Início » Arquivos » dcpv – da cachaça pro vinho – maratona gastronômica: gastro pop – etapa 3 – thai

dcpv – da cachaça pro vinho – maratona gastronômica: gastro pop – etapa 3 – thai

extra
28/05/08

dcpv – Maratona Gastronômica: Gastro Pop 3 – Comida Thai  

Colorida. Gengibrada. Aromática. Galangalada. Condimentada. Curriada. De apelo visual. Erva aromaticazada. Nam Plazada. Arroz Jasmimeada. Capim Limonada.  Lima Kaffirada. Apimentada. Coentrada. Leite de Coco(epa!), Tamarindada. Pasta de camarão secada (fedidíssima!).
Junte tudo isso (e mais um montão de coisas) e você terá a maravilhosa cozinha Tailandesa.

E foi o que nós (eu e a Dé) tivemos ontem a noite quando fomos a Etapa 3 do Gastro Pop, o projeto da Carla Pernambuco (Carlota) que pretende mostrar descontraidamente as cozinhas de diversos lugares do mundo e das diferentes regiões do Brasil.

Desta vez, o chefe convidado foi o Marcos Sodré do belíssimo restaurante Sawasdee de Búzios (e que agora também tem uma filial no RJ), um ex-engenheiro (corporativismo de novo !) super boa-praça que esteve sempre à disposição pra responder perguntas (e olha que eu as fiz aos montes) e que também nos explicou como chegou a montar o Sawasdee (esta história eu conto depois mas teve a ver com o “finado” Da Nang. Quem se lembra ?).
Ah! Antes que alguém pergunte sobre os mini-tagines azuis, a própria Carla me disse que eles só são usados no Stúdio, pois ela tentou utilizá-los no Carlota, e o pessoal da cozinha quebrava muito quando ia lavá-los (e ela, como todo mundo que elogiou, acha que eles são muito “bonitinhos” pra serem quebrados!)
Mas, vamos aos pratos! Todos muito saborosos,  com odores e texturas estonteantes !

DRINKS

My Thay (belo trocadilho do Marcos Sodré): gengibre, capim limão, folhas de lima kaffir maceradas, Absolut Citron e gelo.
Koh Tao: lichias (em calda), suco de laranja, Absolut e gelo.

dcpv – Refrescantes e deliciosos. Faça!

COQUETEL

Rolinho de papel arroz com camarões, tomate seco e manjericão ao molho de gengibre.

Endívias recheadas com massa harussame e picadinho de porco com cebolas crocantes. E seguradas pela Carolina Brandão, a co-Carlota.

Cestinhas crocantes com tartar de atum e castanhas d’água.

dcpv – Todos excelentes com destaque especial pro contraste da endívia com o picadinho de porco (amargo/doce) . E pra cestinha crocante que parecia ser feita de mandiopã!

ENTRADA

Tom Kha Gai (isto não é um trocadilho!)

Um caldo de galangal com leite de coco, lâminas de frango, cogumelo, mini-milho e folhas de coentro.

dcpv – Muito bom, refrescante e pegando na pimenta (do jeito que nós gostamos!)

PRINCIPAL

Filé de Robalo ao Curry Vermelho com Farofa de Caju.

Magret de Pato ao Tamarindo.

dcpv – Filé de Robalo (o frango dos peixes) bem temperado com destaque pra farofa feita com farelo japonês (panko) e castanhas de caju picadas. Descobri que estou me transformando num farofólogo!

Ah! Ainda serviram vinhos branco (um francês) e tinto (um chileno). Que bela descrição, heim?

SOBREMESA

Panqueca de Coco e Banana com Sorvete de Creme e Calda Quente de Maracujá.
Bastonetes de Frutas com Açúcar de Pimenta e Coco Torrado.

dcpv – Sobremesa thai mesmo! Colorida, aromática, condimentada, de apelo visual ….

Não precisa nem dizer que a Carla acertou novamente pois, pelo que foi mostrado acima, deu pra perceber que o Gastro Pop 3 foi tanto Gastro (e que gastro!) como Pop (pois novamente o ambiente esteve super acolhedor!).

E vamos ao  momento cultural; “Você sabia que”:
– As facas nunca vem à mesa na verdadeira cozinha thai porque as receitas “trabalham” as carnes e os legumes no intuito de facilitar a mastigação?
– A etiqueta thai aconselha que vários bolinhos sejam comidos com as mãos depois de tocarem suavemente os potes dos molhos? (viu, Agdá?)
– E que há jantares cerimoniais que podem oferecer aos convivas até 200 receitas de preparos diferentes?

Bom, agora é contar nos dedos os dias que faltam pro próximo Gastro Pop  que será no dia 27/06 com a comida Caiçara da  Ana Bueno do Banana da Terra lá de Paraty.
Estaremos lá pois pretendemos ganhar o prêmio Carlota (rsrsrs) como os frequentadores mais assíduos de todos os tempos!

