entre os seus ingredientes e por ter sido assado no forno.
O vinho? Um belo tinto Trincadeira Adega dos Pegões 2005 que disse que era “apimentado, jurubeba, sintético, trincou-me, charutesco” segundo os, a esta hora, destemperados, nós e o também a esta hora, temperado Diogo!
Foto tirada pela Dé na quinta, pois esquecemos de fotografá-lo.
Bah! Tchê! Sobremesa
Creme Brulée de Capim Santo
Como o próprio nome do restaurante diz, vamos usar o capim santo! Resumindo: uma sobremesa temperada e que tem um frescor e uma frescura tão grande que fiquei gratificado por sermos todos gaúchos (da gema!) neste momento! (rsrsrs)
Ainda abrimos um Late Harvest Riesling Eiswein 2002 Alemanha que era intensamente colorido e com um sabor de tirar o fôlego. Opinião dos 5 integrantes do DCPV (Diogo incluso, é claro ): demais!!
E vamos aos comentários dos convivas:
Comida, companhia e papo de primeira. Temperada e destemperada! (Edu)
Grande recepção!!! Bah!!! (Mingão)
Bah! Tri-legal! Capaz que não fosse bom! (Deo)
Agora fudeu… quarta que vem eu tô de volta! (Diogo)
Bom só nos resta agradecer a presença do Diogo por aqui já que, pela primeira vez tivemos um interblogs ao vivo e a iniciativa foi espetacular porque a noite foi agradabilíssima além do Diogo ser um “moleque” super simpático, bem humorado, bem educado( até presente ele trouxe) e extremamente divertido .
As portas do dcpv estarão sempre abertas pra ele e cheguei até a pensar em trocar o nome pra ddcpv (rsrsrs).
Pena não ter dado tempo de negociar com a revista Caras a cobertura de tão espetacular encontro se bem que o pessoal do CQC estava aqui na porta de casa mas, proibimos a participação deles por considerar uma invasão da nossa privacidade! Fica pra próxima!
Até !
PS – Imagine o quanto não vão valer estes guias Destemperados autografados quando os meninos alcançarem o estrelato?
.
Há 16 comentários
Nossa! Não acredito que eu perdi essa.
Maldito compromisso que me prendeu em Sampa. Hehehe.
Pela cara de vocês (e pelo que o Diogo me disse) dá pra ver que foi diversão pura mesmo.
Já aproveito para me “escalar” pra próxima. Hehe.
Grande abraço
Oh Eduzão, sem palavras… Cara, demais mesmo esse nosso encontro. Só fiquei meio sentido porque tu filtrou os comentários finais de cada um. Aquela frase que eu criei para o desfecho do encontro foi memorável, pô! Hahahahahahahaha…
Não te contei a última do Carlão: na volta ele me perguntou qto tempo dava de carro POA-SP. Daí eu falei:
– “Ah, umas doze hora”. E ele:
– “Ixi, isso é tempo demais…qtos dias dá isso”? Daí achei que ele tava brincando, e respondi rindo:
– “Ah, Carlão, doze horas dá ums três dias…”. E ele, apavorado:
– “Sério? Ah não, então não dá. É mais longe que ir daqui até o Ibirapuera de bicicleta!”.
Acredite, hahahahahahahahahaha…
Valeu por tudo Edu. Manda um forte abraço pro clã DCPV e até a próxima!
triii-bacana!
adorei a fila pra pegar autografo.
eta gurizada… 😉
abracao,
Já pensou se Diego tivesse vindo também?
Onde é que vcs arranjam tanta comida chique?? As patinhas de carangueijo me deixaram com água na boca, sem falar no resto. “Rosti de aimpim”… Tortilla desconstruida??? Eu estou precisando urgentemente me atualizar… e sofisticar. Amei!!!!
Diegão, você não pode comparecer e o Diogo ficou triste demais ! E considere-se mais do que escalado par próxima. Na verdade, voce será obrigado a vir pra cá e assim faremos um DDCPV completo, geral e irrestrito ! O “motora” Carlão agradece a sua versão “sem palavras ” e ainda bem que não precisa de matemática pra dirigir bem !
Diogão, o insuperável ! Que legal que vocês dois foram aos primeiros a comentar por aqui ! E pode olhar no post que os nossos comentários sobre a noite já estão lá ( com palavrão e tudo !). A censura tinha cortado mas eu dei um “jeitinho!” (U$!). E aguardamos ansiosamente a próxima !
Fer, foi hexa-legal! E nós demos sorte de estar nos 3 primeiros lugares de uma imensa fila !
Agda, se o Diego viesse também, muito provavelmente aconteceria uma coisa inusitada no DCPV : eu teria que ligar prum disque-pizza ! Quanto a comida chique, são vários anos de pesquisa profunda !!! (rsrsrs).
Abs a todos !