Pra terminar, um pouco da filosofia thai do belo texto do Eduardo Logullo :

Embarcar na cultura Thai é render-se ao prazer dos sentidos, ao poder do sensorial. Abra os olhos, agradeça a Buda a fartura da mesa, apure as narinas, prepare a boca para uma orquestração de paladares e esqueça o tempo. Antes, porém, junte as duas mãos na altura do peito e diga: Sawasdee! A Tailândia pode ser aqui.”

Até !

.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Há 12 comentários

  1. Nossa…
    divino…

    vocês são de sampa?

    eu sempre procurei uma receita de um molho com chocolate, geralmente usado em carnes vermelhas, mas ja vi em camarões também… estou louco procurando por este molho… me indica?

    aliás.. o blog ta de parabéns… vai se transformar numa visita diaria minha…

    Abaços

  2. Eduardo diz a esse seu leitor que eu tenho a receita desse molho de chocolate, brevemente farei um post sobre ele.

    Agora em relação à refeição, que show! Imagino a sua alegria, como amante da boa mesa e de receitas thai você deve ter-se sentido como peixe na água.

    Adorei ver e adoraria mais provar na vossa companhia, claro.

    Um beijo

  3. Ainda estou numa iniciação Thai….sem muito conhecimento mas com muito interesse. Os pratos são todos perfeitos….não saberia escolher ou apontar um como o mais bonito, gostoso, delicioso….. Ai….(suspiro)…aqueles mini tajines…..belíssimos. Só no studio….e o que já prepararam neles? Algo em especial ou só tajine mesmo? Eita garota curiosa….
    Grande abraço e o menu à la tunisienne está a todo vapor…..

    “A arte das nossas necessidades é estranha, e faz de coisas vis, preciosidades.” (Luis Fernando Veríssimo)

  4. Saboreei cada palavrinha deste post para ver se arranjo inspiração para as minhas propostas thai! Também estou como a Marizé: adoraria provar todas essas delícias na vossa companhia.

    bjs

  5. “Bota” maratona nisso! A sobremesa está incrivel! Já para não falar nos cestinhos crocantes (my god, e eu que comi uma sandocha ao almoço)!

    E engraçada, essa história do chef ser um ex-engenheiro… Será que com esta falta de tempo que me afecta, eu vou querer virar chefe em pouco tempo? Ahahah Chefe era muita pretensão, claro, mas talvez uma mini “eduarda”. :o)

    Beijos!

  6. Francisco, nós somos da Grande Sampa ( Ferraz de Vasconcelos). E além da Marizé que vai publicar este molho de chocolates lá no Tachos de Ensaio, eu também tenho um livro só sobre receitas com chocolate (o da novela Chocolate com Pimenta), vou dar uma pesquisada e te informo. Sabe que você me due uma boa idéia pra uma noite só comde chocolates !

    Marizé, a legria seria nossa de ter você por aqui. E ainda mais pra comer uma comidinha thay ( sou suspeito pra falar dos sabores dela !). E o Francisco vai esperar a publicação do teu post !

    Fabrícia, cuidado pois comida thai vicia (rsrs) ! Ah! A Carla me respondeu que faz risotinhos, raviolis e comidas quentinhas pra colocar nos mini-tagines. Ou seja, eles sao uns belos pratos mesmo ! E que venha a Tunisia !

    Pipoka, tambem estamos pensando no que vira no teu menu thai. E se quiser vir com a Marize, serao bem vindas.

    Migas, esta maratona e muito boa pois alem de nao precisar correr nadinha ainda comemos somente coisas de primeira ! E nos, os engenheiros ( ou ex) somos pelo menos organizados o suficiente pra tocar o negocio da melhor maneira possivel.Agora, no mini-eduarda, voce exagerou um pouquinho !

    Abs a todos .

  7. Putz Eduzão, de todos os Gastro-pops, acho que foi com esse que eu mais me identifiquei… Demais, me amarro em Thai Food!!!

    E curto tbm esses lances de aprender um pouco da cultura do povo que estamos homenageando, tipo os tailandeses nesse caso. Acho fantástico.

    A Carlota sabe tudo mesmo. Parabéns pra ela, pro chef e pra vocês que desfrutaram de mais uma noite maravilhosa 😎

    Vai dar curintia hoje?

    Abração

  8. Diogaço, este foi bom mas, por incrível que pareça pois sou thaimaníaco, o Persa foi o melhor (até agora).
    Quanto a saber sobre a cultura, também acompanho o relator. Dizem que a cultura sacia a nossa fome ! E acompanhada de comida, mais ainda ! rsrsrs
    Agora, como diria o grande filósofo contemporâneo, Chico Lang : Timão, 6 x 0 !!

    Abs e quando é o Destemperados II, o retorno ?

  9. Edu
    tud bem, cara?
    Olha, to aqui curioso pra saber mais sobre esse projeto pop da carla pernambuco…cmo funciona?
    super abraço
    luciano
    vai tomar um cafezinho comigo lá no “concha”….heheh

Dê a sua opinião, please!