Caro Edu, eu como participante da confraria tenho que deixar o meu testemunho. Foi uma das melhores noites nesses quase seis anos, o gaucho é uma figura impar e parecia que nós o conheciamos desde sempre.
Pórem, tenho que frisar a do Carlão foi a melhor da noite (Porto Alegre é mesmo longe pra caramba ), um abraço e até quarta.
Wow! Ah, eu gosto mais desta versão dos encontros inter-blogs!
Como sempre a noite arrasou e adorei ver as fotos dos meninos! E o autografo… Diogo no seu melhor! Lol
Quando for a Sampa, já sei onde vou jantar! ahahah Posso ir ameançando, não? :o)
Abraço a todos!
P.S. Edu, já lhe repondi via e-mail. O meu e-mail pessoal continua o mesmo. Será que era para me convidar para este encontro? Pôxa, falhei! ahahah
Mais um! Tanãnã! Mais um! Tanãnã! Mais um! Tanãnã!
Esse carré de cordeiro está de matar qualquer cidadão…deixa o tunisiano aqui ver essa imagem…vai devorar a tela.
Bah…. supimpa.
Beijos pata todos.
Meu pai… um estoque inesgotável de comidas finas!!!! Um luxo só!!!!
Eu também quero ir!!!!!!! hehehehehehehehe
Já peguei a senha e entrei na fila Eduardo!!!!! kkkkkkk
Fiquei intrigadíssima com o rosti de aipim e a tortila descontituída!!! E morri de ri com a fila para autográfos… hahahahahahaha
Bjundas
Eu acho que o DCPV devia pagar minha passagem amanhã para SP, para participar do jantar desta quarta, já que realmente com participação ao vivo o negócio fica ainda mais divertido!!!
kkkkkkkkkkkk
Abs!
Pro Mingão comentar ( o nosso brucutu tecnológico!), é porque a noite foi boa mesmo !
Migas, era um convite com passagem e tudo. Mas como não deu tempo pra você responder … perdeu a promoção (rsrsrs). Fique mais atenta da próxima vez !! E claro que esta versão do Inter-Blogs é muito mais interessante que a outra mas … O Diogo parecia um daqueles escritores famosos, né ? ( Você reparou como a foto da fila é fake ? Nós estamos todos com o guia na mão e ele está autografando um outro !)
Diogo, mais um, tanãnã, mais um , tanãnã, mais um, tanãnã. E desta vez o Carlão perde 3 dias e te busca lá em POA. rsrs.
Fabrícia, a foto não fez juz ao sabor do cordeiro. Ele estava derretendo na boca, uma verdadeira tortura pra quem não comeu ! (rsrsrs)
Aline, sabe que você deu uma bela idéia com este negócio de fila, senha, etc. Quem sabe não lançamos o pacote “Conheça SP/DCPV” com direito a um jantar aqui com a confraria !!
Márcia, por enquanto a nossa verba de patrocínios ( que é igual a zero! Um dia chegamos aquela quantidade “absurda” de jabás do Fouet, kkkk ) está bem caidinha mas, se você quiser eu mando o Carlão até aí. Com a medida de tempo dele, você vai demorar mais ou menos uma semana pra chegar aqui ! E pelo jeito, você perderia a noite da Márcia do Fuet que será na próxima quarta !
Abs a todos.
Eduardo, vê se você usa a sua influência com os Destemperados pra eles me dizerem como faço pra conseguir aqui no Rio o guia da Serra Gaúcha… Mandei um e-mail pra eles perguntando há umas duas semanas e estou esperando resposta até hoje…
Viu que a Alexandra está de volta no Boa Vida? Tem resenha do Spotted Pig e do Adour…
Abração,
Constance.
Constance, o Diogão Destemperado já entrou em contato com você e te explicou como conseguir o guia da Serra Gaúcha. Infelizmente não poderei te enviar os meus autografados ( e que valerão milhões) pois considero-os um grande investimento !!!
Há coisas que são inexplicáveis, e certamente outras de fácil comprovação. No ineditismo, sempre haverá de existir o receio do insucesso, do nao aprovado, do que poderia ter sido melhor. Mas, em contra-partida, corre-se o risco de se ganhar o superlativo, o deliciosamente agradável, o indelevelmente marcado… Tivemos esse ultimo, nessa 4a especialissima.. O guri deixou marcas boas, uma alegria trocada mano a mano, um vigor repartido entre todos.. A satisfação foi visivel.. um namoro gastro-cibernetico que deu certo…bom demais da conta… Regozijo geral e irrestrito, me parece ser a palavra que cabe… Um prazer a ser guardado na memória… e sonhado em ser repetido , com outros entusiastas…
Pô Deo, cara, me emocionei. Juro.
Valeu pelas palavras e pela sinceridade. Admiro pra caceta isso!
A recíproca é amplamente verdadeira viu?
Diogo